Autores: Fátima F. Reçonha Marques Helena M. F. S. Estima Mário A. C. Marques Maio 2006 Disciplina: Matemática Tema: Equações Ano de Escolaridade: 7º ano.

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Transcrição da apresentação:

Autores: Fátima F. Reçonha Marques Helena M. F. S. Estima Mário A. C. Marques Maio 2006 Disciplina: Matemática Tema: Equações Ano de Escolaridade: 7º ano Objectivos: Aplicar vários conteúdos na resolução de um desafio. Metodologia recomendada: O aluno deverá completar o puzzle a partir da resolução das equações/problemas propostos.

Resolve os problemas e as equações fazendo corresponder a cada solução a respectiva letra. Vai preenchendo o puzzle para descobrires a mensagem.

A soma da idade da Maria com 5 é 23. Que idade tem a Maria? x - 9 = 7 5 x = 20 A Joana pensou num número, multiplicou-o por 4, adicionou-lhe 9 e obteve 37. Qual o número em que a Joana pensou? x = 59

3 x - 11 = 22 Se ao triplo de um número tirarmos 27 obtemos 9. Qual é o número? O Joaquim foi jogar golfe, levou algumas bolas mas não sabe quantas. Sabe que perdeu 6 e trouxe de volta 19. Quantas bolas levou? 3 x + 2 = x - 4

3 x - 15 = 2x + 4 Num quadrado o perímetro é 12 cm. Calcula a medida de cada um dos lados. O Sr. Pedro tem um terreno rectangular que pretende vedar. Para isso precisa de 800 metros de rede. Sabendo que o comprimento do terreno é o triplo da largura, determina o comprimento do terreno.