16/06/2014 3ª Reunião do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
Advertisements

‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Como o Governo formula sua Estratégia
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde
1ª Reunião da COMISSÃO DO PPA
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Orçamento Participativo Osasco
IDÉIAS PARA A DESCENTRALIZAÇÃO PARA AS 10 COORDENAÇÕES DE ÁREAS a)a) iniciar a tramitação e autuação de processos b)diretamente nas Coordenações de Área;
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: DISTRITO FEDERAL RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA.
15/03/2014 Eleição das mulheres para o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.
20/02/2014 Seminário sobre o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP para os Conselheiros Temáticos Municipais.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre de 2013 Poder Executivo do Município de Rebouças - PR Fonte: Banco de dados do Município de Rebouças Data de realização:
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Audiência Pública (Art. 9 Lei Complementar n° 101/2000 CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 2° QUADRIMESTRE NEURILAN FRAGA Prefeito Municipal NORTELÂNDIA.
Audiência Pública – Elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2015
BALNEÁRIO PIÇARRAS / SC - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2007.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Lei Orçamentária Anual - LOA
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
Projeto de Lei Orçamentária Anual LOA 2014 Alterações do Substitutivo Apresentação elaborada pela Consultoria Técnica de Economia e Orçamento da Câmara.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
30/07/2014 Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento 2014 Espaços Públicos e Igualdade para Cidadania.
Audiência Pública – Elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2015 Subprefeitura Freguesia do Ó/ Brasilândia 30 de agosto de 2014.
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Orçamento Público Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação.
1 - A Secretaria Municipal de Educação, como articuladora das políticas educacionais do município, convidará, mediante ofício, dois representantes, titular.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
Proposta de Lei Orçamentária Anual 2016 Audiência Pública Eleição da Comissão Eleitoral Local dos CPMs Plenária 25 de julho de 2015 Subprefeitura de Sapopemba.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do MunicípioControladoria Geral do Município Secretaria.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Audiência Pública – Elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2015 Subprefeitura Penha 30 de agosto de 2014.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
2ª REUNIÃO DA CÂMARA TEMÁTICA MOBILIDADE URBANA – CTMOB 2ª Reunião CÂMARA TEMÁTICA MOBILIDADE URBANA – CTMOB 13/maio/2014 Sala Redonda.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA Exercício – ª AUDIÊNCIA PBLICA 2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ - MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA NO 2º QUADRIMESTRE /08/2013.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
1 PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Audiência Pública PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Santa Carmem, MT, 28 de Setembro de 2010 PREFEITURADESANTACARMEMPREFEITURADESANTACARMEM.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
1 Processo Participativo LOA 2015 Agosto/ Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento – CPPO Garantir a participação popular nos instrumentos.
Transcrição da apresentação:

16/06/2014 3ª Reunião do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP

Pauta  Apresentação sobre o Orçamento e proposta do Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento – 2014  Apresentação sobre a proposta de formação em Parceria com a Escola do Parlamento  Informe sobre oficina do Sistema de Monitoramento do Programa de Metas  Próximas reuniões

Apresentação sobre o Orçamento e proposta do Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento – 2014 Proposta discutida no âmbito da Comissão de Metodologias de Participação no Orçamento

Estimativa da Receita Composição da Despesa (LDO 2015) Pessoal e Encargos 17,636% Juros e Encargos da Dívida 2,86% Amortizações da Dívida 1,73% Outras Despesas Correntes 19,840% Investimentos 7,015% Inversões Financeiras 0,31%

Investimento – estimativa de distribuição Investimentos Fontes municipais Fonte Feder al Outras fontes Total Mananciais PAC + Transf. Estaduais0,00,80,41,1 Drenagem PAC0,60,30,9 Corredores PAC0,41,72,1 Operações Urbanas0,5 Outros investimentos federais1,6 Outros investimentos fontes municipais0,9 TOTAL1,84,60,67,0

Elaboração do orçamento Calendário estimado Até 01 de julhoDe 21/07 até 22/08 Até 30/09 Definição dos parâmetros da receita Inserção dos dados de planejamento das unidades Prazo máximo de entrega

Proposta Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento – 2014 Passo 1 - Definição de Projetos Os Conselhos Participativos Municipais definirão 3 projetos prioritários de cada subprefeitura (prazo: 15 de julho) 1.Os Conselhos Participativos são autônomos para decidir como os projetos serão escolhidos, mas a escolha deve vir referendada por todos os Conselheiros. 2.Os Conselheiros do CPOP devem conduzir esse processo, com apoio de SEMPLA (AGP) informando quais projetos, o método usado para tomada de decisão e o cronograma estabelecido. 3.Os projetos eleitos serão objeto de monitoramento privilegiado, o que significa: –Prazo de divulgação de avanços no site reduzido (bimestral ao invés de quadrimestral); –Reunião quadrimestal de prestação de contas no Conselho Participativo; –Conselheiros atuarão com no monitoramento do andamento dos projetos prioritários;

Passo 2 – Avaliação de viabilidade Reuniões temáticas envolvendo SEMPLA, CPOP e Secretarias Temáticas (até 30 de julho): –Secretaria avaliará o que foi proposto frente à rede de equipamentos e infraestrutura, indicadores, orçamento disponível e dará uma devolutiva falando qual a relação entre a proposta construída pelo CPOP e o planejamento da Secretaria (em que estágio cada projeto está); –As Secretarias temáticas avaliarão a possibilidade de incluir no planejamento deste ano e dos próximos os projetos eleitos. Passo 3 – Apresentação da Proposta Audiências Públicas para apresentação da proposta em todas as regiões. (até 15 de setembro)

Até 01 de julhoDe 21/07 até 22/08 Até 30/09 Definição dos parâmetros da receita Inserção dos dados de planejamento das unidades Prazo máximo de entrega Até 15 de julhoAté 30 de julhoAté 15/09 Definição dos 3 projetos prioritários de cada Subprefeitura Reuniões temáticas / devolutiva das secretarias Audiências Públicas devolutivas da LOA Lei Orçamentária Anual 2015 Calendários CPOP

Apresentação sobre a proposta de formação em Parceria com a Escola do Parlamento Palestras 15 de julho até 12 de agosto 1)Sistema de Monitoramento das Metas 2)Apresentação proposta de orçamento – parâmetros de receita e despesa 3)Processo orçamentário na Câmara

Curso – Proposta inicial Início: a partir do dia 15 de agosto Carga horária: 20 a 25 horas 2 vezes por semana Tema e conteúdo a serem definidos

Informe sobre oficinas do Sistema de Monitoramento do Programa de Metas A primeira oficina será realizada como a Comissão de Monitoramento das Metas Proposta: Realizar oficinas centrais e regionais sobre o monitoramento do programa de metas

Próximas reuniões 25/06, 9h30 - Oficina para os membros da Comissão de Monitoramento e Repactuação das Metas sobre o sistema de monitoramento A partir das 11h30 – discussão da agenda da comissão 19/07, 9h30 (Sábado) – Formação Participativa: papel e perfil dos conselheiros do CPOP O locais ainda serão definidos