Proposta de desenvolvimento da marca Sebrae Data

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.
Advertisements

BENCHMARKING.
EMPRENDER Unir para crecer EL PROGRAMA EMPRENDER Mobilização da base.
Administração Estratégica
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
O Aluno a Distância.
COMO FUNCIONA 1.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Valor Consultoria Empresarial
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Alunos: Artulanez Souza Iony Melo
concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
PLANO DE NEGÓCIO.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Microsoft® Lync™ 2010 Treinamento do Aplicativo de Grupo de Resposta
Formas de Interação.
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Modelo de plano estratégico
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Projeto de implantação de um software
Interface Usuário Máquina
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
PRODUTO: ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Planejamento de estratégias:
Estrutura, recrutamento, seleção, remuneração e avaliação.
ESTRUTURA PARA APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Planear um Website Principais etapas.
Gestão de defeitos.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
C RIAÇÃO DE PÁGINAS W EB Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Processo de Decisão de Tomadas
Seminário Avançado - Eletiva A
Prof. Luciano Pedroza.  Definição: ₁É um conjunto de teorias e técnicas que nos permite ordenar a forma pela qual se faz a comunicação visual. Vem sendo.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
TEMA E PROBLEMA.
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO - SAD
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Gestaltismo ..
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Aplicativos Web – Web Design
Empreendedorismo ________________________________________
BRANDING E GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PRODUTOS
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Composição e apresentação da embalagem
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Sugestão de Vídeo Parte 1
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Ciência, tecnologia e sociedade
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Criação da marca.
Acesso à Plataforma SNELIS Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
O que é PROJETO EXECUTIVO
Cadastro Docente Informações Importantes ›Para iniciar a digitação do Cadastro Docente é necessário que a turma esteja coletada e formada no Sistema.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Proposta de desenvolvimento da marca Sebrae Data Núcleo de Estudos e Pesquisas – UGE/NA 2015

Equipe Gerência da UGE: Pio Cortizo Gerente da UGE - Sebrae NA Elizis Maria Faria Gerente Adjunta da UGE - Sebrae NA Desenvolvimento: Pedro Henrique Souza Analista Técnico da UGE – Sebrae NA

Sumário 1. Definição do Sebrae Data: o que é a plataforma? 2. Público: quem são os usuários finais? 3. Objetivos de Branding: o que se pretende alcançar com a marca? 4. Conceito: qual é a mensagem que a marca deverá expressar? 5. Nome: por que usar o nome Sebrae Data? 6. Benchmark: como são as logomarcas de iniciativas congêneres? 7. Logomarca: como será a logomarca dessa iniciativa? 8. Paleta de cores: quais são as cores mais adequadas à marca? 9. Uso da marca: como usar a marca?

Definição do Sebrae Data O Sebrae Data deve ser entendido como uma plataforma de inteligência de negócios aberta ao público. Ao mesmo tempo, não deverá ignorar as demandas do público interno do Sistema Sebrae. Esse princípio implica as seguintes funções: Apoio ao processo decisório Objetivo central de apoiar o processo decisório do público interessado. Canal de contato Atuar como ponto de contato entre o Sebrae e o público externo; Ajudar no posicionamento e valorização da marca Sebrae. Plataforma de coleta de dados Atuar como plataforma de coleta de dados para adaptação às necessidades do público.

Público Público Interno Público externo Quem são os usuários finais do Sebrae Data? A pergunta é fundamental ao desenvolvimento estratégico da marca e deve partir da análise de dois grupos distintos: o de colaboradores do Sistema Sebrae e o de usuários externos. Orientação a resultados; Escassez de tempo; Excesso de informação; Busca pela aplicação prática do conteúdo; Gestores de projeto e Dirigentes. Orientação a tomada de decisões; Orientação à produção de conteúdo. Excesso de informação; Busca e seleção de informações pelo potencial de resultados; Seleção de informações pelo reconhecimento da credibilidade. Público Interno Público externo

Orientação a resultados Objetivos de Branding Tanto a definição da plataforma quanto a caracterização do público servem de insumo para o estabelecimento dos objetivos de branding. Eles tem a função de estabelecer um ponto de convergência claro ao desenvolvimento da marca, como pode ser visto adiante. A marca Sebrae Data deverá ser desenvolvida no sentido de inspirar os sentimentos de credibilidade, praticidade e orientação a resultados, na percepção do seu público. Em termos mais práticos, significa que esses 3 substantivos devem ser lembrados sempre que a marca for apresentada. Como mencionado, tais elementos surgiram da análise de público e definição da plataforma. Credibilidade Praticidade Orientação a resultados

Sebrae Data: inteligência para o desenvolvimento de pequenos negócios. Conceito Dando sequência à definição dos objetivos de desenvolvimento da marca Sebrae Data, o próximo passo é a definição da mensagem que deverá ser assimilada pelo público. Esse é o chamado conceito. Ele segue apresentado abaixo e também representa uma visão de futuro do projeto. Sebrae Data: inteligência para o desenvolvimento de pequenos negócios.

Nome A plataforma Sebrae Data teve inspiração em projeto anterior, chamado de MPE Data. No entanto, tendo em vista os objetivos estabelecidos, o nome MPE Data pode não ser a melhor opção para intitular o projeto. Eis os motivos: Não identificação da Sigla MPE Apesar de comum aos colaboradores do Sebrae, o público externo não identifica facilmente a sigla MPE. De acordo com dados do Google, o termo é digitado principalmente em duas situações: 1 – Em erro de digitação, na busca por mp3. 2 – Ao procurar informações sobre algum ministério público do estado. Fonte: Google

Nome Dados do Ministério Público? Para o público externo, principalmente a população que está fora do Distrito Federal, a sigla MPE é mais associada a Ministério Público do Estado. O qual, também poderia apresentar suas pesquisas de forma sistematizada. Correlação entre os termos “Sebrae” e “informações” De acordo com dados do Google, as pessoas tendem a digitar o termo “Sebrae” no mesmo período em que procuram pela palavra “informações”. Essa seria a maior correlação com a marca Sebrae, superando vocábulos como treinamento, projetos e comerciais. A conclusão é que a marca Sebrae tende ser percebida como opção à busca de informações. Aproveitar o seu nome seria uma boa forma de melhorar a percepção da marca. O que justifica a adoção do nome Sebrae Data. Fonte: Google

Benchmark Institutos de pesquisa nacionais Alguns aspectos se destacam na análise das marcas apresentadas: Predominância da tipografia em detrimento de símbolos; Preferência por fontes sem serifa; Predominância da cor azul; Em somente um dos casos a fonte está em itálico; Predominância de fontes densas. Em geral, as características apresentadas contribuem com a assimilação de percepções semelhantes àquelas apresentadas nos objetivos deste projeto: credibilidade, praticidade e orientação a resultados.

Benchmark Institutos de pesquisa internacionais Alguns aspectos se destacam na análise das marcas apresentadas: Predominância da tipografia em detrimento de símbolos, assim como nas marcas nacionais; Balanço entre cores neutras e vivas; Predominância de fontes serifadas; Nenhuma das marcas utiliza fonte itálica. Fontes menos densas do que as observadas no conjunto nacional. Ainda que contribuam com a assimilação dos conceitos de credibilidade, praticidade e orientação a resultados, as marcas estrangeiras trazem orientação mais comercial, justificando o aproveitamento maior de cores e símbolos.

Logomarca

Aplicação da logomarca

Paleta de cores

Uso da logomarca Logo original, a ser usada em fundo branco ou claro. Logo para aplicação em fundo colorido ou escuro. Logo em preto e branco para aplicação em documentação.