Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância

Desenvolvimento Cognitivo na Segunda Infância Caracterizado pelo estágio Pré Opertório Função Simbólica - Característica (quero sorvete) Aumento da imitação Transferida (evento observado) Brincadeiras de faz de conta Animismo Causalidade ( Pensamentos causaram doença ou separação)

Aspectos Imaturos Nao conseguem descentrar ( Pensar em diversos aspectos da mesma situação) Egocentrismo Prova das tres montanhas Conservação Duas coisas permanecerem iguais com a mudança da aparencia. Distinguir aparência da realidade teste da vela e do lapis de cor

Distinção entre Fantasia e Realidade As 3 anos elas sabem que o faz de conta é intensional e sabem a diferença entre tentar fazer alguma coisa real e imaginar

Desenvolvimento da memória 3 depósitos Memória Sensorial (rápida e desaparece) Memória Funcional ( Curto prazo) limitada Numeros embaralhados (6 numeros) 4 anos se lembram de 2 12 anos se lembram dos 6 Memória a Longo Prazo a partir dos 12 anos em média

Reconhecimento e Lembrança Tipos de recuperaçao de dados da memória Reconhecimento – capacidade de identificar algo encontrado antes Lembrança – Reproduzir conhecimento contido na memória (relatar um objeto)

Pré escola Crianças que ficam no maternal por um período todo tendem a ter maior “conhecimentos”mas aos tres anos se estabiliza Crianças acostumadas nas escolhinhas tendem a ter maior controle emocional

Desenvolvimento Psicosocial Brincar: Principal atividade da segunda Infância “Brincar é o trabalho da criança e isso contribui para todos os domínios do desenvolvimento. Por meio das brincadeiras , a criança estimula os sentidos, aprende como usar os músculos , coordena a visão com o movimento, obtém domínio sobre o corpo e adquire novas habilidades.”

O Brincar Níveis Cognitivos do Brincar Jogo Funcional (rolar, quicar uma bola) Jogo Construtivo ( utilização de objetos ou materiais para fazer as coisas) Jogos de faz de Conta – baseia-se na função simbólica e numa maior aquisição de linguagem Vai até o término da segunda infância quando a criança já começar a brincar de jogos com regras e se relacionar mais com o mundo real.

Dimensão Social do brincar Com o passar do tempo os jogos e brincadeiras começam a se tornar mais interativos e cooperativos. Começam Brincando sozinha Depois ao lado de outra criança Finalmente juntas

Brincar no faz de conta As crianças nao seguem regras verbalizadas e acabam construindo e desenvolvendo ações de resolução conjunta de problemas (“Eu sou o papai, você é a mamãe”) negociando (“tudo bem, amanhã eu sou o papai e você é a mamãe”) ou criando a cena (“Cuidado, vem vindo o trem”) Crianças que brincam com jogos imaginativos costumam cooperar mais com outras e ser mais populares e alegres do que aquelas que não o fazem (Singer e Singer, 1990)

Companheiros Imaginários Fenômeno comum na Infância principalmente desenvolvimento em primogenitos e filhos únicos. Elas sabem distinguir fantasia da realidade Estão mais propoensas a se envolver em jogos imaginários São mais alegres e imaginativas Também são mais cooperativas com crianças e adultos. Comum dos 3 aos 7 anos.

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