ALOISIO RUSCHEINSKY T E M A G E R A D O R da EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGUA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
65º Fórum Mineiro de EJA A Contribuição da Educação Popular para o Trabalho Social e para a EJA Maria Amélia G. C. Giovanetti Belo Horizonte Abril/2007.
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
O espaço geográfico e as atividades humanas
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
Aquecimento Global.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
FILOSOFIA.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Refletindo a Educação Ambiental através de Expressões Culturais
PMGap Projetos e seus desafios Governo do Estado do RS Gestão Pública
Educação Ambiental.
Dia do Meio-Ambiente Dom Bosco Batel
Educação Ambiental.
Meio ambiente e a problemática ecológica
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
CONCEITO IDÉIAS GERAIS, DESVELADAS PELA OPERAÇÃO INTELECTUAL DE ABSTRAÇÃO, E QUE PERMITE “EXPLICAR” A NATUREZA DO OBJETO EM ESTUDO; É CONSTRUIR TEORIA.
Macapá Conflitos Ambientais Contemporâneos 04/03/2009
Evolução Social do Trabalho
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Autor: Keyla Pollyanna S.O. Silva
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Disciplina: ECOLOGIA URBANA DOCENTE: Francisca Mesquita AULA 2
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Que mundo queremos – e como chegar lá? Repórter Brasil Reflexões adaptadas do livro Educar para um outro mundo possível, de Moacir Gadotti.
Meio Ambiente e Sustentabilidade La Sustentabilidad Ambiental en Iberoamérica: el Rol de las Instituciones Locales.
Seminário do Setor Portuário
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Duas Correntes Teóricas
Responsabilidade Socioambiental
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Carta da Terra e Educação para a sustentabilidade
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fraternidade e a vida no planeta “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Problemas Ambientais Atuais
Atividade complementar 04
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Muito prazer, somos. Campanha “ Nosso tempo está acabando’’
Educação ambiental e sustentabilidade econômica: comércio justo e consumo sustentável CONSUMO, MEIO AMBIENTE E EDUCACIÓN Rosa M. Pujol Vilallonga.
Mágica e dinâmica... CONSUMO EDUCACAO E SUSTENTABILIDADE.
O desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental e o envolvimento da economia, sociedade e Estado na questão socioambiental.
Fraternidade e a vida no Planeta CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
C/T&I para Conhecimento e Uso do Patrimônio Natural da Amazônia Bertha K. Becker.
Transcrição da apresentação:

ALOISIO RUSCHEINSKY T E M A G E R A D O R da EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGUA

AGUA... IRMÃO SOL E IRMÃ LUA IRMÃO AR E IRMÃ TERRA IRMÃO FOGO E IRMÃ ÁGUA ! USOS SIMBÓLICOS DA ÁGUA...

SÃO IDÉIAS FORÇA, INERENTES AO PROCESSO DE MUDANÇA SÃO CATEGORIAS QUE REFLETEM A REALIDADE CONFLITIVA DA VIDA, RETRATAM O PENSAR E O AGIR COMO INTERAÇÃO COM O MUNDO.... T E M A S G E R A D O R E S DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

T E M A S G E R A D O R E S SÃO IDÉIAS FORÇA CAPAZES DE MOBILIZAR AS PESSOAS PARA UM NOVO LUGAR SOCIAL, PARA UMA NOVA COMPREENSÃO DA NATUREZA. SÃO UMA METODOLOGIA DE REFLETIR SOBRE O COTIDIANO E A CONSOLIDAÇÃO DE NEXOS... TUDO ESTÁ RELACIONADO!

QUALQUER QUE SEJA A NATUREZA DA COMPREENSÃO DA ÁGUA COMO AÇÃO PROVOCADORA PARA A MUDANÇA NA PRÁTICA SOCIAL

 CONTÉM EM SI A POSSIBILIDADE DE DESDOBRAR-SE EM OUTRAS TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM DESVENDAR OUTROS NEXOS INUSITADOS. Também PROVOCADORAS DE NOVAS AÇÕES E REFLEXÕES.

COMPREENSÃO DE TEMAS GERADORES

NA MEDIDA EM QUE DESVENDAM A REALIDADE, LEVAM TAMBÉM AO ESTRANHAMENTO DESAFIAM AS SITUAÇÕES LIMITE.

MULTIPLOS USOS MULTIPLOS SIGNIFICADOS

(ÁGUA) AD-MIRARMOS E AO ADENTRAR-NOS NO AD-MIRADO O MIRAMOS DE DENTRO E DESDE OUTRO PONTO DE VISTA, O QUE NOS FAZ VER O ANTES NÃO VÍAMOS. ÁGUA ÁGUA E ALTERIDADE SITUAÇÕES VIVENCIAIS DO GRUPO A OPERAÇÃO DE MIRAR/OLHAR IMPLICA EM OUTRA, A DE AD-MIRAR... MIRAR DESDE DENTRO VOLTAR A MIRAR O TODO AD-MIRADO MOVER-SE AO TODO E VOLTAR-SE PARA AS PARTES.

ÁGUA E SITUAÇÕES EXISTENCIAIS QUANTO MAIS AUMENTA A ESCASSEZ DA ÁGUA OU A DESIGUALDADE SOCIAL MAIS AS PESSOAS SE APEGAM AO TER EM VEZ DE ASPIRAR A SER MAIS. ÁGUA NA CIDADE COMO UM DIREITO E CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO

ÁGUA E SITUAÇÕES EXISTENCIAIS OS SERES HUMANOS INAUGURARAM E PERPETUARAM A VIOLÊNCIA CONTRA A NATUREZA - EXPLORAM, EXAUREM E OPRIMEM – NÃO RECONHECENDO ESTE OUTRO COMO UM SER DE DIREITOS. ÁGUA POTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL DA PESSOA

ÁGUA POTÁVEL E SITUAÇÕES VIVENCIAIS CONFLITOS PELA ÁGUA: INTERESSES IRRECONCILIÁVEIS DESAFIOS DA SOCIEDADE DE CONSUMO CONSUMO MAIS RACIONAL DE ÁGUA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS URBANOS * ÁGUA COMO DIREITO HUMANO * CONFLITOS QUANTO UM AO USO NA ESCASSEZ

AMEAÇAS À ÁGUA POTÁVEL - Crescimento das regiões desérticas - Crescimento da poluição dos mananciais - Densidade e Crescimento populacional Se a voz dos bens naturais fundamentais à vida não for ouvida, se as práticas sociais urbanas e ambientais não forem mudadas, essas vozes poderão desaparecer com maior rapidez do que imaginamos, bem como a história pode dar razão aos pessimistas que anunciam a catástrofe ambiental

PROCESSO EDUCATIVO ENFATIZA A RESISTÊNCIA À ESCASSEZ DA ÁGUA ! É CONTRA O DESPERDÍCIO E A POLUIÇÃO COMO PROBLEMA AMBIENTAL URBANO

PROCESSO EDUCATIVO COMBINADO COM SENSIBILIDADE AMBIENTAL: ÁGUA É VIDA !!!!

?

EDUCACAO AMBIENTAL limites do sistema de consumo e os condicionamentos sociais nojo ante o desperdício, a degradação, a desigualdade, a corrupção fazer emergir o anseio da sociedade na perspectiva da sustentabilidade interpela as lutas sociais que visam à inclusão ao mercado a qualquer preço ?

?

EA arrojada a partir do tema gerador “ AGUA” : semeadora de sonhos de vida e contra toda descrença, lança a esperança!

MUITO OBRIGADO !!!!