SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas I 2009/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
DFD - Diagrama de Fluxo de Dados
Abordagem Entidade Relacionamento
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Engenharia de Software
Diagrama de Fluxo de Dados – DFD
Análise Estruturada Moderna
Engenharia de Software
Projeto de Banco de Dados
EMPREENDEDORISMO Almir Moreira Júnior (043)
Professora: Aline Vasconcelos
Ferramentas CASE ERwin
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Expansão dos Casos de Uso
Análise Estruturada.
FTAD Formação Técnica em Administração
Bancos de Dados Projeto de BD
Ferramentas de modelagem do SI
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
ÁGUIA-MÃE BASEADO NO TEXTO DE DAVID MCNALLY . Ria Slides.
Monografia Formatação Regras para a nota
Thelma Elita Colanzi Lopes
Diagramas de Atividade
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
Curso Técnico em Informática
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
PROJETO INTEGRADOR ADMINISTRAÇÃO – 1.SEM PROFa. ZÉLIA HALICKI
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Laboratório de Programação
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Técnicas e Projeto de Sistemas
Professora Cláudia Abreu Paes
Modelando Sistemas em UML
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Engenharia de Software
PLANO DE ENSINO Engenharia de Software
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
PLANO DE ENSINO Projeto de Sistemas Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Mestrando em Ciências da Computação.
Sistemas de Informação (SI)
Sistemas de Informação
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Modelo Entidade-Relacionamento
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Projeto de Banco de Dados
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Banco de Dados I Aula 3 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
Professora: Kelly de Paula Cunha
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Orientada a Objetos 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
Análise e Projeto de Sistemas
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas Análise Estruturada/Essencial 2011/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas.
BIBLIOGRAFIA - McMENAMIM, Sthephen M., and Palmer, John F., Análise Essencial de Sistemas, McGraw-Hill, SP, YOURDON, Edward,Análise Estruturada.
Análise e Design de Software Site:
Diagrama de Classes Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MODELAGENS DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENT(DER) DIAGRAMA DE TRANSIÇÕES DE ESTADO (DTE) DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS (DFD)
Modelagem de Banco de Dados através do ERwin
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Projeto de Sistemas I 2009/02 UNIPAC – Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas

Projeto de Sistemas I - Objetivos Compreender causas e efeitos na abordagem sistêmica. Questionar/Interpretar problemas cotidianos de uma organização, parametrizando-os para possíveis soluções informatizadas. Desenvolver os conhecimentos e técnicas para efetuar com eficiência, a análise e o projeto de sistemas de computação segundo o paradigma estruturado. Transcrever a solução a ser informatizada, em especificações técnicas, compondo um projeto de sistemas.

Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Projeto de Sistemas I Prof.: Cristiane EMENTA Conceito de Análise de Sistemas. Análise Estruturada de Sistemas. Análise Essencial de Sistemas. Ferramentas de Análise de Sistemas. Critérios em projetos de Sistemas. Estágios e objetivos do Projeto. Técnicas de documentação. Projeto e Implementação de Aplicativo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) Ciclo de Vida Concepção, Projeto Lógico, Projeto Físico, Programação, Implantação, Operação e Manutenção. Atividades da Análise de Sistemas. 2) Modelagem Funcional Diagrama de Fluxo de Dados; Entidades Externas, Processos, Fluxos de Dados e Depósitos. Análise Essencial. 3) Dicionário de Dados e Descrição de Processos. 4) Modelagem de Dados Entidades, Relacionamentos, Atributos. Cardinalidade mínima e máxima. Auto-relacionamento, Particionamento, Entidade Fraca e Agregação. 5) Implementação Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Projeto de Sistemas I Prof.: Cristiane

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1.YOURDON, EDWARD. Análise Estruturada Moderna; Editora Campus; MCMENAMIM, STHEPHEN E PALMER, JOHN. Análise Essencial de Sistemas. McGraw Hill; BUDD, T. An Introduction to Object-Oriented Programming. 2nd Edition, Addison-Wesley, D. BELLIN. Manual de Desenvolvimento de Sistemas Estruturados. Editora Makron Books, Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Projeto de Sistemas I Prof.: Cristiane

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1.MCMENAMIN, STEPHEN M. Análise essencial de sistemas. São Paulo: McGraw-Hill, MINATI, GIANFRANCO & COLLEN. Introdução de Arne a Systemics Eagleye Bks Interno, Creek Da Noz, CA, POMPILHO, S. Análise Essencial: guia prático de análise de sistemas. IBIP Press, De Marco, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas; Editora Campus Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Projeto de Sistemas I Prof.: Cristiane

Projeto - O que é O Projeto tem como objetivo realizar a modelagem conceitual, tanto a Funcional como a de Dados de um caso prático. Um Projeto poderá ser desenvolvido por um único aluno ou por uma dupla; essa decisão será tomada sem a interferência dos professores. O tema de um Projeto é de livre escolha do grupo (1 aluno ou uma dupla) e poderá abordar ou não uma situação real, isto é, ter ou não um “usuário real”.

Projeto - O que é Uma vez escolhido, o tema deverá ser aprovado pelo professor, de forma que um mesmo tema não seja objeto de trabalho de diferentes grupos do mesmo período letivo ou repita um assunto abordado em períodos anteriores. Os temas aprovados serão registrados pelo professor, juntamente com os componentes do grupo. Os trabalhos serão acompanhados pelo professor durante suas aulas e por . A não-apresentação do projeto, influirá negativamente na nota de "participação individual" de todos os componentes do grupo.

Projeto - O que é A ferramenta CASE BPwin/ERwin pode ser usada para a elaboração do modelo conceitual do Projeto e estará disponível nos Laboratórios. Problemas de compatibilidade e atrasos, não serão tolerados. O Projeto está dividido em 03 partes, conforme indicação assinalada no roteiro, e deverá ser entregue impresso em papel comum e em CD, nas datas pré-definidas. A não entrega de uma das partes, acarretará nota zero para a mesma.

Projeto - Roteiro 1) Descrição da empresa: (1a. Parte) Neste item, o aluno deverá descrever resumidamente a empresa/organização escolhida, informando sua missão, seu ramo de negócios, seu porte (quantidade estimada de funcionários e filiais, se houver), localização, histórico (data aproximada do início da atividade, sócios, etc), mercado consumidor ( poder aquisitivo, idade, sexo e escolaridade do público alvo ) e concorrência ( direta e indireta ). Mínimo 02 pgs (A4, arial 12 e espaçamento 1,5) OBS: Capa, Índice e Bibliografia

Projeto - Roteiro 2) Descrição do Sistema: (1a. Parte) Indicar a área do sistema que será modelada, descrevendo o funcionamento atual de cada item a ser considerado na proposta do novo sistema, seu ambiente e a interface com outras áreas da empresa. Caso a funcionalidade seja nova, descreva os procedimentos (informatizados ou manuais) de um concorrente. Resumir os problemas encontrados no sistema atual e a solução proposta para cada um; caso o sistema a ser modelado se refira a uma nova função, descrever a motivação da proposta.

Projeto - Roteiro 3) Descrição do Sistema Proposto: 3.1) Modelo Ambiental: (1a. Parte) Descrever, como o sistema proposto irá funcionar, citando, caso haja, alguma peculiaridade; relacionar os objetivos do sistema. Elaborar a Lista de Eventos numerada, contendo a descrição de cada evento, seu tipo, estímulo gerador e ação ativada; as repostas internas e externas produzidas pela ação. A Lista de Eventos deverá apresentar no mínimo quinze (15) eventos e no máximo vinte (20). (1a. Parte) Elaborar o Diagrama de Contexto. (1a. Parte) Mínimo 03 pgs (A4, arial 12 e espaçamento 1,5)

Projeto - Roteiro 3.2) Modelo Comportamental: Representar graficamente, os DFDs particionados correspondentes aos eventos (ferramenta livre para o desenho ). (1a. Parte) Representar graficamente, o conjunto de DFDs do sistema proposto. Iniciar com o DFD de nível zero e realizar as decomposições dos DFDs. (1a. Parte) Representar graficamente, através do DER, as entidades, atributos e relacionamentos do Modelo de Dados; o modelo gráfico deverá ser apresentado em duas formas: Peter Chen ( ferramenta livre - 2a. Parte) e ERWin. (BD - 2a. Parte)

Projeto - Roteiro 3.3) Dicionário de Dados: (2a. Parte) Descrever as Entidades Externas, os Fluxos de dados, Estruturas, Elementos e Depósitos de dados. Descrever as Entidades, Atributos e Relacionamentos do MER (DER), estabelecendo uma referência cruzada com os depósitos de dados associados. Descrever as Restrições de Integridade encontradas no Modelo de Dados.(2a. Parte)

Projeto - Roteiro 3.4) Descrição dos Processos: (2a. Parte) Descrever os processos primitivos, fornecendo o nome do processo, descrição sucinta e resumo lógico em Português Estruturado. 4) Implementação (3a. Parte - Delphi)

Projeto - Resumo

Projeto - Entrega Datas Importantes Entrega da 1a. parte do Projeto: 31/08/2009 Entrega da 2a. parte do Projeto: 05/10/2009 Entrega da 3a. parte do Projeto: 23 e 30/11/2009 Bom trabalho!

Parábolas... O empurrão A águia empurrou gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. Seu coração se acelerou com emoções conflitantes, ao mesmo tempo em que sentiu a resistência dos filhotes a seus insistentes cutucões. Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair? - Pensou ela. O ninho estava colocado bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes. E se justamente agora isto não funcionar? Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. Sua missão estava prestes a se completar, restava ainda uma tarefa final o empurrão. A águia encheu-se de coragem. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas não haverá propósito para a sua vida. Enquanto eles não aprenderem a voar não compreenderão o privilégio que é nascer águia. O empurrão era o melhor presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram! Às vezes, nas nossas vidas, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o abismo. E quem sabe não são elas, as próprias circunstâncias, que nos fazem descobrir que temos asas para voar.