Hermenêutica Filosófica

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Transcrição da apresentação:

Hermenêutica Filosófica “Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las.” (PAULO FREIRE)

1.0. JUSTIFICATIVA: POR QUÊ ESTUDAR HERMENÊUTICA FILOSÓFICA? As diversas mudanças de paradigmas influenciaram as mais diversas esferas do conhecimento, onde conceitos filosóficos ocupam um espaço essencial para que se efetive a perspectiva progressista das ciências em geral, especialmente o direito.

EXPRESSAR EXPLICAÇÃO TRADUÇÃO 2.0. RAIZ ETIMOLÓGICA E USOS DA HERMENÊUTICA HERMENÊUTICA : o sentido antigo do vocábulo, de modo geral, aponta basicamente, para três significados: EXPRESSAR Herme + Sermo EXPLICAÇÃO Peri Hermeneias TRADUÇÃO ● Remete a função anunciadora de Hermes. ● Operação mental que formula juízos acerca da veracidade. ● Pode ser subentendido no sentido explicação. ● Movimento “de dentro para fora”. ● Pedido e ordem derivam deste juízo, não tende para um caráter utilitário. ● Desvendamento de textos escritos em outros idiomas (uso antigo) ● Tradição teológica. ● Movimento “de fora para dentro”. ● Mundo do texto x Mundo do leitor. ● Interpretação revela palavras que se passa no pensamento. ● Logos expresso em palavras, procedimento intelectual interno. ● Instrumentos exigíveis quando presente um texto lingüístico.

Enfim, da análise da raiz etimológica, bem como do seu uso antigo, pode vislumbrar-se um aspecto que unifica e, a partir do qual, se universaliza o âmbito da hermenêutica: o processo se torna compreensível, que está na essência da linguagem, e que revela, em última análise, a amplitude da relação entre o expresso (hermenêia), e o pensamento, seja no sentido da tradução, ou explicação, seja no sentido da expressão.

A – HERMENÊUTICA ROMÂNTICA – FRIEDRICH DANIEL ERNEST SHLEIERMACHER 3.0. MOMENTOS DA HERMENÊUTICA CONTEMPORÂNEA A – HERMENÊUTICA ROMÂNTICA – FRIEDRICH DANIEL ERNEST SHLEIERMACHER (1768 -1834) B – HERMENÊUTICA HISTÓRICA WILHELM DILTHEY (1833-1911) C – HERMENÊUTICA ONTOLÓGICA– MARTIN HEIDEGGER (1889-1976) D – HERMENÊUTICA FILOSÓFICA (RADICAL) HANS-GEORG GADAMER (1900-2002) PAUL RICOEUR (1913-2005)

4.0.HERMENÊUTICA ROMÂNTICA FRIEDRICH DANIEL ERNEST SHLEIERMACHER (1768 -1834) ● FOI, PORÉM, NO HORIZONTE PROTESTANTE QUE A TEORIA HERMENÊUTICA EXPERIMENTOU UM LOCUS CENTRAL. ● EMBORA LIGADO INTENSAMENTE A TAREFA RELIGIOSA, SCHLEIERMACHER TINHA A PRETENSÃO DE EXPANDIR SEUS MÉTODOS E TÉCNICAS INTERPRETATIVAS A TODA PRETENSÃO HUMANA, AMPLIANDO DO UNIVERSO TEOLÓGICO PARA A HERMENÊUTICA GERAL. ● PARA ELE, JUNTO DO COMPREENDER A IDÉIA COMO UM MOMENTO VITAL, É COLOCADA A TAREFA DE ISOLAR O PROCEDIMENTO DO COMPREENDER, DANDO AUTONOMIA À HERMENÊUTICA COMO UMA METODOLOGIA ESPECIAL, PORQUE SOMENTE DESSA FORMA PODE A HERMENÊUTICA ASPIRAR A SER UMA KUNSTLEHRE, UMA DOUTRINA DA ARTE OU PRECEPTIVA.

4.0.HERMENÊUTICA ROMÂNTICA [continuação] FRIEDRICH DANIEL ERNEST SHLEIERMACHER (1768 -1834) ● SE EM PRINCÍPIO, COMPREENDER SIGNIFICA ENTENDER-SE UNS COM OS OUTROS, A COMPREENSÃO, PROPRIAMENTE, É DE INÍCIO, ACORDO. ● A UNIVERSALIZAÇÃO DA HERMENÊUTICA, POR SCHELEIERMACHER, PORTANTO, É DETERMINADA, EM PRINCÍPIO, PELA IDÉIA DE QUE A EXPERIÊNCIA DO OUTRO E A POSSIBILIDADE DO MAL-ENTENDIDO SÃO UNIVERSAIS. O MAL-ENTENDIDO NÃO REVELA-SE APENAS OCASIONALMENTE, ISTO EVIDENCIA A INESGOTABILIDADE DA TAREFA HERMENÊUTICA. ● A UNIVERSALIZAÇÃO DA HERMENÊUTICA, POR SCHELEIERMACHER, PORTANTO, É DETERMINADA, EM PRINCÍPIO, PELA IDÉIA DE QUE A EXPERIÊNCIA DO OUTRO E A POSSIBILIDADE DO MAL-ENTENDIDO SÃO UNIVERSAIS. O MAL-ENTENDIDO PASSA A SER REGRA E NÃO MAIS EXCEÇÃO.

4.0.HERMENÊUTICA ROMÂNTICA [continuação] FRIEDRICH DANIEL ERNEST SHLEIERMACHER (1768 -1834) ● A SUA SISTEMÁTICA É COMPOSTA POR DUAS FORMAS DE INTERPRETAÇÃO: A GRAMATICAL E A PSICOLÓGICA. ● PRECISAMENTE PELA INTERPRETAÇÃO PSICOLÓGICA QUE É ESTABELECIDO UM ATO DIVINATÓRIO DA CONGENIALIDADE, NO QUAL SE ENCONTRA A POSSIBILIDADE DE UMA VINCULAÇÃO PRÉVIA DE TODAS AS INDIVIDUALIDADES, UMA RECRIAÇÃO DO ATO CRIADOR. ● A SISTEMATIZAÇÃO DE SCHELEIERMACHER LEVA A DUPLA MARCA ROMÂNTICA E CRÍTICA. ROMÂNTICA QUANDO VÊ NA COMPREENSÃO UMA REPETIÇÃO DA PRODUÇÃO MENTAL ORIGINÁRIA EM VIRTUDE DA CONGENIALIDADE DOS ESPÍRITOS, PRINCÍPIO SUPREMO DE TODA FILOSOFIA, CARACTERIZANDO-SE COMO UMA CAPACIDADE PARA A AMIZADE, PARA O DIÁLOGO E PARA UMA COMUNICAÇÃO EM GERAL. E CRÍTICA POIS BUSCA ELABORAR REGRAS DE COMPREEENSÃO VÁLIDAS UNIVERSALMENTE.

5.O. HERMENÊUTICA HISTÓRICA WILHELM DILTHEY (1833-1911) ● FEZ REVIVER O MOVIMENTO INICIADO POR SCHLEIERMACHER DIRECIONANDO-O COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO NECESSÁRIA ÀS CIÊNCIAS HUMANAS. ● TOMOU CONSCIENTEMENTE A HERMENÊUTICA ROMÂNTICA AMPLIANDO E TRANSFORMANDO-A NUMA HISTORIOGRAFIA, O TEXTO A SER INTERPRETADO É A PRÓPRIA REALIDADE HUMANA NO SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO, UM “CONCEBER A PARTE DA VIDA”. ● A COMPREENSÃO EXIGE UMA MISTERIOSA PARTICIPAÇÃO DO INTERPRETANTE À VIDA PSÍQUICA DO OUTRO (INTERPRETADO). ● SUAS PESQUISA MAIS AVANÇADAS PROCURAM SEPARAR AS CIÊNCIAS HUMANAS DESSA SUBMISSÃO À PSICOLOGIA E DAR AO MOVIMENTO INTERPRETATIVO UMA COMPREENSÃO MAIS OBJETIVA.

5.O. HERMENÊUTICA HISTÓRICA WILHELM DILTHEY (1833-1911) [continuação] HISTÓRIA, E PARA DILTHEY É NECESSÁRIA UMA APLICAÇÃO AO ESTUDO DA AÇÃO HISTÓRICA, DA INTENÇÃO DO AGENTE, SOBRETUDO EM CONEXÃO COM A COMPREENSÃO DA REALIDADE HUMANA EM SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO. ● O EIXO CENTRAL DA FILOSOFIA DILTHEYANA É A QUESTÃO DA HISTÓRIA, DA CAPACIDADE COGNITIVA DA ●PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS:UNICIDADE DA HISTÓRIA E DA SUA CONTINUIDADE. ● SUBSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO AUTOR PELO CONDICIONAMENTO HISTÓRICO. ● PREOCUPAÇÃO BÁSICA: DELIMITAÇÃO EPISTEMOLÓGICA ENTRE: A) AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E AS CIÊNCIAS DO ESPIRÍTO; B) EXPLICAÇÃO E COOMPREENSÃO;

WILHELM DILTHEY (1833-1911) [continuação] 5.O. HERMENÊUTICA HISTÓRICA WILHELM DILTHEY (1833-1911) [continuação] A VIVÊNCIA ANUNCIA O NOVO PONTO DE PARTIDA, APONTANDO PARA A TOTALIDADE DA VIDA PSIQUICA, EXIGINDO UM APORTE EM OUTRA ESPÉCIE DE CIÊNCIA, DIVERSA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. OS FATOS DA CONSCIÊNCIA, CONTUDO, NÃO SE REDUZEM A IMAGEM. ELES TAMBÉM ENVOLVEM SENSAÇÕES, SEJA DE ORDEM EMOTIVA OU VOLUNTARISTA.SÃO UM COMPLEXO AO QUAL SE DEU O NOME DE ESTRUTURA. ASSIM, JUSTIFICA-SE O ESTUDO DE UMA ESTRUTURA DA ALMA, DE UMA REFLEXÃO PSICOLÓGICA BÁSICA, PARA ENTENDER, OBJETIVAMENTE, COMO SE CRIAM OS NEXOS HISTÓRICOS E COMO OS INDIVIDUOS OS APREENDEM E NELES SE ENCAIXAM.

6.0. HERMENÊUTICA ONTOLÓGICA MARTIN HEIDEGGER (1889-1976) “O hermenêutico é, justamente, o elemento ontológico da compreensão, enquanto ela radica na própria existencialidade da existência” ● EXISTEM TRÊS CONCEPÇÕES DA HERMENÊTICA EM HEIDEGGER, QUE SE ENTRELAÇAM : - A PRIMEIRA, DENOMINADA HERMENÊUTICA DA FACTICIDADE, QUE ANTECEDE A OBRA SER E TEMPO; - A SEGUNDA, A HERMENÊUTICA DO DASEIN PROPOSTA EM SER E TEMPO; - TERCEIRA, MAS TARDIA, A HERMENÊTICA DA HISTÓRIA DA METAFÍSICA. ● A FATICIDADE PARA HEIDEGGER DESIGNA O CARÁTER PRÓPRIO A NOSSO DASEIN, QUE NÃO PODE SER APREENDIDO COMO OBJETO, COMO “ALGO POSTO DIANTE DE MIM”, POIS ISTO SERIA COMO VER MEU OLHO SEM UM ESPELHO.

6.0. HERMENÊUTICA ONTOLÓGICA MARTIN HEIDEGGER (1889-1976) [Continuação] ● A HERMENÊUTICA INDICA A ABORDAGEM NECESSÁRIA DA FATICIDADE, PORÉM SEGUNDO UM CAMINHO NOVO, ONDE AS CONDIÇÕES DE INTERPRETAÇÃO TRATA-SE DE UM EXPLICITAÇÃO(AUSLEGUNG) DO QUE DE FATO SOMOS, E DESTE MODO ASSENTIR QUE A PRESENÇA É CAPAZ É CAPAZ DE INTEPRETAÇÃO, REQUER INTEPRETAÇÃO E VIVE NUMA INTERPRETAÇÃO DE SI-MESMA. ● “A HERMENÊUTICA TEM POR TAREFA TORNAR CADA ‘DASEIN’ ATENTO A SEU SER, EM SEU CARÁTER DE SER, A LHE COMUNICAR, A ATORMENTAR A ALIENAÇÃO DE SI QUE ATINGE O ‘DASEIN’ ”. (Hermenêutica Emancipadora) ● POR OUTRO LADO “DASEIN” É CARACTERIZADO POR SUA COMPREENSÃO DO SER, OU SEJA O SENTIDO DO SER NESTE CASO SÓ PODE SER INTERPRETADO A PARTIR DE UMA PRÉ-COMPREENSÃO.

6.0. HERMENÊUTICA ONTOLÓGICA MARTIN HEIDEGGER (1889-1976) [Continuação] ●“A INTERPRETAÇÃO SE FUNDA EXISTENCIALMENTE NA COMPREENSÃO E NÃO VICE-VERSA. INTERPRETAR NÃO É TOMAR CONHECIMENTO DE QUE SE COMPREENDEU, MAS ELABORAR AS POSSIBILIDADES PROJETADAS NA COMPREENSÃO” ● NÃO SE TRATA TANTO DE OBTER NOVOS CONHECIMENTOS A PARTIR DE UMA INTERPRETAÇÃO, MAS DE QUE A COMPREENSÃO COMO EXISTENCIAL QUE CONSTITUI A ABERTURA DO SER-NO-MUNDO, CONTEM EM SI MESMO A POSSIBILIDADE DE QUALQUER INTERPRETAÇÃO, ISTO É, A APROPRIAÇÃO DO QUE JÁ É COMPREENDIDO. ● ISTO SIGNIFICA QUE O QUE QUER QUE SE COMPREENDA É INTERPRETADO A PARTIR DE UMA POSIÇÃO PRÉVIA (VOR HABE), UMA VISÃO PRÉVIA (VORSICHT) E UMA CONCEPÇÃO PRÉVIA (VORGRIFF), RESULTANDO UMA APARÊNCIA DE CIRCULARIDADE, DE UM MOVIMENTO QUE PARTINDO DA COMPREENSÃO TORNA EXPLICITO O QUE JÁ SE COMPREENDE. (CÍRCULO HERMENÊUTICO)