CULTURA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa e Produção do Conhecimento
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
O QUE SABER.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Provocação e reflexão Crítica ao mito da Ciência e Tecnologia:
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Filosofia
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Professora Suraia Rahmé
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
AULA 3 O Conceito de Ciência.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Pesquisa: Conceitos e Definições
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Raízes do Brasil: Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Antropologia Conceitos básicos
CULTURA JURIDICA.
ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
O homem, ser sociocultural
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Metodologia Científica
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
INTRODUÇÃO ..
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
OFICINAS CULTURAIS (Aula 2)
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Avanços da psicologia social na América Latina
Somos todos seres sociais
1 evolução sociocultural/ Senai-SP Olhares sobre o Brasil O Brasil mestiço de Darcy Ribeiro como uma inspiração para se pensar o design.
Projeto Integrador PASSO A PASSO Roberto Akitoshi Komatsu.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

  CULTURA

CULTURA Existem inúmeras definições de cultura. No livro   Existem inúmeras definições de cultura. No livro “Cultura: uma Revisão Crítica de Conceitos e Definições”, Kroeber e C. Kluckhohn apresentam trezentas definições de cultura.

Destacamos aqui algumas definições de Cultura

CULTURA É O DINAMISMO SOCIAL PECULIAR PELO QUAL UM GRUPO HUMANO VIVE, SENTE, SE RELACIONA, ORGANIZA-SE, CELEBRA E COMUNICA A VIDA. Marcello de Carvalho Azevedo

CULTURA SÃO OS SISTEMAS DE SIGNIFICADOS PELOS QUAIS SE ORDENA E SE DÁ SENTIDO À VIDA EM UMA DETERMINADA SOCIEDADE. P. Pascual Chávez – Atual Reitor-mor dos Salesianos –

Fernando Azevedo[1] amplia o leque da discussão sobre cultura fundamentando a análise no conjunto de suas características na sua formação, sendo [...] necessário proceder à análise das grandes influências que puderam agir sobre a produção dos fatos de cultura, como sejam o meio físico e étnico (o país e a raça), o meio econômico, social e político, o meio urbano (tipos e vida das/nas cidades) e a mentalidade particular do povo, determinada esta, por sua vez, por todos esses elementos que condicionam a sua formação[2]. [1] Em Fernando de Azevedo a cultura foi tratada com ampla investigação como parte nuclear da sua obra, o clássico A Cultura Brasileira: ²Introdução ao estudo da cultura no Brasil 1964. A cultura foi estudada nos seus determinantes de origem no Brasil, sua presença na formação cultural do povo brasileiro e sua passagem em contextos educacionais. Este estudo possibilita à presente pesquisa analisar e verificar com clareza teórica as marcas identitárias na formação étnica da sociedade brasileira do ponto de vista cultural. AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1964, volume: XIII, p. 39. [2] Idem, p. 39.

Nesse encontro étnico, Fernando Azevedo estabelece que cultura, em seu clássico A Cultura Brasileira, é à produção, a conservação e progresso de valores intelectuais, das idéias, da ciência e das artes, de tudo enfim que constitui um esforço para o domínio da vida material e para a libertação do espírito. Estes valores materiais e espirituais, criados pela sociedade brasileira em seu processo da práxis social e histórica, caracterizam uma etapa de avanço da presença das manifestações e acervos culturais para formação da identidade cultural no País. (AZEVEDO, op. cit., p. 38). Na cultura tem-se sempre algo a descobrir, e Fernando Azevedo esboça particularidades no equilíbrio entre o pensamento sobre as características dos traços culturais e o seu aprimoramento, entrelaçados de certo equilíbrio no desenvolvimento da formação intelectual e moral da sociedade brasileira.

TODO SER HUMANO ESTÁ LIGADO, DE ALGUM MODO, A PELO MENOS UMA CULTURA. Nela encontra o ar que respira, as matrizes fundantes de seus gostos e preferências, os parâmetros e critérios inspiradores de sua ação e comunicação, de suas relações e organizações de seu comportamento e desempenho social.

É UMA EXPERIÊNCIA MULTICULTURAL Nas diversas culturas a dimensão HISTÓRICA é fundamental É UMA EXPERIÊNCIA MULTICULTURAL

A proposta fundamental do saber cultural é: VIVER NA FORMA MÚTUA AS DIFERENTES CULTURAS

CULTURA: Qual o seu conceito? ATIVIDADE:   CULTURA: Qual o seu conceito?