P ROGRAMA 250 PONTOS Andréia Oliveira Almeida Carvalho RA: A0443F-0 Erica de Lima PortelaRA: A Louise Tavares Matrícula RA: A Raquel Picorone Matrícula RA: A33BCE-5 Priscila Ribeiro Matrícula RA: T838FJ-0 Thaís Morais Araújo Matrícula RA: A200CA-8
PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTINUA Este processo de avaliação geralmente é mais aplicado nas organizações públicas. Entretanto, podemos trazer essa busca da excelência para as empresas privadas. Ao aderir ao processo de avaliação contínua, a empresa, sendo ela privada ou pública, deverá necessariamente cumpri as etapas de auto avaliação, elaboração do plano de melhoria da gestão, validação externa da auto avaliação e do planejamento das melhorias da gestão e implementação e monitoramento das melhorias.
ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Auto Avaliação Elaboração do Planejamento de Melhorias da Gestão (PMG) Validação Externa Implementação das Melhorias e Monitoramento
AVALIAÇÃO DE 250 PONTOS O instrumento de avaliação de 250 pontos, é utilizado por empresas que estão iniciando a implementação da auto avaliação continuada. Esse instrumento utiliza-se de uma escala de pontos de 0 a 250 pontos, o intuito desse instrumento é facilitar a avaliação da gestão das empresas. A avaliação de 250 pontos está estruturada de 08 (oito) critérios e 44 (quarenta e quatro) alíneas, sendo que os critérios ainda são subdivididos em duas categorias de avaliação, processos gerencias e resultados.
Dentro da categoria de avaliação de processos gerencias, existem fatores de avaliação, os avaliadores internos deveram analisa-los sob a ótica de quatro fatores de avaliação, são eles: Enfoque, Aplicação, Aprendizado e Integração. Enfoque refere-se ao nível em que as práticas de gestão da organização se apresentam adequadas e proativas. Aplicação refere-se ao graus em que as práticas da organização de apresentam, disseminadas tanto na horizontal como vertical para as áreas de interesse, e continuidade. Aprendizado faz referencia ao nível em que as práticas da empresa se mostram refinadas, decorrentes das melhorias implementadas, incluindo eventuais inovações.
Integração faz referencia ao grau em que as práticas exercidas pela organização mostram-se coerentes, harmônicas, inter-relacionadas e cooperativas.
Os critérios relacionados a categoria de avaliação dos processos gerencias são apenas 07, liderança, estratégias e planos, Cidadãos, sociedade, informações e conhecimento, pessoas e processos. A liderança diz respeito a modo como está sendo exercida a liderança, se estão sendo seguidos os valores e as diretrizes pregadas pela organização. Dentro desse critério o total de pontuação recebida atinge o teto máximo de 22 (vinte e dois) pontos. As estratégias e planos tem por finalidade a avaliação da visão de futuro da gestão se há uma estratégia a ser seguida para o alcance de determinadas metas pré-estabelecidas pela diretoria, se há ações de curto e longo prazo. Esse critério tem com teto de pontuação também 22 (vinte e dois) pontos.
Cidadãos, e nesse caso ao falar de uma clínica particular pode-se substituir tal critério por clientes, que possui a finalidade de avaliação e o levantamento de como estão sendo realizada a pesquisa de satisfação do cliente, como estão sendo tratados, divulgados os produtos. Dentro desse critério a pontuação máxima está nos 22 pontos. Sociedade, este critério examina como a organização aborda suas responsabilidades perante a sociedade e as comunidades diretamente afetadas pelos seus processos, serviços e produtos e como estimula a cidadania. Nesse critério a pontuação máxima atinge um teto de 22 (vinte e dois) pontos
Informações e conhecimentos tal critério observa a gestão das informações, incluindo a aquisição de informações comparativas relacionadas. Também analisa como a organização identifica, desenvolve, mantém e protege os seus conhecimentos. Dentro desse critério o nível máximo é de 22 pontos. No critério de pessoas visa analisar os sistemas de trabalho da instituição, incluindo a organização e dinâmica do trabalho, a estrutura de cargos, os processos relativos à seleção e contratação de pessoas, assim como a gestão do desempenho de pessoas e equipes. Também examina os processos relativos à capacitação e desenvolvimento das pessoas e como a organização promove a qualidade de vida das pessoas interna e externamente ao ambiente de trabalho. Tendo também um pontuação máxima de 22 pontos.
Critério processos visa observar como a organização gerencia, analisa e melhora os processos de finalização e os processos de suporte. Também examina como a organização gerencia o processo de suprimento, destacando o desenvolvimento da sua cadeia de suprimento. O critério aborda a organização gerencia os seus processos orçamentários e financeiros, visando ao seu suporte. Nesse critério o teto máximo de pontuação obtida é de 22 pontos. OBRIGADA, E UM BOM DIA!!!