Importância de Ferenczi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
PSICOTERAPIA BREVE 2009 PROFA MICHELE M. BONON
A clínica kleiniana: estilo, técnica e ética
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
ACOLHIMENTO. ACOLHIMENTO O que é acolhimento?
TAP lll Professora: Camila
TRAUMA IN EVERYDAY LIFE
Concepções Teóricas em Psicologia II
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Aprendizagem Significativa
Habilidades em Comunicação V
Transferência e Contratransferência em Winnicott
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Psicanálise.
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Psicologia Clínica.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
PSICOTERAPIA BREVE DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
CARGA PSÍQUICA NO TRABALHO
PSICOMOTRICIDADE.
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
CONCEPÇÃO PSICANALÍTICA DE TEMAS PSIQUIÁTRICOS PSICOSE Julho/2007
Fundamentos da Técnica Psicanalítica
AS EMOÇÕES.
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
INTRODUÇÃO À PSICANALISE FREUD E MELANIE KLEIN e REVIÈRE
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
História da Terapia Cognitiva
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Psicoterapia Breve Psicodrama.
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Gestão Estratégica de Pessoas
Profª Ms Sandra Diamante Dezembro
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO Profª Dra. GILCINÉIA SANTOS
Aplicação da Psicanálise
Evolução das psicoterapias breves psicodinâmicas
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Psicoterapia e Psicanálise
O processo de INTROJEÇÃO
Intervenções em Atendimentos Breves
PSICOPATOLOGIA BÁSICA
Prof. Esp. Felipe Mio de Carvalho CRP 06/109385
Rodrigo Luís Bispo Souza
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Histórico Alguns Autores:
O Início de uma Grupoterapia Analítica: Uma Primeira Sessão
Prof. Esp. Felipe Mio de Carvalho CRP
Conceitualização Cognitiva
Novembro 2010 Sara Ferro A SUPERVISÃO EM GRUPANÁLISE “Suas potencialidades” XI Congresso da SPG HORIZONTES E ODISSEIAS EM GRUPANÁLISE.
Psicologia e Comunidade
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
A SUPERVISÃO ANALÍTICA em GRUPANÁLISE MÁRIO DAVID 17 de NOVEMBRO de 2006.
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA PSICOTERAPIA BREVE 2009 MICHELE MAZZOCATO BONON DINAMISMOS E NÍVEIS DE MUDANÇA.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Matriz de avaliação processual
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

Importância de Ferenczi Para a clínica psicanalítica Para a psicoterapia breve

clínica psicanalítica Considerações sobre um modelo de integração entre o conhecimento teórico e a sensibilidade clínica: sua obra reúne, ao mesmo tempo, clareza de raciocínio, liberdade de pensamento, criatividade, ousadia e bom humor.

clínica psicanalítica Considerações sobre a pessoa do analista no campo das investigações psicanalíticas: a contratransferência ganhou importância como recurso terapêutico.

clínica psicanalítica (...)diferente de Freud, ele considerava os fenômenos contratransferênciais não apenas os pontos cegos ou aspectos não trabalhados na análise do analista, mas, absolutamente, tudo o que se passasse do lado do analista; devendo ser examinado e compreendido analiticamente. (Sanches, 1994:43)

clínica psicanalítica Considerações sobre a postura do analista para a efetiva realização de um processo de mudança psíquica: sustentava a necessidade de uma outra postura do analista; a necessidade de contato emocional entre analista e analisando; um terapeuta mais receptivo, mais acolhedor; preocupação com o que o analista fala e como fala...

clínica psicanalítica Considerações sobre a possibilidade de recursos da psicanálise na clínica de paciente não psiconeuróticos: preocupação em superar as limitações do enquadre psicanalítico clássico para responder às necessidades clínicas de pacientes psicóticos, bordelines, somatizantes; ou seja, de “pacientes difíceis”.

clínica psicanalítica Ampliou o campo dos fenômenos que o analista deve incluir em suas observações A observação além dos conteúdos verbais - a entrada do elemento formal (inclusão da observação do corpo; a importância das parapraxias) O acolhimento dos movimentos corporais do paciente como “uma pré-fala”.

clínica psicanalítica Considerações sobre a dimensão ética e estética da clínica psicanalítica: Mudança de atitude do terapeuta – a importância da delicadeza na relação com o outro; o tato; a empatia. A importância da comunicação estética no encontro terapêutico; ou seja, da intervenção adequada. Importância da afetividade circulante!!!

psicoterapia breve Modificações no enquadre, Modificações na técnica, Importância do analista no contexto do processo (pessoa do analista), Relação entre paciente e terapeuta (par), Importância da contratransferência, (reação emocional do terapêuta)

contribuições teóricas Conceito de Introjeção Primeiro processo fundante do aparelho psíquico É a inclusão na esfera psíquica de representações, valores e sentidos emanados dos investimentos de objeto. Determina a imersão do sujeito no universo simbólico

contribuições teóricas Conceito de trauma Trauma patológico ou desestruturantes Quando o acontecimento não pode ser metabolizado pelo aparelho psíquico; ultrapassa limites; gera marcas no psiquismo; mutila o ego. Acontecimento que não pode ser integrado; supostamente fora do aparelho psíquico e, portanto, fora da dinâmica do recalcamento. Acontecimentos em que à violência, soma-se o efeito surpresa.

contribuições teóricas Agentes do trauma (o desmentido como desencadeante da desestruturação psíquica). Conseqüências do trauma (identificação com o agressor; clivagem do ego /autotomia/ perda de parte de si mesmo; progressão traumática / maturidade precoce; alucinação negativa/ inversão e negação do evento).

(...) O que se passa no trauma é que o adulto interdita a criança não apenas com as palavras, como também a possibilidade de ambigüidade, de múltiplos sentidos. São palavras destinadas a ficarem enclausuradas, desprovidas de polissemia, tornando-se representações proibidas de fantasmatização e, para retomar a expressão escolhida por N. Abraham e M. Torok, são de alguma forma, “palavras enterradas vivas.” (Pinheiro, 1995; pags.76-77).

Silêncio, o corpo fala... “Nos momentos em que o sistema psíquico falha, o organismo começa a pensar” (Ferenczi, 1932; p.37). (...) o corpo guardou a lembrança do trauma e é ele que se expressa nos silêncios do paciente durante a sessão analítica (...) e são as palavras deste corpo que o analista deverá escutar (Pinheiro, 1995; p.97).

contribuições técnicas Técnica ativa (nível de tensão na sessão; retomada do fluxo associativo) Elasticidade de técnica (tolerância e indulgência do analista; ceder às necessidades do paciente). Princípio de relaxamento e neocatarse (valorização do transe como meio de expressão de comportamentos e atitudes do trauma vivido, mas não articulado com a linguagem).

contribuições técnicas A importância do resgate da dimensão afetiva Empatia Tato “apreendemos com empatia e interpretamos com tato”. Humor Conceitos que relacionam-se com as técnicas, pois visam um acolhimento afetivo.

Seminários... Balint e Malan Terapia focal “Triângulo do insight” (a ligação entre a relação de transferência e as atuais relações interpessoais e relações passadas). Avaliação inicial Plano terapêutico Limite de tempo estabelecido no início

seminários... Fiorini Base teórica psicanalítica Inclusão de outras disciplinas Inclusão de diferentes modalidades terapêuticas. Realça a condição de vida atual do paciente Dirigi-se à experiência da realidade do paciente

seminários... Não desconsidera a história dinâmica do paciente, mas privilegia um conjunto de outros fatores que vão além do nível de fenômenos ligados à situação edípica. Processo terapêutico = fortalecer as áreas do ego livres de conflito (psicoterapia do ego). Objetivo = favorecer a capacidade de adaptação do S às condições da realidade externa; organização mais favorável da vida cotidiana do paciente.

seminários... PB – trabalho voltado para o futuro Terapeuta = papel docente Ênfase na “Experiência Emocional Corretiva” de Alexander (visão reparadora – terapeuta é visto como objeto bom, permissivo, que ajuda). Foco (associações “guiadas” para que o paciente não se afaste do foco). Transferência = para diluir obstáculos. Limite do tempo = em geral, fixado desde o ínicio (3 a 6 meses).

avaliação egóica... Um dos critérios para indicação de PB. Corresponde à avaliação da “força” do ego. Avalia-se como o S lida com a vida. Alguns indícios compõe a avaliação.