Um Ambiente para Transmissão de Vídeos Instrucionais sob Demanda André Raabe Rafael Canan Ciência da Computação Centro de Ciências.

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Transcrição da apresentação:

Um Ambiente para Transmissão de Vídeos Instrucionais sob Demanda André Raabe Rafael Canan Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar - CTTMar Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Introdução Importância do audiovisual na educação; –Problema de Infra-estrutura –Despreparo dos Docentes Internet viabiliza VoD com menor custo; Poucas ferramentas ao alcance dos docentes; Imagus (Raabe & Giraffa, 2000); Sapens (kokubo e Vavassori, 2003).

Objetivos Especificar e implementar um servidor que permita recuperar vídeos em um acervo e transmití-los aos clientes sob demanda. Aprimorar a arquitetura do ambiente IMAGUS e promover a integração com a ferramenta SAPENS.

Vídeo como Material Instrucional Educar Para a Imagem –desenvolvimento de postura crítica; Educar com a Imagem –sensibilização, simulação, conteúdo, dinâmicas.

Transmissão de Vídeo Volume da Informação audiovisual; Streaming –Sob Demanda (VoD); – Ao vivo; Real Time Protocol; Java Media Framework.

Acervo de Vídeos Cache Acervo de Materiais Didáticos e Templates Site Internet Ferramenta de Autoria Captação Digitalização Servidor RTP Selecionar Vídeo Iniciar exibição VisualizaçãoInteração Docente Estudantes Linha de Atuação Servidor de Envio de mídia VÍdeos Digitais Criação Cliente RTP Mídia codificada Mídia Requisita Mídia Armazena Mídia codificada Recupera Materiais Disponíveis Mídia codificada Ambiente Imagus (2000)

Problemas do Imagus Ferramenta de Autoria –Problemas de Usabilidade e Concepção da tarefa; Compartilhamento do Acervo; Proposto para um contexto institucional.

SAPENS Sistema Automático de Páginas de Ensino Possibilita a elaboração de páginas de disciplinas de forma simplificada sem exigir conhecimentos técnicos; Está na versão 3.0, é utilizado desde 2002 e está em vias de ser institucionalizado; Possui suporte para inclusão de arquivos para download, mas não de vídeos.

Nova Arquitetura do Imagus Site internet O site visualizado pelo aluno é gerado pelo sistema SAPENS de forma automática a partir das informações fornecidas pelo professor. Os vídeos disponíveis são apresentados ao aluno que pode selecioná-los para exibição. Neste momento, inicia-se um applet Java contendo um player RTP que realiza a comunicação com o servidor para exibição do vídeo. Acervo de Vídeos Contém os vídeos inseridos pelos docentes para serem disponibilizados aos alunos. Os vídeos são inseridos também a partir do sistema SAPENS. Servidor Envio de Mídia O servidor de envio de mídia realiza a recuperação da mídia junto ao servidor de mídia, instancia esta mídia em um arquivo temporário, codifica-a e transmite-a ao cliente utilizando o protocolo RTP. Acervo de Páginas de Disciplinas Contém as informações inseridas pelos docentes através do SAPENS relativas ao conteúdo programático de suas disciplinas, materiais de apoio, arquivos para download, informações sobre trabalhos, avaliações etc.

Arquitetura do Servidor de Mídia

Interface do Docente

Interface do Aluno

Servidor e Player

Conclusões Problemas de usabilidade da ferramenta de autoria foram reduzidos; Nova arquitetura do Imagus mostrou-se mais adequada ao contexto proposto; O servidor ainda necessita de melhorias para realizar a compressão da mídia e conversão entre formatos e codecs. Esta pesquisa possibilita a experimentação de tecnologias a nível acadêmico;

Um Ambiente para Transmissão de Vídeos Instrucionais sob Demanda André Raabe Rafael Canan Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar - CTTMar Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI