CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Advertisements

Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
Vila Nova Esperança Caracterização Socioeconomica.
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Curso de qualificação: Elaboração e desenvolvimento de PROJETOS DE PESQUISA Parceiros: CESL.
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
IMPACTO E PREJUÍZOS DA DOR CRÔNICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Estatística Introdução.
ELABORAÇÃO DE INDICADORES
LIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia Ministério da Saúde Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF Universidade Federal do.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Renata Rodrigues de Araújo Neves
O Hospital Psiquiátrico: uma Instituição necessária.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO DOS ATENDIMENTOS NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC Renatha Christine Silva Veber; Msc. Ilse Lisiane.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
Mas como medir a saúde da população?
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Autores: Lília Paula de Souza Santos Fábio Silva de Carvalho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza Preditores de riscos nutricionais.
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
PESQUISA EM PSICOLOGIA
Universidade Federal da Bahia
Gestão de Custos na área de saúde
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Introdução à Estatística
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): análise da demanda e sua distribuição espacial em uma cidade do Nordeste brasileiro Amanda Priscila de.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
ECONOMIA FARMACEUTICA Prof André R. Pinto
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Realizou-se um estudo observacional, retrospectivo e transversal, através da análise de 148 prontuários de pacientes com hanseníase assistidos em um centro.
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
Tratamento ambulatorial de pacientes com ferida cirúrgica complexa: coorte histórica * Enfº José Ferreira Pires Júnior Estomaterapeuta TiSobest.
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
PERFIL DOS PORTADORES DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO EM ITABUNA - BAHIA Emanuela Cardoso da Silva¹, Flávia Leite da Hora, Lacita Menezes.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
CUSTOS DO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas, Florene Vale dos Anjos, Jennifer.
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
Perfil da utilização de medicamentos de pacientes estomizados em um município de médio porte mineiro Bianca Augusta Pereira de Paula¹; Juliano Teixeira.
Grupo de Estudo de Metodologia e Ferramentas de Pesquisa SPSS Análise dos usos do tempo Zoop NVIVO.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
DEISE BERTOLDO AVES Especialista em Oncologia
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ENTRE O GENO VALGO E OS PÉS PLANOS NAS CRIANÇAS TRATADAS NO AMBULATÓRIO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL INFANTIL MARTAGÃO GESTEIRA Autores:
Análise de Dissertação: Fatores de risco associados à infecção pelo Schistosoma mansoni Dissertação de Wesley Rodrigues Pereira, orientado pelo Dr. Rodrigo.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Transcrição da apresentação:

CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos, Queldilene Pereira Protázio, Caroline Ferreira Farias, Graciella de Jesus Vale Lima, Santana de Maria Alves de Sousa

Introdução As úlceras por pressão (UP) constituem um sério problema de Saúde Pública, por apresentarem um elevado número de incidência e prevalência; Prevalência - EUA 15% a 25%, Brasil 10,62% a 44,1%, Maranhão 42,7% a 43,9%; (NPUAP/ EPUAP, 2009; COWMAN, 2009) (SOUZA; GOUVEIA, 2010) (BARROS et al, 2013)

Introdução Presença UP esta associada: ↑ Tempo internação; Custos econômicos elevados; Agravamento no quadro clínico do paciente; ↑ Custo social. (CEDEIRA et al, 2013; SOUSA et al, 2006) “Os seus custos econômicos são elevados, quer para os pacientes e familiar quer para o Sistema Único de Saúde”

Introdução Classificação dos custos quanto à unidade do produto – direto, indireto e total; Custo indireto - Depende de cálculos, rateio ou estimativas para ser apropriado em diferentes produtos (serviços); - Custo apropriado indiretamente aos produtos (serviços), não podem ser mensurados individualmente por item de serviço prestado. (MARTINS, 2003)

Objetivo Descrever os custos indiretos no tratamento de úlceras por pressão categorias III e IV, dos pacientes internados nos Hospitais de Urgência e Emergência em São Luís - MA

Método Referencial metodológico: o sistema de rateios a apropriação dos custos indiretos – perdas sociais dos pacientes e cuidadores; Tipo: descritivo de características quantitativas; Período: março a outubro de 2014; População: 23 cuidadores informais; Coleta de dados: Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde do Adulto – GEPSA; Questionário contendo dados socioeconômico e demográfico direcionado ao cuidador

Método Análise dos dados: - STATA 10 - MSOffice Word e Excel MSOffice (Análise descritiva/ dados/ distribuições, frequência, medidas descritivas, médias, desvio padrão e variação na produção de estimativa pontuais e intervalos de confiança (95%) na produção de estimativa intervalares). Ética: - Comitê de ética em pesquisa do HUUFMA, sob parecer nº325/2010; - Projeto de Pesquisa úlceras por pressão: tratamento e custos sociais; - Dissertação: Úlceras por pressão: custos sociais do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da UFMA

Resultados e Discussão Tabela 1 – Caracterização dos cuidadores informais, segundo dados socioeconômicos e demográficos. VARIÁVEISn% Sexo Masculino28,7 Feminino2191,3 Total 23100,0 Faixa etária <30anos313,0 30 a 45 anos730,4 46 a 60 anos939,1 >60 anos417,4 Total 23100,0 Média (DP) 46,78 (14,26) Variação 22 a 75 IC 95% 40,95 a 52,61 (ARAUJO; PAUL; MARTINS, 2009)

Resultados e Discussão (RODRIGUES, 2013) Variáveisn% Procedência São Luís1460,9 Interior do MA939,1 Total 23100,0 Escolaridade Analfabeto 834,8 Ensino fundamental incompleto 521,7 Ensino fundamental completo 521,7 Ensino médio incompleto 14,3 Ensino médio completo 417,4 Total 23100,0

Resultados e Discussão (SILVA et al; RODRIGUES, 2009) Variáveis n% Ocupação/profissão Doméstica 834,8 Diarista 730,4 Outras 834,8 Total 23100,0 Renda familiar <1 salário mínimo 14,3 1 salário mínimo 1773,9 2 salários mínimos 417,4 3 salários mínimos 14,3 Total 23100,0

Resultados e Discussão Tabela 2 – Condições enfrentadas pelos cuidadores informais de pacientes com UP categorias III e IV. VARIÁVEISn% Refeições fornecidas Pelo hospital417,4 Recursos próprios1982,6 Total23100,0 Acomodação/ hospitalar no período da noite Sentado na cadeira939,1 Colchonete1460,9 Total23100,0 (MACIEL, 2008; RODRIGUES, 2013)

Resultados e Discussão Tabela 3- Custos indiretos total dos cuidadores e pacientes com UP categorias III e IV. Variáveis Produto Quantidad e Custo unitário (R$) Custo total (R$) Hidrogel 15 g4155, ,00 Micropore(10m)2818,80526,40 Papaína gel 10%(60g)964,19402,24 Papaína gel 2%(60g)204,1983,80 Papaína pó (5g)922,65243,80 AGE (100 ml)6319, ,55 AGI (100 ml)336,90110,70

Resultados e Discussão Variáveis ProdutoQuantidade Custo unitário (R$) Custo total (R$) Pasta Hidrocoloide 60g649,94299,64 Placa de Hidrocoloide(15x15)1949,94948,86 Prontosan (350 ml)1109,00 Alginato de cálcio (10x10cm)2330,00690,00 Acquacept (100 ml)436,96147,84 Fita adesiva(33m)19,50 Carvão Ativado (10x10cm)1923,99455,81 SOMA 7533,14 MÉDIA 538 (COSTA et al, 2015; RODRIGUES, 2013; DUQUE et al, 2009)

Resultados e Discussão Tabela 4 - Custos indiretos total dos cuidadores e pacientes com UP categorias III e IV. Despesa Refeição4010,00400,00 Lanche61,52,00123,00 Café183,0655,00 Colchonete1544,00660,00 Hospedagem/ diária12040, ,00 Soma Média 6.038, ,00 Soma total Média ,14 714,27

Resultados e Discussão Tabela 5 - Custo indireto e porcentagem do salário mensal gasto com os cuidadores e pacientes com UP categorias III e IV. Paciente/cuidador Salário (R$) Custo (R$) Salário gasto % ,8423, ,5210, ,920, ,8720, ,9877, ,4066, ,5515, ,7228,41

Resultados e Discussão Paciente/cuidador Salário (R$) Custo (R$) Salário gasto % ,3736, ,9511, ,88296, ,5621, ,68178, ,0544, ,5119, ,2116, ,9115, ,6411, ,9920, ,9531, ,7612, ,25472,54

Resultados e Discussão Paciente/cuidador Salário (R$)Custo (R$) Salário gasto % ,0310, ,889, ,5514, ,036, ,3175, ,1810, ,7510, ,92229,92 Total ,14 MÉDIA1.050,66452,3760,68 IC 890,98 a 1.210,35227,16 a 677,57 VARIAÇÃO112 a ,03 a 3.039,886,49 a 472,54

Custo indireto = R$ ,14 (papaína mais usado; hidrogel: maior custo); ↑ internação = média 83,33 (dias) gerando ↑ custo instituição; Ponto de vista social: custos financeiros acrescidos não são cobertos ou ressarcidos (perdas sociais); Constata-se custo elevado, tanto para a instituição quanto para o portador de UP e seu familiar, provocando grande impacto econômico; Planejamento de ações preventivas, diagnóstico precoce e tratamento adequado om o intuito de minimizar custos familiares, sociais financeiros causados por esse agravo. Conclusões Obrigada!