Jogos Teatrais Viola Spolin.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
Advertisements

Elementos do Teatro O que é Teatro?.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
TEATRO OFICINA: Alteração das representações do teatro paulista das décadas de 60 e 70 do século XX Aluno: João Eduardo de S. Oliveira Orientador Prof.ª
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
TEATRO DRAMÁTICO.
Aprender ao Longo da Vida
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
O desafio de ensinar matemática
A Importância do Espetáculo de Encerramento
ARIL - 50 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS
História da educação Tendência Liberal renovada
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Psicologia da Educação
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Georg Kerschensteiner
John Dewey ( ).
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TEATRO
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
MOSTRA CULTURAL 2011.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
E.E. Dom José de Camargo Barros
O C O N T A D O R Formado em Artes Cênicas
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
I Encontro Cultural da Rede FAETEC
TERAPIA OCUPACIONAL E ARTE TEATRAL: ESTUDOS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS COM POPULAÇÃO EM DESVANTAGEM SOCIAL Autores: Bueno, J.C.S; Castro,
REABILITAÇÃO DE AFÁSICOS POR MEIO DA ARTE DRAMÁTICA: RELATO DO PROJETO “SER EM CENA” Fga. Fernanda PAPATERRA LIMONGI Fga. Ruth Soares BICUDO Fga. Me. Luana.
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
JOGOS TEATRAIS APLICADOS AO TRABALHO COM GRUPOS
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
INVENTÁRIO CRIATIVO “ Arte é a tradução do espírito por meio da matéria.” (Salvador de Madariaga ) Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Interdisciplina.
JOGOS DRAMÁTICOS – PARTE 2
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
OS ENSAIOS  .
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
O universo do cinema mudo no teatro
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
DeixEuVer, DeixEuFazer, DeixEuSer: um documentário teatral.
Professor Dr. Renato Vaz
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
Improvisando e jogando com os alunos. Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís.
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
GT Ensino de Teatro COORDENADOR Professor Dr. Maurício de Bragança (UFF) Aluna responsável: Luciana Amato NÚMERO DE PARTICIPANTES: 16.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
ASPECTOS PSICOTERAPÊUTICOS DO PÚBLICO NUMA SESSÃO DE TEATRO ESPONTÂNEO NA MODALIDADE PLAYBACK (PUIC) Ciências Humanas. PEDROSO, Lenemar Nascimento (PUIC);
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
Por Josiane da Conceição Paulo
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
Transcrição da apresentação:

Jogos Teatrais Viola Spolin

Quem foi Viola Spolin?

Viola Spolin nasceu no dia 7 de novembro de 1906 em Chicago e veio a falecer no dia 22 de novembro de 1994. Spolin foi considerada por muitos anos como avó norte-americana do teatro improvisacional. Era autora e diretora de teatro influenciando a primeira geração de artistas da improvisação, preparando os artistas da Second City, um grupo de teatro formado em Chicago.

O que são os Jogos Teatrais?

O Nascimento do Jogo Teatral Qual o objetivo que a Viola Spolin teve em criar os Jogos teatrais? De onde surgiu essa idéia?

Improvisação para o teatro A Experiência Criativa: “Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”. Experiência – Ambiente – Indivíduo – Talento 3 Níveis: Intelectual, Físico, Intuitivo (aqui e agora) - Espontaneidade

Sete Aspectos da Espontaneidade JOGOS Liberdade – Técnicas de maneira natural – Objetivo – Regras APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO Cultural – Paralisados criativamente – Relação de igualdade – Não autoritarismo - Experiência PLATÉIA Sem platéia não há espetáculo – Sentido FISCALIZAÇÃO Física – ñ verbal TRANSPOSIÇÃO DO PROCESSO DE APENDIZAGEM PARA A VIDA DIÁRIA Treinamento teatral não se pratica em casa, mas sim dentro das próprias sessões de trabalho, colocando as propostas para o aluno, sendo feito de maneira que ele absorva e carregue dentro de si para sua vida diária. EXPRESSÃO DE GRUPO Trabalho em conjunto – (idéia/aplauso) Forma natural – Harmonia Ñ competitividade – Tensão artificial - Ameaça – Separa FISCALIZAÇÃO Ñ verbal – Física – Liberdade de expressão física – Comunicação “O ator cria a realidade teatral tornando-a física” TÉCNICAS TEATRAIS “As técnicas teatrais estão longe de ser sagradas”

O jogo teatral no livro do diretor Esse livro mostra a visão da Viola Spolin desde a preparação do ator nas oficinas até a montagem de um espetáculo. Preparação: Que é a visão do diretor; Oficinas; Períodos de ensaios; Jogos para resoluções de problemas;

Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin Teatro e/ou educação - Creative dramatics e children’s theatre; A Função simbólica - a arte na escola e a evolução do símbolo na criança; -Bibliografia Viola Spolin Evolução do jogo dramático para o jogo Teatral; Regras do jogo; O gesto espontâneo - Fazer de Conta x Tornar Real; Improvisação de Cenas – Quem, Onde, O que;

Referências http://www.mozgomedia.com/projectdemos/nextstage/spolin.htm http://www.gary-schwartz.com/spolin.html http://www.spolin.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_Spolin http://improvencyclopedia.org/references//Viola_Spolin.html spolin, Viola. Improvisações para o teatro; Viola Spolin [Tradução e Revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos]; 5ª Edição; São Paulo; Perspectiva, 2005 koudela, Ingrid Dormien Jogos teatrais / Ingrid Dormien Koudela. - São Paulo: Perspectiva, 2006. - (Debates ; 1 8 9 / dirigida por J. Guinsburg) Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin/ Viola Spolin: tradução de Ingrid Koudela. - 2ed. - São Paulo Perspectiva, 2006