Sociabilidade, Trabalho e loucura Edith Seligmann Silva, 1999 Espaço laboral e Cotidiano familiar: Há um ecoar de um em outro. UNIBAN - Curso Psicologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

Das violações e violências ao corpo da criança
Avaliando os Estilos de Paternidade.
Como desenvolver amizades que permaneçam – John Ortheg
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Treinamento para Casais
EMEF JEAN MERMOZ – SÃO PAULO/SP
Problematizando os relatos pessoais:
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
ESTRESSE.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CHORO DE MULHER.
Palavras que os pais nunca devem dizer aos filhos
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Luiz Fernando Veríssimo
Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
A FELICIDADE PODE DEMORAR
STRESS: A TENSÃO DA VIDA.
Paintings by Willem Haenraets
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Ética e Moral na formação dos filhos
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Portão do Paraíso.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Namoro Santo: uma Caminhada em
Qual será a tua Escolha??? Uma família tinha comprado um carro novo, com 0kms detalhe, por detalhe; os estofos; a côr .... era tudo lindo.
Colaboração: Carlos Penatti
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Ministério com Casais.
A Mudança faz parte da vida. VIVER – CRESCER- MUDAR
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
O que você sabe sobre stress no trabalho?
Qual será a tua Escolha??? Uma família tinha comprado um carro novo 0km... Uma família tinha comprado um carro novo 0km detalhe, por detalhe; os.
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Um garotinho perguntou à sua mãe: - Mamãe, por que você está chorando?
Rotina....
Sabe que me assustei quando te vi falando daquele jeito?
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Luiz Fernando Veríssimo
Dona de casa,filha do Rei
PSICOLOGIA DO TRABALHO
Às vezes nos falta esperança, mas alguém aparece para nos confortar.
“Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João (se bem que Jesus.
SITUAÇÕES.
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
As intervenções verbais do terapeuta
anos inserção social independência, criatividade e responsabilidade. capacidade física – força muscular, impulsos, agudez sensorial e rendimento.
NOITE ERICO VERÍSSIMO.
A SAÚDE MENTAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA NA DESCOBERTA DO DIAGNÓSTICO
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
Presente de Natal !!!.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
MOTIVOS QUE LEVAM OS PAIS A CRIAR SEUS FILHOS SEM REDES DE APOIO 1. Novas formas de família 2. Famílias longe 3. Avós ausentes 4. Avós que também trabalham.
Curso: PREPARAÇÃO PARA EXPATRIAÇÃO AFSI - Instituto Rio Branco Módulo 4 O Casal Expatriado.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Caracterização do Paciente Neurológico
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
ESTRUTRA DO PARÁGRAFO PROF: Débora. DIVISÃO 1. Opinião ou tópico frasal = introdução do parágrafo, idéia que notará a construção do desenvolvimento 2.
Transcrição da apresentação:

Sociabilidade, Trabalho e loucura Edith Seligmann Silva, 1999 Espaço laboral e Cotidiano familiar: Há um ecoar de um em outro. UNIBAN - Curso Psicologia Disciplina: Psicologia do Trabalho Profª: Regiane Vaccaro

Sociabilidade, Trabalho e loucura O turno de revezamento. Impacto na saúde física, psíquica e social Pesquisa realizada na década de 80 com trabalhadores da indústria de Cubatão e de uma siderúrgica de SP.

Sociabilidade, Trabalho e loucura Conseqüências gerais: Propõe profundas alterações fisiológicas e sociais ao trabalhador; Os biorritmos naturais são severamente contrariados (Ex.: sono, fome, etc.); Atingem: sistema endócrino, aparelho digestivo, sistema nervoso, etc. (Ex.: Baixa na libido). Doenças psicossomáticas, comprovadamente, atingem mais os trabalhadores de turnos alternados do que aqueles que trabalham no mesmo horário. (Ex.: ulcera). Aceleração do processo de envelhecimento.

Sociabilidade, Trabalho e loucura Conseqüências psíquicas:

Sociabilidade, Trabalho e loucura Distanciamento no convívio e no diálogo mantido com cônjuge e os filhos, pelo cansaço e necessidade de repouso e por horários desencontrados; Renúncia, frustração e sobrecarga de responsabilidade para o cônjuge que assume todas as outras tarefas da família como educação, administração de contas e manutenção do lar. “É dureza! A gente tem que fazer às vezes do homem!” Isolamento, fuga de conversas, procura pelo descanso, que pode ser interpretado como desinteresse e rejeição, causando magoas e conflito entre o casal.

Sociabilidade, Trabalho e loucura O cônjuge pode também agir de forma a proteger o companheiro das solicitações dos filhos ou de outras pessoas da casa. Ex.: Adoecimento do filho. Cabe ao cônjuge que não trabalha em turnos, levar ao pronto socorro e até pedir ajuda a pessoas próximas. Irritabilidade e isolamento social em decorrência da fadiga; Falta de práticas de lazer realizadas fora de casa com a família (que pode ser agravado pela condição econômica);

Sociabilidade, Trabalho e loucura Perturbações do sono e irritabilidade, principalmente no trabalho noturno. A irritabilidade aparece mais intensa como reação a ruídos, então as crianças devem ser inibidas e vigiadas para não fazer barulho. Não podem chorar, correr, gritar, falar alto, ouvir musica ver desenho, etc. Uma tensão maior para quem cuida das crianças.

Sociabilidade, Trabalho e loucura Esta tensão dificulta os relacionamentos e agrava os conflitos. Esposas reorganizam tarefas domésticas para evitar problemas. O trabalhador, por sua vez, faz um esforço extremo para não deixar extravasar a irritação e magoar a família. Quando o desespero e a irritação, não contidos, atingem a família geram um sofrimento intenso e culpa.

Sociabilidade, Trabalho e loucura As esposas desenvolveram alto grau de maturidade e equilíbrio, admiráveis, conseguindo manter as relações familiares. A ausência do trabalhador no ambiente familiar, o distancia dos assuntos do lar, como na educação dos filhos que ficam mais próximos da mãe e ela faz o papel de mediadora da relação. O trabalhador sente-se excluído dos assuntos que não sejam referentes ao dinheiro. As esposas sentem falta da participação e afeto do companheiro e buscam mais aproximação com os filhos. A frustração atinge a todos. O interesse sexual também aparece como um fator de frustração para o casal.

Sociabilidade, Trabalho e loucura Relato de trabalhadores: Abafava o desespero”. “Sofria minha esposa e os filhos por causa do meu nervoso”. “Eu não era homem, não era nada”. “Fiquei embrutecido por aquele serviço, não tinha raciocínio”.

Sociabilidade, Trabalho e loucura Relato das esposas dos trabalhadores: “E a senhora sabe que não da para lavar louça sem fazer barulho, então só lavo depois que ele vai pro serviço”. Depois das 11 da noite. “Antes ele era alegre, agora se irrita por qualquer coisa”. “A gente quase não conversa, fico muito sozinha”. “Choro à toa, ele briga por tudo, não chorava assim antes”. “Sou comunicativa, gosto de sair, conversar e ele só calado, querendo dormir”.

Sociabilidade, Trabalho e loucura Repercussões sobre os filhos: O ambiente familiar é tenso; Pode ocorrer falta de motivação para os estudos, dificuldade de aprendizagem, ansiedades e até abandono dos estudos; O abandono dos estudos pelos filhos aumenta a frustração dos pais que esperavam melhores oportunidades de vida para os filhos através da educação escolar e gera conflitos entre pais e filhos; Insegurança, timidez, desequilíbrio emocional.

Sociabilidade, Trabalho e loucura Conclusão: O trabalho em turnos alterados tem forte influência na saúde psíquica e social do trabalhador e de sua família, mas não só, depende muito das condições gerais da família, do tipo de atividade do trabalhador, das condições de salário como deteriorador da qualidade de vida. O trabalhador pode apresentar um sentimento de fracasso por não poder proporcionar,à família, nada além do sustento básico.