ABORDAGEM e uma LISTA DE PROSPECÇÃO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Organizar um novo clube
Sonhos – Objetivos – Metas
"O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA" Agosto, 2013.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
Prezados Empresários e Amigos,
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CATEGORIAS E CONCEITOS
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Preparação e Planejamento.
Informatização da Metodologia de Vendas - Maior Produtividade e Lucro
Modelo de plano estratégico
Profa. Reane Franco Goulart
Primeiro Passo da Etapa 1
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.
Mobilizando seus colegas de trabalho
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Avaliação Captação de Recursos
DOCUMENTO PARA “PROJETO DESTAQUE”.
Um Convite Especial Para Você Próximo. Faça a DiferençaAcontecer Próximo.
Fases da Transformação
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
Comunidade de Aprendizagem
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
“Diz-me e esquecerei, ensina-me e lembrarei,
Como elaborar um projeto de aprendizagem? Preparado por: Armando Gil Ferreira dos Santos Blog:
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
Plano de negócio.
Planejamento Estratégico FACOM – etapa de levantamento de informações Caros colegas, a partir da proposta de metodologia desenvolvida pelas professoras.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
PROGRAMA NOSSO LAR NÚCLEO FAMÍLIA SAUDÁVEL
Célia Cruz | Renata Brunetti CASE STATEMENT.  Identificar pontos fortes e fracos (existentes) e pontos a desenvolver (inexistentes) no ambiente interno.
Treinamento de Prospecção ENEJUNESP - Parcerias
PLANO DE NEGÓCIO Parte 3.
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
NETWORKING Rede de possibilidades
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
Carlos Freire E-commerce. Passo a Passo de Vendas Fonte: Agendor.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
Como revisar um ORÇAMENTO?. ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 13.
Como e por que fazer um DIAGNÓSTICO?. ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 9.
Como e por que fazer um ESTUDO COMPARATIVO? 1.
Como e para que fazer um MAPA DOS ATIVOS?. ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 7.
ANÁLISE SWOT 1.
Como definir MISSÃO, VALORES e VISÃO?
O que é DOCUMENTO DE SUPORTE À CAPTAÇÃO e como fazer?
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Como e para que fazer ENTREVISTA na fase de diagnóstico?
Conheça a franquia com o DIFERENCIAL DIFERENCIAL que você procura investir.
Lemas “O amor é o motivo, mas a justiça é o instrumento.”
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
Transcrição da apresentação:

ABORDAGEM e uma LISTA DE PROSPECÇÃO? Como fazer um PLANO DE ABORDAGEM e uma LISTA DE PROSPECÇÃO? 1

ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 11 ÍNDICE

O que é um plano de abordagem? É o planejamento das ações necessárias para abordar potenciais parceiros e investidores. Para fazer um plano de abordagem o primeiro passo é preparar uma lista de prospecção, que pode partir do levantamento dos públicos de interesse da sua organização, ou seja, públicos com os quais a organização trabalha ou pode vir a trabalhar direta ou indiretamente, chamados de STAKEHOLDERS. Tendo a lista em mãos, você deve “esquentar” essa lista junto aos diretores e conselheiros, isto é, pedir para eles escolham e priorizem aqueles nomes que tenham maior proximidade com sua organização. Feito isso, você pode começar a construir seu plano de aproximação, ou seja, argumentos para “convencer” essas pessoas a contribuírem com sua causa.

O que é uma lista de prospecção? É uma lista de possíveis parceiros, organizada a partir dos ‘temas’ trabalhados nas atividades da organização.  Como fazer?   Recupere da lista de públicos de interesse (stakeholders) alguns possíveis doadores; Analise, acrescente e questione os nomes sugeridos; Identifique os nomes de maior interesse ou maior possibilidade/chance de sucesso; Trace as estratégias mais adequadas para abordagem.

Temas de interesses - a importância de identificá-los Os temas de interesse são as áreas de atuação e categorias identificados nas atividades da sua organização que poderiam receber investimento. Quanto mais detalhe sobre a descrição das atividades de uma organização maior será a capacidade de identificar “relações” entre a organização e um possível investidor que esteja sendo prospectado.

Exemplo: Modelo de planilha com levantamento dos públicos de interesse Tipo Especificação Relação de nomes Parceiros Comerciais Supermercado Mercearia Tambor Material escritório Papel Tambor Equipe Diretores e conselheiros Colaboradores (funcionários) Voluntários Comunidade do Entorno Hospedagem Grande Hotel Tambor Alimentação Quilo Construtoras Farmácias Bancos Escolas

Temas de interesse / Enfoques para investimento Exemplo: Modelo de planilha com temas de interesse Veja como determinar os temas de interesse: Coloque na primeira coluna as áreas de atuação de sua organização e na segunda coluna enfoques para investimento. Se sua organização oferece cursos de panificação para jovens, com certeza terá como enfoque alimentos e adolescentes. Agora pesquise empresas, fundações e outros públicos que tem interesse em investir nos temas listados. Tipo Temas de interesse / Enfoques para investimento Panificação Alimentos Adolescência Escola Educação Capacitação para o trabalho Biblioteca

Exemplo: Modelo de planilha com lista de prospecção A partir dos temas para investimento levantados em sua organização, localize nas suas listas anteriores potenciais investidores para cada fonte: Tema Empresas Fundações Indivíduos Governo Outras fontes Artes Cidadania Convivência Familiar Empregabilidade / Qualificação profissional Meio ambiente / reciclagem

Exemplo: Modelo de planilha com análise e estudo da lista de potenciais parceiros Pesquise sobre o potencial parceiro e detalhe cada um deles conforme modelo: Empresa Responsável Atividade País Interesse Centro de Commodities de Dubai Tawfic Farhat Importadora de pedras preciosas, exportadora de jóias Emirados Árabes Importar pedras preciosas e vender jóias Euromed Wael Reda Abdou Egito Exportar para o Brasil Góoc Thai Quan Nhia Calçados, roupas e acessórios Brasil Exportam para o Líbano e querem ampliar participação com franquias Império Árabe Radwan Raad Importadora de Narguilés Importar de países Árabes Odebrecht Marcio Polidoro Construtora Presta serviços para a Líbia

Exemplo: Modelo de planilha com o plano de aproximação Com a lista de prospecção “aquecida” em mãos, comece a desenhar seu plano de aproximação: Contatos Prioritários Argumento/ apelo para abordagem Como a org. deve entrar em contato (quem e como) Quem será contatado (nome, dados de contato, perfil) O que deve ser negociado o que apresentar Tecnisa responsabilidade social, apoio à causa filantrópica, incentivos fiscais telefonema, visita para apresentação do material do Carpe e/ou Projeto Gerente de responsabilidade social Financiamento de projeto Runner proximidade física, apoio a causa filantrópica,marketing Marketing ou Diretoria Recursos para reforma da quadra Grupo Sol Meliá Proximidade física, responsabilidade social Marketing, Responsabilidade Social Financiamento de projeto FMU proximidade física, responsabilidade social apoio à causa filantrópica, convite a para visita a Organização Parcerias projeto esporte...

EXERCÍCIO PRÁTICO Faça você...

Exercício Prático: Levantamento de stakeholders Recupere ou faça sua lista dos públicos de interesse da sua organização, ou seja, públicos com os quais a organização trabalha ou pode vir a trabalhar direta ou indiretamente, chamados de STAKEHOLDERS. Tipo Especificação Relação de nomes Digite aqui

Temas de interesse / Enfoques para investimento Exercício Prático: Temas de interesse Determine os temas de interesse: Coloque na primeira coluna as áreas de atuação de sua organização e na segunda coluna enfoques para investimento. Tipo Temas de interesse / Enfoques para investimento Digite aqui

Exercício Prático: Lista de prospecção Comece sua lista de prospecção a partir dos temas para investimento levantados em sua organização: Tema Empresas Fundações Indivíduos Governo Outras fontes Digite aqui

Exercício Prático: Análise e estudo da lista de potenciais parceiros Pesquise e detalhe cada um de seus potenciais parceiros: Empresa Responsável Atividade País Interesse Digite aqui

Exercício Prático: Plano de aproximação Agora é sua vez de fazer seu plano de aproximação: Contatos Prioritários Argumento/ apelo para abordagem Como a org. deve entrar em contato (quem e como) Quem será contatado (nome, dados de contato, perfil) O que deve ser negociado o que apresentar Digite aqui