Ensino de Filosofia no Ensino Médio de uma Instituição Privada Ideal e Real Belo Horizonte 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Comissão de Assistência Social – COAS
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Prof. José Antônio Meister
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
Bom dia professora, eu adoro esse assunto.
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Avaliação Institucional
Espiritualidade Conjugal
A ASSOCIAÇÃO (texto de autoria desconhecida, recebido pela Internet)
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
Simone Braz Ferreira Gontijo
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
Desenvolver Por uma Nova Escola.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
3ª Visita Festa do Rosário /10/2006.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Documento de Aparecida
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
O que é ensinar história?
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Experiências das Três Leis de Newton
Curso de Introdução à Filosofia
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Relatório de Proposta de Projeto
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Política Educacional Brasileira
A vida numa gota de Leite
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Hellen Caroline Silva da Silveira Iniciação Científica Voluntária Prof.ª Elisabeth.
SITUAÇÕES.
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Identificação da atividade e do aluno
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Professor(es) Apresentador(es):
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
O movimento do Abinv na Escola
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Transcrição da apresentação:

Ensino de Filosofia no Ensino Médio de uma Instituição Privada Ideal e Real Belo Horizonte 2013

... a tarefa do professor, ao desenvolver habilidades, não é incutir valores, doutrinar, mas sim “despertar os jovens para a reflexão filosófica...

 MISSÃO:  "O Colégio Santo Agostinho é uma instituição católica que, a partir dos valores cristãos e da filosofia agostiniana, tem como missão criar condições para que seus alunos possam assumir com autonomia e responsabilidade o protagonismo de sua própria formação integral (integrada, crítica e criativa) na realidade”

 O Santo Agostinho é um colégio católico, que pertence à Ordem de Santo Agostinho (OSA). Assim, constitui uma OPÇÃO para os pais que desejam para os seus filhos uma educação que se desenvolve a partir dos VALORES CRISTÃOS, aliados a um grande nível de exigência nos estudos. Toda a prática é norteada e iluminada pela Filosofia e Espiritualidade de Santo Agostinho. Desde esse ponto de vista, valorizamos as cinco dimensões da PESSOA HUMANA (centro absolutamente prioritário de nosso modelo educativo), que são:  PESSOAL, CRÍTICO-TRANSFORMADORA, COMUNITÁRIA, TRANSCENDENTAL E ECOLÓGICO-CÓSMICA. IDENTIDADE

Um pouco da História...  Primeiro de março de Os padres Agostinianos, recém chegados da Espanha, fundam o Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Na época, a jovem capital mineira contava com 170 mil habitantes, que viviam a pacata vida de um ambiente bucólico do início do século.  O primeiro passo foi dado pelo padre Carlos Vicuña, com o aluguel das primeiras instalações, situadas na esquina da Avenida Olegário Maciel (então, Av. São Francisco) com Rua Tupis. No dia 28 de agosto de 1935, era colocada a pedra fundamental do novo prédio, num terreno com área de m2, e, no ano seguinte, começavam as obras de construção do Colégio, no endereço atual, na esquina da Av. Amazonas e ruas Aimorés e Araguari. A inauguração se deu no dia 28 de março de 1936 e foi destaque na imprensa na época. Acréscimos e novos prédios foram sendo feitos, inclusive a Igreja da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, enquanto, em torno do colégio, foi crescendo um bairro elegante, que recebeu o nome de Santo Agostinho.  Ao longo das décadas seguintes, o Colégio Santo Agostinho formou gerações e se consolidou como uma das mais importantes instituições educacionais do País. Por suas salas de aula passaram importantes nomes das cenas política, social e cultural, que se destacaram na construção da história de Minas e do Brasil. Atualmente, cerca de 3800 alunos estudam no Santo Agostinho de Belo Horizonte, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Ensino de Filosofia no Ensino Médio do CSA  As aulas de Filosofia no CSA são distribuídas nos três anos do Ensino Médio. As turmas têm duas aulas por semana, ministradas por professores com nível de Mestrado e Doutorado na área.

 Participamos de uma aula de quarenta e cinco minutos na turma do 1º Ano do Ensino Médio, ministrada pelo Prof. Renato Daniel Araújo de Faria, Ms. em Filosofia pela FAJE.

A aula... Teve como tema “A questão do trabalho: Geração de Riqueza ou Geração de Pobreza?”, trabalhando-se no viés da Filosofia Marxista. Havia na sala aproximadamente 35 alunos.

O Professor usou como metodologia o debate crítico-reflexivo, mediando a discussão, enquanto os alunos davam a sua opinião, interviam, questionavam, discordavam etc. Houve participação de cerca de 85% dos alunos. Percebemos que o professor não precisava s esforçar através de longas motivações para que a turma se envolvesse, pois, quando um terminava de falar outros quatro já levantavam a mão esperando sua vez.

 Os alunos manifestaram elevado nível de criticidade. Possuíam domínio de termos técnicos da Filosofia, tais como: ontologia, dialética, necessidade e liberdade, alienação etc.

 No final do debate, o professor problematizou as opiniões de alguns, levando-os à uma reflexão crítica acerca do que haviam colocado, uns discordaram de algumas colocações e outros concordaram, sempre em um diálogo muito rico e reflexivo.

 Não foi percebido durante a aula dispersões, conversas paralelas e falta de atenção que comprometessem o debate.  Interessante destacar que a maioria dos alunos copiavam o que estava em discussão e as novas informações dadas pelo professor.

Os alunos também estão se preparando para a 4ª Olimpíada Latino Americana de Filosofia. Se encontram uma vez por semana, fora do horário de aula, para estudarem juntos, sendo orientados pelo Prof. Renato.

The End