Os valores – análise e compreensão da experiência valorativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
ESTÉTICA 1.
A Psicologia Sócio-Histórica
TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO Investigação fenomenológica preliminar
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Representações Sociais
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Metodologia da Pesquisa
Frases para 2013 Na maioria das vezes que entramos em uma campanha, o diabo não se importa muito com a freqüência de nosso tempo de jejum e oração, nem.
Ciência e Conhecimento científico
TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO
Psicologia das faculdades
Ética OS VALORES VAZQUEZ, Adolfo Sánchez.
Análise e compreensão da experiência valorativa
No aspecto semântico, é a ciência dos valores. No aspecto etimológico, deriva do grego axiólogos, que significa digno de ser dito. É o ramo do conhecimento.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Teorias do conhecimento
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
Filosofia O que é filosofia?.
III Dimensões da ação humana e dos valores
FILOSOFIA.
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
Profª. Taís Linassi Ruwer
PSICOLOGIA SOCIAL II Professora: Inayara Oliveira Alunos:
Filosofia Ética Emotivismo.
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Tipos de Conhecimento Humano
CENTRO DE ESTUDOS AMAPAENSES – CEAP
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
INTENCIONALIDADE.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Professor: Karina Oliveira Bezerra
ESTÉTICA 1.
O que é Conhecimento Aula nº1.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
15/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos).  Moralidade e costumes  Valores morais: são convenções construídas em situações concretas, ou seja, não nascemos.
Moral e Ética: uma leitura psicológica
As concepções da verdade
Racionalismo.
Ética, Eticidade, Valor, Moral
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Aula 2 de filosofia da ciência
Immanuel Kant
 Contexto:  Desenvolvimento tecnológico Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo; Hegel  Críticas ao racionalismo exacerbado.
PSICOLOGIA E HISTÓRIA 1. ANTROPOCENTRISMO
Ludwig Wittgenstein ( )
Comportamento Organizacional
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O Tractatus logico-philosophicus e a antimetafísica de Wittgenstein
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
Problemas da Estética.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
Pessoa Origem do TERMO Máscara como expressão De uma interioridade
Actos de fala Acção comunicativa Interação estratégica.
Professora luciana miranda
O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers ( )
Como um fenômeno humano, a religião é estudada pela Teologia, pela Filosofia, pela História, pela Psicologia, Como um fenômeno humano, a religião é estudada.
O que é conhecimento?.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Os valores – análise e compreensão da experiência valorativa Valores e valoração – a questão dos critérios valorativos

São os orientadores e fundamentos ou razão de ser das nossas ações. Valores Representam a não-indiferença do ser humano perante os factos e os objetos. Experiência valorativa CARACTERÍSTICAS Em que consistem os valores? O que é que os valores representam? Como se designa o ato pelo qual um sujeito atribui ou se apercebe dos valores? Quais as principais características dos valores? POLARIDADE DIVERSIDADE HIERARQUIA

VALORES JUÍZOS DE FACTO JUÍZOS DE VALOR Proposições descritivas da realidade, com carácter objetivo, independentes das preferências do sujeito, podendo ser verdadeiras ou falsas. Proposições avaliativas da realidade, com carácter subjetivo, dependentes da apreciação do sujeito, não sendo consideradas verdadeiras nem falsas. Como se designam as proposições a que subjazem os valores? A que juízos se opõem os juízos de valor? Como se definem os juízos de valor? Como se definem os juízos de facto?

Natureza dos valores VIVÊNCIA QUALIDADE IDEIA PSICOLOGISMO EMOTIVISMO NATURALISMO ONTOLOGISMO Como podemos encarar os valores no que se refere à sua natureza? Quais as perspetivas que defendem cada um desses modos de encarar os valores? Quais destas perspetivas defendem a subjetividade dos valores e quais defendem a objetividade? Os valores são subjetivos. Os valores são objetivos.

Natureza dos valores OBJETIVIDADE SUBJETIVIDADE Para além da subjetividade/objetividade, que outros dualismos encontramos a propósito dos valores?

Subjetividade dos valores PSICOLOGISMO EMOTIVISMO O valor corresponde ao sentimento ou emoção que resulta de um estado psicológico, resumindo-se à experiência que dele temos. Os enunciados que exprimem os juízos de valor são expressões de emoções, sentimentos e atitudes. Qual a principal ideia do psicologismo? Qual a principal ideia do emotivismo? Quais as dificuldades subjacentes ao psicologismo e ao emotivismo? Dificuldades impossibilidade de explicar a permanência dos valores na vida dos seres humanos; inviabilização da possibilidade de os diferentes indivíduos se entenderem acerca dos valores que adotam.  

Objetividade dos valores NATURALISMO ONTOLOGISMO Os valores possuem existência real enquanto qualidades das coisas - objetivismo axiológico. Os valores são entidades ideais, ou essências imateriais, intemporais e imutáveis. Qual a principal ideia do naturalismo? Qual a principal ideia do ontologismo? Qual a dificuldade subjacente ao naturalismo? Qual a dificuldade subjacente ao ontologismo? Dificuldade Dificuldade impossibilidade de explicar as diferenças e os desentendimentos dos indivíduos a propósito dos valores. o facto de se afirmar a existência de um mundo ideal de valores separado do mundo real e humano.