CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 2 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA
Empresa PRODUTIVIDADEPROCESSOS PARCERIA COM FORNECEDOR TENDÊNCIAS DO MERCADO LUCRATIVIDADE EMPRESAS HOJE MEIO-AMBIENTE LEGISLAÇÃO CONCORRÊNCIA QUALIDADE TECNOLOGIA REQUISITOS DO CLIENTES SINDICATO SEGURANÇA DO TRABALHO DO TRABALHO RESPONSABILIDADESOCIAL COMUNIDADE
SIG- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ABORDAGENS DE DECISÕES ESTRATÉGICAS, TÁTICAS E OPERACIONAIS NÍVEIS DELINEAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS
SIG- NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS PROJETOS MATÉRIA PRIMA PRODUÇÃO PRAZO E QUALIDADE MÃO DE OBRA LÍDERES GERENCIA ASSISTÊNCIA TÉCNICA EQUIP. SUPERVISORES CADEIA DE SUPRIMENTOS FERRAMENTAS MANUTENÇÃO INSUMOS
SIG- NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS MATÉRIA PRIMA VENDAS CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA QUE ATENDE OS REQUISITOS DA PRODUÇÃO E CLIENTES MÃO DE OBRA É O PRINCIPAL DA EMPRESA, MAS TAMBÉM É A FONTE DE PARÂMETROS MAIS COMPLEXOS. INSUMOS A PRODUÇÃO PRECISA DE INSUMOS DE QUALIDADE, MAS COM EXCELENTES NÍVEIS NA RELAÇÃO CUSTO\BENEFÍCIO MANUTENÇÃO ÁREA QUE MANTÉM A PRECISÃO DOS EQUIPAMENTOS, E A EMPRESA “FUNCIONANDO”
SIG- NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS CAPACIDADETECNOLÓGICA CUSTOSPRODUTIVOS PRODUTOCOMPETITIVO CAPACIDADEPRODUTIVA R. HUMANOS VENDAS COMPRAS MARKETING CONTABILIDADE ENGENHARIAS NÍVEL OPERACIONAL TI ORÇAMENTOS ASSIS. TÉCNICA AO CLIENTE
SIG- NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS RECURSOS HUMANOS VENDAS CAPACIDADE CONTRATAR PROFISSIONAL QUALIFICADO, QUE PODEM CONTER INFORMAÇÕES DE CONCORRENTES E NOVOS PROCESOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OS PROGRAMADORES PODEM AVALIAR QUAL É O MELHOR SISTEMA INFORMATIZADO E ADEQUAÇÃO AOS REQUISITOS DA PRODUÇÃO CADEIA DE SUPRIMENTOS E COMPRAS SÃO CLASSIFICADAS COMO ÁREA DE MUITA IMPORTÂNCIA PARA GESTÃO DE QUALIDADE E RECURSOS PRODUTIVOS MARKETING ÁREA QUE TEM CONHECIMENTO DO MERCADO, TENDÊNCIAS DE MERCADO E CONCORRÊNCIA, E TEM INFLUÊNCIA DIRETA NA PRODUÇÃO E PROJETOS
SIG- NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO CONCORRÊNCIA TOMADA DE DECISÕES NOVO PRODUTO OU MERCADO PRESIDENTE GERENCIA ACIONISTAS CONSULTORIA DERETORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE NÍVEL OPERACIONAL NÍVEL TÁTICO
EXERCÍCIO APLICABILIDADE IMEDIATA Entregar por escrito com nome e RA. 1.Qual é sua principal função na empresa. 2.Quais são os principais dados e informações utilizadas hoje em sua atividade. 3.Quais dados e informações que poderia estar sendo melhoradas. 4.Quais informações que poderia estar sendo excluídas 5.Quem se beneficia com as informações que você gera. 6.Analisando as suas atividades, o nível que se situa é Estratégica, Tática ou Operacional?