CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 2 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico de Marketing
Advertisements

VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Sistema de Informação Gerencial
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Contabilidade Sistemas de Informação
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Sistemas Empresariais Básicos
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Unidade 2 As decisões Estratégicas
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Administração de Recursos Materiais
CUSTOS.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Sistemas de Informações Gerenciais
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
FTAD Formação Técnica em Administração
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
GRUPO 6.
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Tecnologia da Informação
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Logística de Suprimentos ( relação fornecedor-empresa)
Função da Administração:
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Sistemas de Informações Gerenciais
IEL/PR. IEL Gestão de Talentos Estágio Programa de Qualificação de Fornecedores Educação Executiva Escola de Gestão FAMECEstrutura.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Controle de estoque.
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
E-commerce e E-business
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 9 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 8ª aula 27/05/15.
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Sistemas de Informações Gerenciais
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
Disciplina: Controladoria
Cadeia de Valor.
Plano de Negócio Exercício.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Planejamento estratégico
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 2 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA

Empresa PRODUTIVIDADEPROCESSOS PARCERIA COM FORNECEDOR TENDÊNCIAS DO MERCADO LUCRATIVIDADE EMPRESAS HOJE MEIO-AMBIENTE LEGISLAÇÃO CONCORRÊNCIA QUALIDADE TECNOLOGIA REQUISITOS DO CLIENTES SINDICATO SEGURANÇA DO TRABALHO DO TRABALHO RESPONSABILIDADESOCIAL COMUNIDADE

SIG- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ABORDAGENS DE DECISÕES ESTRATÉGICAS, TÁTICAS E OPERACIONAIS NÍVEIS DELINEAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS

SIG- NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS PROJETOS MATÉRIA PRIMA PRODUÇÃO PRAZO E QUALIDADE MÃO DE OBRA LÍDERES GERENCIA ASSISTÊNCIA TÉCNICA EQUIP. SUPERVISORES CADEIA DE SUPRIMENTOS FERRAMENTAS MANUTENÇÃO INSUMOS

SIG- NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS MATÉRIA PRIMA VENDAS CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA QUE ATENDE OS REQUISITOS DA PRODUÇÃO E CLIENTES MÃO DE OBRA É O PRINCIPAL DA EMPRESA, MAS TAMBÉM É A FONTE DE PARÂMETROS MAIS COMPLEXOS. INSUMOS A PRODUÇÃO PRECISA DE INSUMOS DE QUALIDADE, MAS COM EXCELENTES NÍVEIS NA RELAÇÃO CUSTO\BENEFÍCIO MANUTENÇÃO ÁREA QUE MANTÉM A PRECISÃO DOS EQUIPAMENTOS, E A EMPRESA “FUNCIONANDO”

SIG- NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS CAPACIDADETECNOLÓGICA CUSTOSPRODUTIVOS PRODUTOCOMPETITIVO CAPACIDADEPRODUTIVA R. HUMANOS VENDAS COMPRAS MARKETING CONTABILIDADE ENGENHARIAS NÍVEL OPERACIONAL TI ORÇAMENTOS ASSIS. TÉCNICA AO CLIENTE

SIG- NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS RECURSOS HUMANOS VENDAS CAPACIDADE CONTRATAR PROFISSIONAL QUALIFICADO, QUE PODEM CONTER INFORMAÇÕES DE CONCORRENTES E NOVOS PROCESOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OS PROGRAMADORES PODEM AVALIAR QUAL É O MELHOR SISTEMA INFORMATIZADO E ADEQUAÇÃO AOS REQUISITOS DA PRODUÇÃO CADEIA DE SUPRIMENTOS E COMPRAS SÃO CLASSIFICADAS COMO ÁREA DE MUITA IMPORTÂNCIA PARA GESTÃO DE QUALIDADE E RECURSOS PRODUTIVOS MARKETING ÁREA QUE TEM CONHECIMENTO DO MERCADO, TENDÊNCIAS DE MERCADO E CONCORRÊNCIA, E TEM INFLUÊNCIA DIRETA NA PRODUÇÃO E PROJETOS

SIG- NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO CONCORRÊNCIA TOMADA DE DECISÕES NOVO PRODUTO OU MERCADO PRESIDENTE GERENCIA ACIONISTAS CONSULTORIA DERETORIA ATENDIMENTO AO CLIENTE NÍVEL OPERACIONAL NÍVEL TÁTICO

EXERCÍCIO APLICABILIDADE IMEDIATA Entregar por escrito com nome e RA. 1.Qual é sua principal função na empresa. 2.Quais são os principais dados e informações utilizadas hoje em sua atividade. 3.Quais dados e informações que poderia estar sendo melhoradas. 4.Quais informações que poderia estar sendo excluídas 5.Quem se beneficia com as informações que você gera. 6.Analisando as suas atividades, o nível que se situa é Estratégica, Tática ou Operacional?