A POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE: RECURSOS NATURAIS E O PAPEL DA AMÉRICA LATINA Autora: Ana Gabriele Geraldo Orientadora: profª mestre Verenice Pavan Garcia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Metodologia de Pesquisa
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
TCC: Monografia e/ou Artigo
Plano de Trabalho Docente
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
PROJETO DE PESQUISA A Soberania Nacional em Face dos Tratados Bilaterais - A Questão do Tratado de Itaipu Aluno Wilson Moretti Mencaroni Orientador Prof.
Ana Gabriele Geraldo Orientador Prof. Marcelo Buzetto 2009
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
Rafael Donisete Bombonati 2009
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
PRINCIPAIS ATORES E PRESSUPOSTOS
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
O Marxismo de Adam przeworski
Breve, informativo, interessante
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Pesquisa: Conceitos e Definições
Quantitativo-Qualitativo:
ARTIGO CIENTIFICO.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
COMPONENTES DO TCC ‘REFERENCIAL TEÓRICO E RESULTADOS’
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROJETO DE PESQUISA.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
QUALITATIVE RESEARCH: STANDARDS, CHALLENGES, AND GUIDELINES Kirsti Malterud (Lancet, 2001) Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ PROPSAM 2009.
Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização MBA
Orientações para escrever um Artigo Científico
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
TÍTULO Substitua pelo título do seu trabalho Autor, autor, autor, autor, autor, autor Substitua o texto pelo nome dos autores INTRODUÇÃO O tema empreendedorismo.
Orientação para a Elaboração das Reflexões Data da Apresentação e Entrega: 30 de Outubro 1.
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Dicas para uma boa apresentação Abaixo segue algumas dicas: – Uma boa apresentação deve ser clara e concisa. – Deve-se, sempre que possível, utilizar gráficos,
Segurança Internacional
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
Psicologia e Comunidade
Finalidades da pesquisa científica
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

A POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE: RECURSOS NATURAIS E O PAPEL DA AMÉRICA LATINA Autora: Ana Gabriele Geraldo Orientadora: profª mestre Verenice Pavan Garcia Abdulmalcih

OBJETIVO Atual dependência do petróleo e a crescente necessidade de mudança na matriz energética em virtude de todo histórico de intervenções da política externa dos Estados Unidos A importância estratégica dos recursos naturais nas relações internacionais A postura da América Latina no atual contexto de integração regional Fomentar o debate acerca das seguintes questões:

JUSTIFICATIVA Os motivos que levaram a escolha do tema foram devido a importância deste para as Relações Internacionais e para auxiliar a reflexão sobre a política energética dos Estados Unidos e da América Latina no atual contexto mundial

RELEVÂNCIA Grande preocupação em torno da proteção dos recursos naturais estratégicos para AL Busca por um modelo de integração que vise utilizar as potencialidades do continente para garantir o crescimento e desenvolvimento dos países Necessidade de ampliar o debate sobre o papel da política externa dos EUA no mundo e sobre a inevitabilidade de mudança do mix mundial de energia e padrões de consumo A relevância do tema para as RI é devido a:

METODOLOGIA Pesquisas documentais de dados secundários (teorias e conceitos comprovados para explicar o problema) Métodos históricos e comparativos (origens históricas da discussão e evolução) gerando base para projeções futuras Métodos de interpretação do conceitual teórico (compreensão dos diferentes fenômenos estudados) Métodos de observações estatísticas analisando alguns gráficos para sustentar o estudo

ESTRUTURA Esta pesquisa está estruturada em quatro capítulos: O primeiro apresenta os diferentes referenciais teóricos que embasam o trabalho O segundo trata da política externa dos EUA desde a independência até o século XXI, passando pelos fatos mais relevantes para a pesquisa O terceiro versará acerca dos recursos naturais e a discussão sobre o petróleo, assim como o papel dos EUA neste controverso panorama O ultimo tratará dos processos de integração regional e energética na América Latina

DESENVOLVIMENTO Buscando o melhor desenvolvimento do texto com consistência e objetividade, foram analisados diversos pontos de vista através de uma variedade de fontes bibliográficas e referências, como: Moniz Bandeira, Eduardo Galeano, Eric Hobsbawm, David Harvey, Ignacy Sachs, entre outros, para ilustrar as teorias apresentadas de uma maneira simplificada Desta forma, esta monografia se embasou na análise histórica da política externa estadunidense para situar os atuais problemas e dificuldades de uma mudança estrutural em sua política energética, pois esta é uma questão de ordem política, social, econômica e geopolítica, estremamente estratégica para o futuro do planeta e cada dia mais relevante nas relações internacionais

RESULTADOS Reincidências dos EUA através das experiências expansionistas e de caráter imperialista em diversos países da AL (garantir o acesso a recursos naturais estratégicos) O crescimento de energias alternativas é pouco significativo. EUA Violaram os princípios de soberania e autodeterminação de vários países (política neoliberalista que visava garantir seus interesses) Analisando os dados e gráficos é possível verificar que não há queda de consumo e sim, alteração no perfil de distribuição do petróleo dentro do contexto mundial.

CONCLUSÃO EUA com uma postura individualista (busca pelo controle geopolítico, econômico e militar) O continente caminha para uma integração regional que possibilite: maior autonomia contra qualquer pressão política ou coerção econômica e maior inserção em processos decisórios internacionais Os países devem unir-se de forma a manter seu poder legítimo e de direito, estruturando seu sistema de defesa para garantir a utilização de seu potencial para oferecer uma melhor qualidade de vida a toda população da região Ficou clara a posição unilateral dos EUA (necessidades de mudanças nos padrões de consumo e alteração da atual matriz energética mundial)

A POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE: RECURSOS NATURAIS E O PAPEL DA AMÉRICA LATINA Ana Gabriele Geraldo OBRIGADO!