5º Congresso do COSEMS BA Programa Mais Médicos: avanços e desafios Agosto / 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Vigilância em Saúde
Advertisements

NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
IBOTIRAMA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ITABERABA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Mortalidade - Exercícios
Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde
Outros Sistemas de Informações em Saúde
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SÃO FÉLIX - BAHIA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação Carolina Braga Abbehusen.
SINASC – NASCIDOS VIVOS
BRUMADO BRUMADO Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho que Garantam a Regulação. Oficina de Apoio Técnico.
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Mapas de Risco Reorganização atenção básica Realocação de recursos, em especial RH Participantes nos diversos momentos Pedro, Silvia, Cecília, Ligia, Edson,
COORDENAÇÃO REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL
INDICADORES DE SAÚDE.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
MARIA AUXILIADORA ZANIN
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
1.
, PAINEL DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE Equipe de Elaboração: Tânia de Jesus Subcoordenadora de Informações em.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Oficina – Conferências Municipais de Saúde
Núcleo de Saúde da Mulher Gerência de Ações Programáticas
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
IndicadorForma de cálculoFonteMeta Captação dos portadores de hipertensão arterial Nº hipertensão cadastrados Nº hipertensão estimados (24,2 % população>
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
Introdução A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades,
1.
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
Indicadores indicadores 37 mantidos 11 modificados 02 acrescidos Indicador do Estado - mantido.
(Maria de Fátima Souza – Enfermeira) Atenção Básica na SMS - Rio.
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
Evidências da necessidade de mais médicos para o Brasil 2  Conjuntura de regulação incipiente do Estado brasileiro com base constitucional regulatória.
Associação Brasileira
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
PROJETO ESTRUTURADOR SAÚDE EM CASA REVISÃO DE METAS FERNANDO SANTOS SCHNEIDER GERENTE ADJUNTO Março
Seminário'PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA PERSPECTIVA DA GESTÃO MUNICIPAL PARA O ATENDIMENTO BÁSICO DE SAÚDE Marco de monitoramento e avaliação da OPAS no PMM.
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
PROJETO ESTRUTURADOR SAÚDE EM CASA REVISÃO DE METAS FERNANDO SANTOS SCHNEIDER – GERENTE ADJUNTO Março
DIAGNÓSTICO COLETIVO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BAIRRO PALMITAL Orientadora: Rosa R. L. S., autores: Batalhão A. B, Santos C.
TRANSFERÊNCIA FUNDO-A-FUNDO
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Hiperdia Tarsila Cunha.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
Jérzey Timóteo Ribeiro Santos Coordenação Nacional do Mais Médicos Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para qualificação de recursos humanos na área da saúde indígena no contexto da interculturalidade Paulo Abati.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
Polo Base Araquari – Santa Catarina
UM CASO: A CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO MATERNO E INFANTIL: REDE CEGONHA SUL MATOGROSSENSE.
28ª OFICINA DE TRABALHO INTERAGENCIAL Brasília, 13/11/2014 CGI DEMOGRÁFICO IDB 2013.
Grupo A – Indicadores demográficos Coordenador: Carlos Eugênio Ferreira, Fundação Seade Coordenador adjunto: Fernando Albuquerque, IBGE.
Transcrição da apresentação:

5º Congresso do COSEMS BA Programa Mais Médicos: avanços e desafios Agosto / 2015

Programa Mais Médicos

Salvador, 23 de agosto de 2013 O voo que trouxe o médico português Raul dos Reis Ramalho desembarcou por volta das 15h no Aeroporto Internacional de Salvador

Mas não foi tão fácil assim...

E continuaram os ataques ao Mais Médicos...

PROVAB A Bahia foi contemplada com a chegada 228 médicos, os quais estão distribuídos em 69 municípios; 88 cirurgiões-dentistas em 49 municípios e 78 enfermeiros alocados em 17 municípios. Projeto Mais Médicos A Bahia foi contemplada com a chegada médicos, os quais estão distribuídos em 371 municípios e 9 pólos do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Provimento de Profissionais da Saúde

A Bahia foi contemplada com a chegada médicos, distribuídos em 371 municípios; 100% de cobertura nos 9 pólos do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI); Mais 228 Médicos vinculados ao PROVAB; A Bahia foi o Estado beneficiado com o maior número de Médicos proporcionalmente. Mapa de distribuição de municípios que receberam médicos do PMM e PROVAB, Dez SEM Profissional MM e PROVAB COM Profissional MM e PROVAB

Cobertura Estimada pela Estratégia Saúde da Família. Bahia. Dez/2006 e Mar/2015 Dez/06 Março/2015 Cobertura Bahia 51,15% Cobertura Bahia 70,22% ATENÇÃO BÁSICA Fonte:

Mais alguns resultados...

Proporção (%) de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal, por macrorregião. Bahia * * Variação % Bahia33,934,937,038,841,444,046,347,050,849,9 Proporção de internações (na rede sus) sensíveis a atenção básica, por macrorregião de saúde. Bahia * Variação % Bahia 48,7747,8346,9444,5642,7242,0240,90-16,14 Fonte: Sesab/Suvisa/DIS-SIHSUS *Dados de dezembro de Dados preliminares Fonte:Sesab/Suvisa/DIS – SINASC *Dados preliminares de dezembro de 2014, processados em ATENÇÃO BÁSICA

Proporção de internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde, por macrorregião de saúde. Bahia *. Fonte: Sesab/Suvisa/DIS-SIHSUS *Dados de dezembro de Dados preliminares

Taxa de Internação Hospitalar por AVC de pessoas de 30 a 59 anos (por hab.), por macrorregião de saúde, Bahia *. Fonte: Sesab/Suvisa/DIS-SIHSUS *Dados de dezembro de Dados preliminares

Tabela 1- Taxa de Internação por diabetes mellitus e suas complicações (por hab.), por macrorregião de saúde. Bahia *. Fonte: Sesab/Suvisa/DIS-SIHSUS *Dados de dezembro de Dados preliminares

Fonte:Sesab/Suvisa/DIS - SINASC *Dados preliminares, processados em Proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal. Bahia *.

Fonte: SESAB/DIS/SINASC - Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos Fonte : SESAB/DIS/SIM - Sistema de Informação de Mortalidade Taxa de Mortalidade Infantil - Bahia

Mais Médicos é muito mais que Médicos...

Investimento na Atenção Básica Recursos Estaduais [2007 – 2014] Construídas cerca de 600 USF – R$ 64,8 milhões investidos. RECURSOS FEDERAISNº DE MUNICÍPIOS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE INVESTIMENTO Ampliação ,80 Reforma ,18 Construção ,38 TOTAL R$ ,36 PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE BAHIA, Fonte: SAIS/Dab ATENÇÃO BÁSICA

(71) / / / CONTATOS Mais Médicos Bahia