Acolhimento e classificação de risco CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES INSTITUCIONAIS PARA A PNH: “TECENDO REDES”, EDIÇÃO ESPÍRITO SANTO, VITÓRIA, 2009 Barra.

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Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Transcrição da apresentação:

Acolhimento e classificação de risco CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES INSTITUCIONAIS PARA A PNH: “TECENDO REDES”, EDIÇÃO ESPÍRITO SANTO, VITÓRIA, 2009 Barra de São Francisco – ES

CLASSIFICAÇÕO DE RISCO VERMELHO GESTOR Administração centralizada Desconhece a política Humanização e é contra Escolhido por critérios políticos Sem formação para exercer a função; Não ouve e nem negocia com os sujeitos do processo de trabalho(USUÁRIOS E TRABALHADORES) TRABALHADOR Seu único interesse é financeiro Não participa de capacitações e mudanças Critica qualquer forma de mudança Visão do usuário como recebedor de cuidados,sem direito a RECLAMAR. USUÁRIO Desconhece seus direitos e deveres dentro da instituição. Seu acesso a instituição de saúde é apenas para tratamento médico e medicamentoso Conhece apenas o tratamento hospitalar como forma de promoção de saúde Não Participa das discussões de saúde

CARTÃO AMARELO GESTOR Escolhido por critérios políticos. Tem formação acadêmica mas evita a negociação com os sujeitos envolvidos(usuários e trabalhadores). Conhece a política de humanização mas teme a mudança que esta pode gerar dentro da instituição. TRABALHADOR Identifica com instituição,mas não quer mudança na sua rotina de trabalho. Participa das capacitações com intuito de apenas reclamar. Só conhece seus direitos.Usa é abusa destes. USUÁRIO Conhece apenas seus direitos dentro da instituição e os usa para levar vantagem. Acha que a instituição deve atender a todos os seus desejos. Não tem limites.

CARTÃO AZUL GESTOR Tem formação acadêmica Negocia com trabalhadores e usuários Conhece e aprova a política de Humanização,mas por ser um cargo político tem limitações quanto a implantação deste na sua unidade TRABALHADOR Participa de capacitações e reuniões na instituição,sugere mudanças. Conhece seus direitos e deveres Gosta de ser ouvido,mas não de ouvir. Tem dificuldade de repassar seus conhecimentos adquiridos. USUÁRIOS Conhece seus direitos e deveres dentro da instituição. Anseia em participar das decisões dentro da instituição,mas não faz ( por falta de tempo) Gostaria de ajudar a unidade.

CARTÃO VERDE GESTOR Sua administração e baseada na negociação com usuários e trabalhadores. Tem capacidade gerencial para administra a unidade. Atende as reivindicações das categorias quando estas tem por finalidade a melhoria do serviço e o atendimento ao usuário. AVALIA TODAS AS PROPOSTAS E AS DISCUTE. Esta sempre reciclando.ABERTO A NOVAS MUDANÇAS. TRABALHADOR. Capacita e multiplica seus conhecimentos com seus colegas de trabalho. Enxerga o usuário como elemento fundamental no seu processo de trabalho. Opina e ajuda gerencia na administração da instituição.SUGERE MUDANÇAS. Zela pelo patrimônio e controle de bens de consumo. USUÁRIO Participa da Administração da instituição. Capacita para conhecer seus direitos e deveres. Reconhece o SUS como forma de prover sua saúde(preventiva e curativa). Elemento ativo no processo de construção da PNH.