10 de maio 2015 Região Energética Maraú Conceito / 10 de maio 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FINANCIAMENTO DE EMPRESAS DE ENERGIA LIMPA em CEARÁ
Advertisements

I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
FOGO.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Compromisso com a perspectiva participativa, envolvendo:
Personal Lines.
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
Prof. Antonio Carlos Guil
A ENGENHARIA NO PROJETO
Gestão Hospi alar Bernt Entschev Sugestão 1.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Universidade Federal Fluminense
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO DA ELETROBRAS
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
1º Congresso lusófono sobre Ambiente e Energia 20, 21 e 22 de Setembro Centro Congressos Estoril.
O Rio no Centro da Solução das Inovações em Energia e Sustentabilidade Rio, Capital da Energia Dezembro de 2009.
Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Equipe de Gestão.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
I Conferência sobre Planejamento Integrado de Recursos Energéticos – Região Oeste Paulista Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
PROJETO DE PESQUISA.
Logística Planejamento e Programação Logística
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Planejamento Estratégico
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Treinamento do SINERCOM
Planejamento Estratégico
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de comercialização de “retalho” Gestão de Energia em S.E.E.
Cap. 2 – Satisfação, valor e retenção do cliente
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Ana Paula Pinto Carvalho Christiano Alexandre Riboli
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
do Processo de Administração
Gestão da Tecnologia da Informação
“(…) um pouco por todo o lado, governos e empresas apostam nas suas próprias medidas de desenvolvimento sustentável, principalmente no sector das energias.
DESIGN CONSCIENTE Projetos de design inscritos ou não nas demais categorias com visão e impacto social e/ou sustentável. Marca: (Inserir o nome da marca.
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
Governança Corporativa
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
PLANO DE LOGÍSTICA MAIS SUSTENTÁVEL
“50 PARCERIAS MUNICIPAIS PARA O CLIMA” – 4 ª FASE Convênio de Cooperação entre Município de POMERODE/SC – BRASIL e GREIFSWALD/MV - ALEMANHA.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CURITIBA, 06 NOVEMBRO DE 2015.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
PROGRAMA ERA VALE DO PIRANGA MINAS GERAIS O consorciamento como ferramenta de alavancagem de projetos energéticos em municípios rurais.
Energia Eólica Junho / 2016.
Transcrição da apresentação:

10 de maio 2015 Região Energética Maraú Conceito / 10 de maio 2015

10 de maio Região Energética: ideia geral Gastos com energia em Maraú Valor agregado na região Drenagem para o Brasil Drenagem para o mundo Lucro para a região Maior produção regional Menos gastos Benefícios adicionais: Imagem da região Formação de profissionais

10 de maio 2015 Maraú é a primeira Região Energética do Brasil. Ela é um modelo para a combinação da eficiência energética e de energias renováveis com o desenvolvimento da região. Por isso a região  reduz consequentemente o aumento de consumo de energia,  desenvolve a produção de energias renováveis e  aumenta assim a produção de valor agregado na região. 3 Região Energética Maraú: metas

10 de maio Procedimento geral Viabilidade Fase Piloto Fase Extensão Fase Operação Estabelecimento da organização definitiva 2º Etapa Realização Planejamento detalhado de projetos médio/longo prazo Relacionamento com novos parceiros Consolidação/extensão da base financeira Comunicação e marketing Contato com demais regiões Encerramento projetos curto prazo Início realizações dos projetos longo prazo Planejamento e realização novos projetos Consolidação/extensão da base de financiamento Avaliação permanente das experiências Colaboração com outras regiões Comunicação e marketing Definição Potenciais Definição Projetos 1º Etapa Realização Definição da forma organizacional e parceiros centrais Organização dos financiamentos futuros Comunicação

10 de maio Projetos Energias renováveis Combustíveis Eficiência energética Construção sustentável Resíduos Projeto piloto Escola rio do céu Otimização do sistema atual Energia solar PV Aquecimento solar SIN Áreas sem rede Transporte marítimo Transporte terrestre Mobilidade Elétrica Redução de perdas de energia Uso de sistemas mais eficientes Região energética Maraú: Projetos na fase piloto Pousadas do Sol Lanchas do Sol Empresas eficientes Energia do lixo Energia eólica Sistemas isolados Bicicletas e carros elétricos Áreas de atuaçãoTecnologias/medidas

10 de maio 2015 Organização EmpresasCrowd funding Região Energética Maraú Mercado de projetos sustentáveis Fundações Adm. públicas Mercado de carbono Prefeitura de Maraú Serviços terceirizados..... EmpresasONG Equipe executiva: Joyce Maison, Flávio Hauser Claudio Falcão Participante Conselho diretor Prefeitura/EstadoSetor energéticoSetor turístico.... Mercado de serviços e produtos CO 2 Oportunidades Projetos $$ Convênio de cooperação