1Profa. Silvia Mara Bertani. A ética empresarial é o ramo da ética ligado às empresas. É a forma moralmente correta com que as empresas interagem com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÉTICA NOS NEGÓCIOS PROF. LÍVIO GIOSA Apresentação do Palestrante
Advertisements

ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Responsabilidade Profissional
Qualidade Total.
ÉTICA PROFISSIONAL.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Responsabilidade Social
DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - DIAD
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Um foco na Ética.
Responsabilidade Social nas Empresas
Comportamento Organizacional
ÉTICA.
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ética profissional e aspectos legais
Técnicas de Negociação Ética em Negociações – PARTE II
Atualidades Entrevista de emprego.
COMPORTAMENTO ÉTICO.
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
CONCURSO DA CAIXA Curso Sólon Concursos
1 A administração fiscal canadense e suas relações com a sociedade civil Yvon L. Caron Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá.
Uma Visão para Empresas de TI
As origens dos problemas de comunicação
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
Importância e objetivos da formalização dos Valores
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
Ética Profissional em Administração
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Comportamento Ético Equipe: Edilene Cordeiro Eulalia Reis
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Ética nas Relações Empresariais
ÉTICA NA TOMADA DE DECISÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Organização Empresarial
Administração de Recursos Humanos II
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 4
NOÇÕES DE ÉTICA.
Ética e Responsabilidade Social
Código de Ética dos TILS
A Ética em Vendas A Ética é o estudo dos costumes considerados moralmente certos e errados. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias. Isso.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Empreendedorismo.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Ética e Contabilidade.
Um foco na Ética.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
ETICA PROFISSIONAL – AULA 1
DADOS São os fatos em sua forma primária; Tipos: Dados Alfanuméricos;
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Qualidade e a ISO 9001.
CÓDIGO DE ÉTICA Prof. Ms. João Batista Franco Borges.
 Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o autodesenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA EU 29 ANOS, 15 DIAS, TANTOS MINUTO, SEGUNDOS....
Ética e Responsabilidade Social Empresarial
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Competências básicas para o sucesso profissional..
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
Relembrando: A liderança depende da:
Transcrição da apresentação:

1Profa. Silvia Mara Bertani

A ética empresarial é o ramo da ética ligado às empresas. É a forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente. É a teoria da ação justa e moral A ética também tem como função descobrir as concepções dominantes da moralidade. 2Profa. Silvia Mara Bertani

O núcleo fundamental é a análise da experiência moral Experiência moral = consciência moral, dever, responsabilidade, decisão) e E dos tipos de ação que correspondem aos diversos valores particulares (ética do trabalho, da intenção, da responsabilidade, do êxito) 3Profa. Silvia Mara Bertani

A ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva A ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, seja ela pública ou privada. 4Profa. Silvia Mara Bertani

A ética empresarial na empresa fortalece uma empresa melhora reputação causa impacto positivo promove o crescimento favorece a sociedade, os fornecedores, clientes, funcionários, sócios e o governo. Benefícios da ética empresarial Ser reconhecida e valorizada pelo cliente Estabelece relação de confiança. A satisfação e a confiança origina lucro 5Profa. Silvia Mara Bertani

A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental. 6Profa. Silvia Mara Bertani

7

8

O que é agir corretamente? não é só uma questão de consciência. É fundamental para uma carreira longa e respeitada. Ser ético é fundamental. as organizações estão adotando o hábito de checar o passado dos candidatos É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. 9Profa. Silvia Mara Bertani

Valores fundamentais ser honesto em qualquer situação ter coragem para assumir decisões ser tolerante e flexível ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente. 10Profa. Silvia Mara Bertani

Não fazer o que não possa assumir em público. Avaliar os valores da empresa. Trabalhar com base em fatos. Não julgar baseando-se em suposições. Avaliar riscos de cada decisão Saiber ouvir. Trabalhe bem com os temas polêmicos Evite rivalidades. Nunca se esqueça que ninguém negocia com empresas, mas com as pessoas das empresas. 11Profa. Silvia Mara Bertani

O caráter da empresa é o caráter que seus empregados têm. Evitar clientelismos, privilégios Assegurar que as informações sejam claras, completas, transparentes e bem recebidas pelo outro. Planejar ausências no ambiente de trabalho Demonstrar interesse pelo próprio desenvolvimento Ser pontual em termos do horário de trabalho. 12Profa. Silvia Mara Bertani

Observar políticas, normas e procedimentos. Zelar pelo bom nome da empresa. Comunicar, relacionar e agir de forma irrepreensivel Ser participativo,. Zelar pelo bom nome dos colegas. Nada de fofocas Não se omitir. Informações confidenciais não devem sair da empresa. 13Profa. Silvia Mara Bertani