Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
NOVA ANDRADINA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Interação com os Alunos
Fundamentos de Educação a Distância
Programa aluno pesquisador
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
A Canoa Texto Paulo Freire.
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado
Ivoti.
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
OS QUATRO COMPROMISSOS
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Quando falamos em aprender...
O Uso Pedagógico do Blog
Trabalho em Grupo Profª. Ana Paula e Prof. Robson Professores Coordenadores de Matemática do Núcleo Pedagógico de Itu.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Resenha Produção de texto.
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Atividades.
Experiências das Três Leis de Newton
Não Há Docência sem Discência
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EDUCAÇÃO E SAÚDE lll ADRIANA PETTER A palestra PROFESSOR: Fábio Cristiano Muller Curso: Auxiliar em Saúde Bucal PORTO ALEGRE 2013.
MOVIMENTO PESTALOZZIANO
Formação Dialógica do Professorado. Definição O que é 1.Aproximar professores do saber científico na área da educação, garantindo o acesso às fontes originais.
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÕES.
Metodologia de projetos
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Inovações tecnológicas
BOM DIA! Ontem conversando com uma pessoa querida, a conversa estava divina, até que ela começou a fazer comentários,
Professor(es) Apresentador(es):
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Gestão Estratégica de Negócios
Educação Financeira para crianças e Jovens
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Transcrição da apresentação:

Interação: ensinando e aprendendo na CdP

Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar, chamamos de CdP. A primeira delas é que a aprendizagem acontece de forma horizontal, ou seja, não há a presença de um professor que detém todo o saber e o transmite aos alunos. Partimos do princípio de que todos têm algo a ensinar e a aprender!

A segunda é que acreditamos que a construção de novas formas de cuidado em saúde deve partir das experiências reais de cada um de vocês: seja na assistência, na gestão ou no ensino. Por isso, a cada vez que vocês compartilham algo sobre as suas experiências e conhecimentos, estão contribuindo para a aprendizagem de todo o grupo e para a construção de um SUS melhor!

Mas não é só isso! P ara aprenderem ainda mais é importante que uma interação aconteça entre vocês!

Por interação, entendemos uma conversa: um de vocês fala, o outro questiona, um terceiro complementa. O primeiro discorda, e expõe os seus argumentos. E assim a conversa vai fluindo, como se vocês estivessem conversando pessoalmente. Se apenas respondemos ao que foi perguntado ou manifestamos a nossa opinião, não estamos interagindo com os demais, não é mesmo?

A Luzimar leu o comentário do Israel, refletiu sobre o que ele disse, e escreveu as suas impressões dialogando com ele. A Luzimar usou esse recurso para responder ao comentário.

Outro exemplo de interação aconteceu aqui. A Luciana e a Josiane refletiram sobre o comentário da Eneida e responderam à ela.

Mais um exemplo de interação e cooperação aqui. A Cristina viu o comentário da Adriana e aproveitou para tirar algumas dúvidas sobre os cursos. E a Adriana prontamente respondeu :)

Mais uma interação bem interessante. A Adriana mudou o seu paradigma sobre as redes sociais. A Josiane leu o seu comentário e também fez uma reflexão. É a aprendizagem acontecendo de forma colaborativa!

Na interação e na conversa é que aprofundamos as temáticas e refletimos sobre as opiniões dos outros e mesmo sobre as nossas próprias crenças e convicções. Além disso, quem lê toda a conversa aprende muito também!

E então, vamos começar?