Por alunos da turma 31 – Ensino Médio e orientação das professoras Luciana Bonafin, Juceli Fátima de Goes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
Renaturalização de cursos d’água
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
zVamos cuidar do BRASIL.
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
Gestão Ambiental Aplicada
A importância da Mata Ciliar
RETRATAÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
PAISAGENS, ESPAÇO GEOGRÁFICO E TRABALHO
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
4º Ano Professora Alessandra Stock
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
Profª: Cristiane M. Zanini
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS
Escola : E.E. Dona Consuelo
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
Cristiane Liberali Dalva Gugeler Malú Rocha Samara de Matos
Agroecologia.
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
Responsabilidade Socioambiental
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
Tecnologias na Educação
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
O Espaço Geográfico Rural
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Tipo de actividades Passeios pedestres. Provas de orientação. Recolha de contos e histórias regionais. Descrição da paisagem (observação das características.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
EM QUE ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O PROJETO EDUQ SE APOIARÁ?
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

Por alunos da turma 31 – Ensino Médio e orientação das professoras Luciana Bonafin, Juceli Fátima de Goes

PROJETO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO  1. Tema: Retratação da Biodiversidade Local  2. Objetivo Geral: Resgatar a história ambiental da biodiversidade antes existente e compará-la com a atual para sensibilizar e conscientizar a população d a importância da conservação de ambientes naturais  3. Objetivos específicos: *Reflorestar com espécies nativas os locais desmatados; *Retratar por imagens visuais a biodiversidade local; *Resgatar o processo histórico ambiental; *Sensibilizar e conscientizar a população da importância da conservação de ambientes naturais;

 4. Justificativa Há várias décadas a questão ambiental vem sendo abordada na tentativa de elucidar sua importância para a existência do planeta. Porém, nos últimos anos, essa abordagem tornou-se muito mais intensa devido ao aumento das ações negativas provocadas pelo homem.Essas ações, infelizmente, provocaram e continuam provocando conseqüências desastrosas em nosso planeta. Diante disso, vimos a extrema necessidade de tentarmos ações que venham de encontro à sensibilização e, então, conscientização da necessidade de mantermos nossos ecossistemas intactos e restabelecer os agredidos. Devido a todos os problemas ambientais vistos e alguns também alguns vivenciados, achou-se de muita relevância abordar o tema em questão especificando a situação ambiental local numa analogia entre o antes e o depois em nosso município promovendo então a percepção e a participação da comunidade sobre as mudanças ocorridas.

 5. Material e Métodos Serão utilizadas máquinas fotográficas, filmadora, folders, cartazes, recurso sonoro, data- show, slides, maquetes. Serão realizados questionamentos, dos quais far-se-ão entrevistas filmadas com moradores mais antigos. Disso, produzir-se-á um documentário que será disponibilizado no local da escola. Também serão fotografados ambientes naturais do município, bem como, fotografias disponibilizadas pelos moradores mais antigos, para realizar uma exposição e após uma analogia histórica ambiental através de maquetes. Para finalizar, juntamente com a exposição de fotografias e de maquetes, será realizada uma breve exploração do trabalho com data- show e entrega dos folders.

6- Cronograma  6.1. Junho: ► produção do projeto ► questionários ► produção fotográfica e recolhimento de todos os moradores  6.2. Julho: ►entrevistas ► produção de documentários ► folders  6.3. Agosto: ► maquetes ►exposição fotográfica ►apresentação

7 – Avaliação  A avaliação será de forma contínua, de acordo com o envolvimento dos alunos, pela produção dos folders informativos, da produção das maquetes, da exposição das fotografias e da apresentação oral.  Este projeto está aberto a alterações de acordo com as necessidades.

ORIGEM DO NOME FAXINALZINHO  Os primeiros desbravadores foram Floriano Torres ( 1916 ), Vicente Laurino Fereira, Pedro Vicente Ferreira.  Região coberta de mato raso, exposta, de pequena extensão constituído, principalmente, de arbustos e capim;  Na década de 70 ocorreu a instalação de uma madeireira e do aumento das áreas de produção agrícola. Tempo depois, instalou-se duas olarias;  A emancipação se deu em 12 de maio de 1988 através da Lei nº

PRIMAVERA

RELATOS DE MORADORES ANTIGOS  ANTONIO MENEGHETTI: (mais de 50 anos) as estações eram mais definidas, e a quantidade de espécies da fauna e da flora que havia eram inúmeras: macucos, furão, baitaca, periquitos, zuril, sassafrás, anjico amarelo, timbó, pinheiros, canela amarela, uvaia, entre outros.  JUREMA FERREIRA: extração de madeira, formação de lavouras, criação de gado;  JURACI FERREIRA CORDEIRO, ARTIDOR FERREIRA E JOSÉ CLAUDECIR BARBOSA: relataram mais informações referentes ao desenvolvimento econômico

Espécies que via-se com frequência na região  FAUNA: jacutinga, cutia, tamanduás, serelepe, furão, bugio, veado pardo, lobo- guará, irara, surubi, mandi, tateto, pedreiro, zuril, prapitinga, mussum,...  FLORA: angicos, grápia, cedro, tarumã, batinga, guavijuzeiro, guajuvira, caroba, ipês, canelas, uvaia, ingazeiro, bugreiro, pinheiro, bracatinga,...

MACUCO

Atualmente, a paisagem que mais se enxerga ao visitar o município é de lavouras e campos devido criação de gado. Embora ainda há pessoas continuam retirando madeira e caçando ilegalmente, já se percebe que há um cuidado maior em relação a isso, até por que, muitas multas já foram aplicadas. A Escola, pelo Coletivo Educador, desenvolveu um projeto de reconstituição da mata ciliar do Lajeado Divisa que está sendo realizado em parceria com o Município. Este, vem desenvolvendo um trabalho de reconstituição arbórea em diversas áreas do mesmo. Infelizmente o cuidado com o ambiente está se fazendo mais por questões legais do que por questões de conscientização e percepção de sua importância para a existência e permanência da vida.

Manutenção da biodiversidade local e seus benefícios  Biodiversidade refere-se a grande quantidade e variedade de espécies de seres vivos existentes em nosso planeta;  Ela ajuda o planeta a se manter ativo, funcional, ou seja, ajuda o planeta a se manter vivo;  Por causa da biodiversidade é que há diferentes tipos de alimentos para todo e qualquer tipo de ser vivo;  É por causa da biodiversidade que os ciclos da água, do oxigênio, do carbono, do nitrogênio, do solo e o ciclo da vida acontecem;  Ela é a base da saúde do planeta;  Traz benefícios econômicos, paisagísticos, industriais, sociais, medicinais e culturais;

Como posso colaborar com a biodiversidade  Promovendo a preservação da fauna e flora através do plantio de espécies nativas, pela manutenção e reconstituição das matas ciliares, proteção de espécies ameaçadas,...  Não maltratar as espécies de fauna e flora;  Diminuindo a produção de lixo e utilizando um modo adequado de separação e uso do mesmo;  Promovendo a manutenção e preservação dos recursos hídricos;  Ter bom senso ao usar agrotóxicos, moderando sua utilização e promovendo um destino adequado às embalagens dos mesmos;  Promover o uso sustentável dos recursos naturais;  Promover a retirada de madeira apenas licenciada fazendo uso de madeiras certificadas;

Pelos alunos do 3 ano do Ensino Médio

bromélia

uvaia

primavera