EUDAT Link INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA DENDRO COM A REDE DE GESTÃO DE DADOS EUROPEIA EUDAT Fábio Filipe Jesus da Silva Orientadora: Maria Cristina de Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Advertisements

Os projetos.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
O IBICT e a Open Archives Initiative
Aplicações de Ontologias no Ambiente Empresarial
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Ontologias para Melhorar Precisão e Cobertura de Buscas na Web
PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque.
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
WonderFly Project Sistemas de Engenharia – Automação e Instrumentação.
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de.
Felipe Moreira Reis Lapenda Disciplina de Segurança de Redes
Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Sistema de monitorização e controlo baseado em módulos Zigbee
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Gestão de recursos humanos Trabalhos realizado por: Daniel Sabino Tiago Carrasquinha.
Modelo de Replicação para a Preservação e Interrogação de Dados Científicos Micael F. A. de PinhoOrientadora: Maria Cristina Ribeiro.
Digital Item Processing
TIC 10º ano de escolaridade
Projeto: Capacitação em GP
A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
CENTRAL DE PROJETOS PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. A Central de Projetos é um sistema que tem como objetivo o apoio ao Governo do Estado de Minas Gerais,
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
Fundação de Pesquisa de Ferrovias CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE FERROVIAS TECNOLOGIAS FERROVIÁRIAS Inovações Tecnológicas.
Paulo Nicola Núcleo de Investigação da APMCG Paulo Nicola Núcleo de Investigação da APMCG O P APEL DAS A SSOCIAÇÕES P ROFISSIONAIS NO A POIO E D ESENVOLVIMENTO.
VITAL 26 de Abril Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning Tecnologia de Imagens da VTLS para.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Tarântula-Sistema de Recolha de Documentos da Web Daniel Gomes, Mário Silva G rupo xldb-LASIGE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa O Tarântula.
O primeiro passo para a nuvem
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning O sistema desenvolvido no projecto PEARL, integrará uma experimentação prática onde os.
Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Infraestrutura laboratorial para experimentação remota Orientador Prof. José Manuel Martins Ferreira.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Conceitos fundamentais Modelos de estruturação da Gestão (parte 2) Arquitectura genérica.
Edu-blogs :: Temas :: Equipas TP - Aula 1. 2 Sumário Normas de utilização para o Edu-blog Temas para os Projectos Temas para os Seminários Formação das.
Luiz Felipe Oliveira – SUNMP/MPACL
Centro Hospitalar do Porto, EPE
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Sistemas de Informação
Ensino – Pesquisa – Extensão
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
Engenharia de Requisitos Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Agosto de 2012.
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
1PSL – UFLA - EspecializaçãoJunier Amorim – Eng. Computação Sistema Gerenciador de Componentes para Reuso - SGCR -
Repositórios, Padrões de Metadados e DublinCore 06/2015 autor: SocialDB Social Digital Library Laboratório L3P.
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
{ } SocialDB UFG / NGPTI / Laboratório L3P Arquitetura de Informação (Genérica) Sistema de Busca Sistema de Navegação Sistema de Organização Sistema de.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Integrated manager of navigation missions in autonomous cars Ivan Ferreira Nº
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Docente: Fernanda Policarpo Discente: João Pacheco, nº15398 Administração de.
Segurança de Rede Prof. Sales Filho Infra-estrutura de chaves públicas.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
O USO DE PADRÕES DE INTERCÂMBIO E DE ARQUIVOS ABERTOS PARA A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MUSICAIS BALLESTÉ, Adriana Olinto Laboratório Nacional de Computação.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

EUDAT Link INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA DENDRO COM A REDE DE GESTÃO DE DADOS EUROPEIA EUDAT Fábio Filipe Jesus da Silva Orientadora: Maria Cristina de Carvalho Alves Ribeiro Co-orientador: Ricardo Filipe Carvalho Amorim

Gestão de Dados de Investigação  Gestão dos dados de investigação ao longo do seu ciclo de vida  Criação  Documentação  Preservação  Partilha  Long Tail of Science : indivíduos e pequenos laboratórios sem grandes recursos 2

Fluxo Típico 3

Metadados Genéricos, como Dublin Core, METS ou MODS, definindo campos como autor, título, data, etc... De domínio, como EML (ecologia), KML (dados geográficos) ou CF (clima) 4

Problemas Associados Pouco conhecimento dos curators acerca do domínio específico Dados descritos de forma genérica e com pouca contextualização Maior probabilidade de perda de informação no futuro 5

Área Inicial Permitir a descrição pelos investigadores, conhecedores da informação Dados com descrição mais detalhada, usando metadados de domínio Maior probabilidade de preservação a longo prazo 6

Dendro Desenvolvida na FEUP Plataforma colaborativa Descritores de vários modelos de metadados Interface intuitiva com sugestões de descrição Utilização conjunta com LabTablet possível 7

LabTablet Caderno electrónico Descrição com metadados padrão Utiliza sensores para preencher alguns campos. E.g. coordenadas 8

Dendro Staging Area Sem visibilidade externa Dados devem seguir o seu curso em direcção a um repositório final 9

Repositórios Finais Como Pacote de Instalação  Devem ser instalados localmente  Mais personalizável  Maior controlo  Necessidade de infraestruturas  Custos associados, manutenção  E.g., DSpace, CKAN Como Serviço (SaaS)  Servidos remotamente, a partir de browser ou software próprio  Manutenção ao cargo de terceiros  Possível pagamento mensal pelo serviço  Menor controlo  E.g., FigShare, Zenodo, EUDAT 10

O Que Considerar Instalação local ou SaaS Possíveis custos Flexibilidade em termos de modelos metadados Cumprimento de normas 11

EUDAT Iniciativa pan-Europeia Rede distribuída pela Europa Arquitectura modular com diferentes funções Financiado pela UE ( Horizon 2020 ) SaaS Open-source Sem custos Recentemente, apelou às comunidades que testassem, integrassem e desenvolvessem os seus serviços ( Data Pilots ) 12

B2SHARE Módulo dirigido ao depósito e partilha de dados Possui alguns descritores de domínio Utiliza o protocolo internacional OAI-PMH para recolha de metadados 13

Integração Dendro- B2SHARE Módulo de integração Tornar processo total homogéneo e intuitivo para quem usa Cumprir possíveis protocols e padrões definidos Contacto directo com responsáveis do EUDAT e investigadores Programa inovador e com visibilidade Parceria estabelecida, visando dar apoio 14 pipe

Planeamento 15

Links úteis  EUDAT’s Call for Data Pilots:  Dendro: 16