A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise da influência da colonização na escolha dos topônimos Ciências Humanas/Linguagens e Artes Helena I. Schmid Bolsista do Programa Institucional de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise da influência da colonização na escolha dos topônimos Ciências Humanas/Linguagens e Artes Helena I. Schmid Bolsista do Programa Institucional de."— Transcrição da apresentação:

1 Análise da influência da colonização na escolha dos topônimos Ciências Humanas/Linguagens e Artes Helena I. Schmid Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Profa. Dra. Jussara Bittencourt de Sá Professora orientadora Introdução A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a presença da influência de diferentes etnias em topônimos, nome de lugares. Cabe destacar que a toponímia é uma vertente da ciência lingüística Onomástica, que estuda a origem e evolução dos nomes próprios de lugares. O vocábulo topônimo vem do grego Tópos (lugar) e Ónoma (nome). Consideramos aqui, o conceito básico entre nome e objeto, pensando na relação semântica entre o lugar e seu nome próprio. Já etnia deriva do grego ethnos, cujo significado é povo. A etnia representa assim a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos. Objetivos Optamos investigar dez municípios de Santa Catarina das Microrregiões da AMUREL e da AMREC. Procuramos destacar as microrregiões como arquipélagos culturais, em decorrência, principalmente, das diferentes etnias que formam sua população. Evidenciamos que a influência desse caldeamento cultural reflete-se em vários aspectos, a toponímia é um destes. Justificamos, assim, a relevância da pesquisa da toponímia, na medida em que enseja também análise da cultura e da identidade regional, estudo que, certamente, poderá contribuir com processo educativo. Metodologia Este estudo é qualitativo e, como abordagem metodológica, optamos pela pesquisa bibliográfica e de campo. Foram efetuadas pesquisas bibliográficas acerca da colonização de cada um dos dez (10) municípios investigados: Braço do Norte, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Laguna, Orleans, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão. É comum quando se faz uma viagem atravessando cidades de uma determinada região, encontrar nomes diferentes para designar esses locais, e até mesmo se deparar com nomes até então considerados sem sentido. Mesmo em nossa cidade, quando percorremos bairros e ruas, nem sempre entendemos o porquê de tal lugar ter tal nome. A pesquisa toponímica permite estreitar essa relação de sentido entre os indivíduos e os nomes próprios dos locais que os cercam. Para Maria Vicentina Dick (2002) o estudo dos topônimos é concebido não apenas na busca etimológica da palavra e no meio em que os designativos se encontram, mas no conhecimento do meio próximo ou vizinho, ultrapassando barreiras políticas. O nome do lugar é mais que um marco referencial, ele atinge outras dimensões culturais, aspectos étnicos e sociolingüísticos, para os quais nos voltamos. Não obstante, pensamos na dificuldade de se implantar esse pensamento como estudo didático dentro das salas de aula do Ensino Fundamental, a fim de que se possa fomentar em futuros estudiosos essa pesquisa a respeito da identidade local. Entendemos que esse conhecimento faz-se relevante para a compreensão da história e seus desdobramentos culturais na sociedade. Para tanto, com intuito de dar maior visibilidade e tornar instigante o tema desta pesquisa, foi criado e confeccionado, pelas pesquisadoras, material didático em formato de CD-ROM. Este apresenta efeitos sonoros, imagens, ilustrações e textos informativos sobre as origens dos nomes dos municípios da AMUREL e AMREC. Também constam projeções com desenhos de alguns conceitos geográficos pertinentes ao estudo dos topônimos urbanos. Resultados Material pedagógico em formato CD-ROM, para ser utilizado em escolas de Ensino Fundamental: Conclusões A história da humanidade vem mostrar que existem diversos modos e formas de conhecimento na esfera da cultura humana que podem ser articulados de várias maneiras, observamos que a toponímia pode ser um desses. Neste sentido, o estudo toponímico revela-se como forma de conhecimento e possui características próprias apresentando, assim, sua relevância peculiar na busca de compreensão e de sentidos para a pluridimensionalidade da existência humana. Destacamos, portanto, que o estudo toponímico pode implicar uma análise minuciosa ainda maior do que esta estabelecida. Embora, ainda em andamento, tentamos elucidar uma parte do que seria a motivação toponímica. O que levou o(s) designador (es) a escolher um nome e utilizá-lo como forma de marco referencial e o reflexo disso em nossa sociedade, em nossa identidade. Gostaríamos de registrar que, pelo viés da toponímia, nosso intuito com a elaboração do material didático é tanto o de fomentar a pesquisa dessa identidade local, regional nacional nas escolas de Ensino Fundamental, como também o de promover a integração e interação de diferentes disciplinas, contribuindo na formação de alunos conscientes do exercício pleno de sua cidadania. Bibliografia ALENCASTRO, Luiz Felipe.(Org.). História da Vida privada no Brasil - Império: a Corte e a modernidade nacional. Vol. 2. São Paulo: Cia das Letras, 1998. BITTENCOURT, Arary Cardozo. O menino de Oficinas. Tubarão: Ed. Copiart, 2008. BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz, 1983. CABRAL, Oswaldo Rodrigues, 1903 – 1978. História de Santa Catarina. 4 ed. – Florianópolis: Lunardelli, 1994. CARUSO, Mariléia Martins Leal. C. CARUSO, Raimundo. Imigrantes 1748 – 1900: viagens que Santa Catarina. Tubarão: Ed. Unisul, 2007. CARVALHINHOS, P. J. ; ANTUNES, A. M. Princípios teóricos de Onomástica. Toponímia e Antroponímia. O nome próprio. Cadernos do CNLF. Livro dos Minicursos. RJ: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguisticos, Rio de Janeiro, 2007. DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. O português do Brasil no período colonial. Cadernos do CNLF (CiFEFil), Rio de Janeiro, v. V, p. 133- 146, 2002. Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). FAUSTO, Boris (Org.). Fazer a América. São Paulo: EDUSP, 2000. PIAZZA, Walter Fernando. A colonização de Santa Catarina. 3 ed. – Florianópolis: Lunardelli, 1994. RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. VETTORETTI, Amadio. História de Tubarão: das origens ao século XX. Prefeitura municipal de Tubarão, 1992. Apoio Financeiro: Unisul


Carregar ppt "Análise da influência da colonização na escolha dos topônimos Ciências Humanas/Linguagens e Artes Helena I. Schmid Bolsista do Programa Institucional de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google