A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeiro Encontro de Pais 4º ao 9º ano ENSINO FUNDAMENTAL Março/2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeiro Encontro de Pais 4º ao 9º ano ENSINO FUNDAMENTAL Março/2016."— Transcrição da apresentação:

1 Primeiro Encontro de Pais 4º ao 9º ano ENSINO FUNDAMENTAL Março/2016

2

3 Com observância das competências e habilidades a serem adquiridas pelos nossos alunos, o trabalho pedagógico se torna cada vez mais significativo, problematizado e contextualizado pelos professores em suas práticas pedagógicas. O convênio com o SPE (apoio pedagógico, material didático, metodologia, Portal Positivo) favorece o processo ensino aprendizagem conforme a metodologia adotada pelo colégio. Para que haja a formação integral dos alunos é fundamental o apoio da família na organização das atividades escolares do filho e também no relacionamento entre a escola/profissionais.

4  Acompanhe de perto a vida escolar de seu filho:  Horário de atendimento individual com o professor;  Atendimento pela Supervisão;  E-mail (comunicação com supervisão);  As tarefas são diárias e a agenda é o elo entre família e escola. Visite a agenda de seu filho! Os pais devem assinar as anotações e bilhetes diariamente.

5 Atendimento Individual dos Professores Supervisão – 7h30min às 12h (diariamente); E-mail: colegio.supervisao@gmail.com Horário2 a FEIRA3 a FEIRA4 a FEIRA5 a FEIRA6 a FEIRA 7h15min  5º ano Prof. Mônica  4º ano Prof. Keli Matemática Prof. Sílvia 8h05min Espanhol Prof. Lidiane 4º ano Prof. Keli 8h55min Português/Redação Prof. Marcela Química-9º Prof. Rita Lidiane Ed. Física Prof. Valdinéia 10h00min 5º ano Prof. Mônica História Prof. Rosemari Geografia Prof. Fátima Ciências Prof. Mônica 10h50min Filosofia Prof. Elisa Arte Prof. Victor Hugo 11h40min Inglês Prof. Gustavo Física-9º Prof. César

6  Período de adaptação e diagnóstico (fevereiro);  Atendimento às solicitações feitas pelos responsáveis nas reuniões e conversas com a supervisão em 2015;  Aniversários – comemorações na última sexta- feira do mês;  Livros de literatura do 4º e 5º ano – entrega nos dias 7 e 8 de março, na biblioteca, das 10h às 11h;  Participação nos projetos e eventos do Ensino Fundamental I (Projeto PAZcoa Solidária; Coroação de Nossa Senhora*; Dia das Mães; Festa Junina, Dia dos Pais, Semana da Criança...)

7  Responsabilidade : Fazer as tarefas, pesquisas e trabalhos com paciência e capricho; o traçado da letra, o colorido, preenchimento do cabeçalho e recorte das margens é fundamental. A tarefa é exclusivamente do aluno.  Hábito e rotina de estudos : Matéria dada é matéria estudada. O acesso ao livro digital é importante para concretizar o aprendizado. Nunca deixar para estudar na véspera de atividades avaliativas.  Organização: Manter materiais em dia e preparar para aula do próximo dia é dever do aluno. Trazer fruta, barrinha de cereal e garrafa de água (4o e 5o ano).  Atenção nas aulas : participação, confiança, tirar dúvidas, comprometimento. Faça seu filho pensar: peça que conte como foi o seu dia, o que aprendeu, como é a tarefa de casa, quais os recados importantes…  Trabalhar em grupo : Saber ouvir, ponderar, refletir e escolher juntos a melhor solução. E preciso ter compromisso com os estudos e vencer os novos desafios!

8 “ Limite é o compromisso com o nosso melhor; é um conjunto de cuidados. É uma forma de educar em que as crianças são protegidas da vida e protegidas para uma vida saudável.” (Leo Fraiman)

9 Pontualidade na chegada (máximo de 5 min. de tolerância, após o início da aula); Não é permitida a entrada após o início do 2º horário (alunos do Ensino Fundamental II); Uso obrigatório do uniforme (Favor colocar o nome nos casacos...) Uniforme de Ed. Física : Meninos: short azul, camiseta de uniforme e tênis. Meninas: short azul (elanca), camiseta de uniforme e tênis; Uso obrigatório da camiseta do uniforme para entrar na escola em outro horário; Saídas antecipadas somente serão aceitas quando solicitadas pelos responsáveis por escrito. Evite marcar consultas e outras atividades em período de aulas.

10 É proibido o uso de celulares, MP4 ou equipamentos similares no período de aulas, sendo que o celular deve permanecer desligado, dentro da mochila do aluno. O uso da quadra, biblioteca e laboratório de informática (em outro turno) deve ser agendado com a Supervisão e os materiais para os trabalhos devem ser solicitados com antecedência. O aluno deve seguir o horário e trazer os materiais solicitados, evitando transtornos nas aulas e ligações p/ a família. O aluno do Ensino Fundamental II deve criar autonomia e ser o responsável pela organização de seus materiais escolares. Não trazer objetos de valor para escola, nem dinheiro em grande quantia.

11  Nos casos de indisciplina no ambiente escolar, as providências serão tomadas conforme o Regimento Escolar.  Atenção às atividades avaliativas recebidas pelos alunos! Todas devem ser verificadas e assinadas pelos responsáveis.  O uso da biblioteca “Professor João Cellet” é permitido ao aluno devidamente matriculado, para consultas e pesquisas, inclusive fora do horário de aula. Poderá também utilizar-se do acervo disponível, cumprindo com as regras próprias e arcando com as multas em caso de atraso e reposição de livros, quando danificados ou perdidos.  O lanche do aluno deve ser saudável, variado e nutritivo.  Bicicleta na escola: Permitida em casos necessários com autorização por escrito dos responsáveis.  Viagens planejadas: Acampamento Paiol Grande (4º, 5º e 6º ano) e Catavento – SP (7º, 8º e 9º )  Srs pais, Mantenham a escola informada sobre fatos que podem interferir na vida escolar de seu filho.

12

13 A cada bimestre Valor de cada bimestre : 100 pts Distribuição: Avaliação Contínua: 50 pts. - 20 pts para o Simulado (cada disciplina) - 30 pts (testes, trabalhos e pesquisas, participação e comportamento em sala de aula, tarefas, observação dos professores...) Avaliação bimestral: 50 pts. (Marcada pela supervisão) Atividade de Recuperação* (Prova substitutiva para o EF II): De acordo com o regimento escolar: “O aluno (EF II)poderá ter uma nova oportunidade de substituir a nota da prova bimestral quando: perder a avaliação bimestral ou não atingir pontuação satisfatória nas provas bimestrais realizadas” As atividades de recuperação no 4º e 5º ano acontecem de maneira diferenciada, através de atividades elaboradas pela professora conforme o desempenho do aluno e conversa com os responsáveis.

14 Para realização da prova substitutiva, não será necessário fazer requerimento da prova na secretaria, mas trazer justificativa por escrito para supervisão(em caso de ausência) ou marcar com o próprio professor (em caso de baixo desempenho); Os Simulados, Avaliações Bimestrais e Substitutivas são agendadas pela supervisão. Filosofia e Arte: A avaliação é feita através das atividades diárias (durante as aulas, tarefas e trabalhos). Em Filosofia há avaliação escrita, agendada na semana de provas. Filosofia: Educação preocupada com o pensar. Não tem como objetivo o estudo dos conteúdos históricos, mas apresentar aos alunos, a necessidade de criar um pensamento crítico e reflexivo, sustentada pelos filósofos. Sendo que pensar, questionar, refletir e criticar são atitudes fundamentais ao exercício de cidadania.

15 Atenção: Em caso de outras atividades avaliativas, a falta deve ser justificada com a supervisão e o aluno deve procurar o professor para combinar a data da atividade ou verificar o procedimento adotado por ele; Em dia de avaliações na 1ª aula, o aluno não poderá chegar para o 2º horário. Caso isso aconteça, ele realizará a avaliação substitutiva. Aluno pego em situação de consulta ilícita na Avaliação Bimestral, perderá o direito de realizar a Avaliação Substitutiva.

16  Será aprovado o aluno que obtiver média anual igual ou superior a 70 pts;  O aluno que não conseguir 70 pts em cada disciplina, deverá realizar o EXAME DE RECUPERACAO FINAL, após o encerramento do ano letivo.  Se a média dos 4 bimestres em determinada disciplina for abaixo de 40 pts, o aluno não terá direito ao Exame de Rec. Final. Alunos aprovados:

17

18  Júlia Eugênia Gonçalves - Formada em História pela Universidade Federal Fluminense, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica por EPSIBA – Buenos Aires e em Administração dos Sistemas Educacionais pela UFF/RJ; Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem pela OEI- Organização dos Estados Ibero-Americanos e em Inovação e Gestão da EAD pela USP; Mestra em Educação – área de concentração Psicopedagogia – pela UFF / RJ. Doutoranda em Filosofia pela Universidade de Leon, Espanha.

19

20

21

22

23

24


Carregar ppt "Primeiro Encontro de Pais 4º ao 9º ano ENSINO FUNDAMENTAL Março/2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google