A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Nacional do PCdoB CURSO INICIAÇÃO AO ESTUDO DO MARXISMO-LENINISMO Nível I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Nacional do PCdoB CURSO INICIAÇÃO AO ESTUDO DO MARXISMO-LENINISMO Nível I."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Nacional do PCdoB CURSO INICIAÇÃO AO ESTUDO DO MARXISMO-LENINISMO Nível I

2 Aula 5 CONCEPÇÃO, HISTÓRIA E LUTAS DO PARTIDO COMUNISTA

3 PARTE I Noções sobre partidos e o Partido Comunista

4 O que se entende por partido político? O que distingue o Partido Comunista de outros partidos?

5 Os partidos políticos modernos são a cristalização dos interesses de classes sociais.  As classes modernas, burguesia e proletariado, surgem no cenário político a partir das revoluções burguesas, com destaque à Revolução Francesa em 1789, quando a burguesia, já fortalecida economicamente, apóia-se no proletariado e nas massas camponesas como base social para a derrubada da monarquia.

6  O acúmulo de lutas do proletariado francês serviu de inspiração para Marx, daí ser o socialismo francês uma das três fontes do marxismo.

7 O Partido Comunista nasce na esteira das lutas e revoluções nacionais e democráticas européias de 1848, em que o proletariado moderno já demonstrava sua vitalidade política. Já não se tratava mais de um partido somente de defesa dos interesses dos trabalhadores e sim de um partido que luta para que o proletariado conquiste o poder do Estado.

8 A tarefa histórica do Partido Comunista foi expressa por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista: “... lutam eles (os comunistas) pela realização dos objetivos e interesses imediatos da classe operária, mas representam no movimento presente também o futuro deste movimento”.

9 A formatação deste Partido ganha novas luzes em Lênin, já sob o fenômeno mundial do imperialismo.  Primeiramente em Marx e depois em Lênin, o Partido Comunista é a fusão, a adaptação, do materialismo conseqüente à prática política.  A espontaneidade típica das primeiras lutas econômicas iniciadas no movimento cartista inglês do século XIX alia-se ao elemento consciente já nomeado e representado pelo Partido Comunista, pautado pela defesa dos interesses imediatos, porém entrelaçados com um projeto político de conquista e exercício do poder estatal.  Pelos interesses de longo alcance, o Partido Comunista se torna a vanguarda consciente do proletariado

10 Centralismo Democrático: Princípio Organizativo do Partido Comunista Em Lênin, o partido de novo tipo, preparado para a conquista do poder, é caracterizado por ser uma organização de classe unitária, com níveis de direção centralizados.  Este partido tem linha única de ação (não admite a existência de tendências internas), ou seja, debate entre sua militância a linha de ação imediata, porém atua com unidade de ação.

11 PARTE II Origem e sinopse histórica do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e sua atual concepção

12 E no Brasil, como surgiu e como se constituiu o Partido Comunista?

13 a) Fundação, objetivo e base teórica -O Partido Comunista do Brasil foi fundado no dia 25 de março de 1922, com a sigla PCB. -Constituiu-se, desde o início, como o partido de vanguarda do proletariado brasileiro. -Tem como objetivo estratégico a superação do capitalismo, a construção do socialismo como transição ao comunismo. -Sua base teórica é o marxismo-leninismo, com o qual interpreta a realidade brasileira e mundial.

14 b) Já na década de 30: -Formou e dirigiu a organização de cunho patriótico e democrático denominada de Aliança Nacional Libertadora (ALN). -Em 1935 parte para a insurreição armada. -É linha de frente das manifestações pela entrada do Brasil na II Guerra Mundial contra o Eixo. -Seu prestígio entre o povo foi materializado em grandes mobilizações de massa que levaram à eleição para a constituinte de 1946 de 14 deputados federais e um senador (Luís Carlos Prestes).

15 c) Segunda metade da década de 50 Surgem duas correntes no seio do movimento comunista internacional: - uma de cunho revisionista, capitaneada pelo então líder soviético Nikita Krushev; - e outra revolucionária. No Brasil esta divisão incide sobre contradições já existentes no âmbito do Partido que resultaram na sua reorganização ocorrida em 1962, episódio que garantiu sua continuidade revolucionária e adotou a sigla PCdoB.

16 d) No final da década de 60 e início da de 70 d) No final da década de 60 e início da de 70 Com a radicalização por parte do regime militar, o Guerrilha do Araguaia PCdoB empreende a mais importante ação de resistência armada ao regime, a Guerrilha do Araguaia.

17 Duas décadas de legalidade 1) Na fase final da ditadura, o Partido participa ativamente das grandes jornadas que levaram à redemocratização do país: - Anistia, - Diretas Já, - Eleição de Tancredo Neves - Constituinte. - Conquista da legalidade 2) É força decisiva na formação da frente popular, nas eleições de 1989.

18 3) Reafirma o socialismo em bases novas como seu objetivo estratégico em seu 8º Congresso de 1992, realizado em meio às tempestades contra-revolucionárias e do fim da URSS. Neste Congresso de enorme relevância, o Partido sistematiza ensinamentos do colapso soviético: -não há modelo único de socialismo; -não há passagem direta do capitalismo ao socialismo; -e o abandono da idéia da revolução em duas etapas.

19 Parte para o desafio de melhor compreender a realidade e a formação social brasileira. Deste movimento interno nasce, no processo de sua VIII Conferência Nacional (1995), o Programa Socialista, que apresenta uma proposta de socialismo renovado. O Programa refere-se à etapa inicial de transição do capitalismo ao socialismo.

20 4) Na década de 90 o PCdoB é força destacada na resistência ao neoliberalismo. - No plano da luta política concreta elabora a idéia da construção de uma ampla frente antineoliberal. - Esta frente é composta para as eleições de 2002 que, sob a liderança de Lula, vence o pleito. - O PCdoB se destaca nesta frente e pela primeira vez na história da República compõe o primeiro escalão do governo central.

21 5) As lições de 20 anos de legalidade e os desdobramentos da luta política em curso demandam um PCdoB mais forte e influente nas diversas dimensões da luta de classes: - na luta política, - nos movimentos sociais, - na luta de idéias...

22  Exigem um Partido Renovado (conforme Resoluções do 11º Congresso): - Que preserve os princípios historicamente forjados, se modernize e se capacite para os desafios do tempo histórico atual. - Inserido e influente nas lutas mais gerais do proletariado brasileiro e na luta pela consecução de um novo projeto nacional, ao mesmo tempo atuante nas lutas em defesa da paz e contra o imperialismo. - Que se apresente com as marcas de um partido proletário, patriótico e internacionalista.

23 PARTE III A tática e a estratégia do Partido

24 Noções de tática e estratégia No decorrer da luta de classes, em especial a partir do período histórico em que a dinâmica da sociedade é regida pelo confronto entre burguesia e proletariado, sistematizam-se em teoria os princípios e indicações que orientam a luta pela conquista e preservação do poder. A isso se relacionam os conceitos de tática e estratégia

25 a) A estratégia  Indica o objetivo maior a ser alcançado pelo movimento revolucionário num determinado período histórico.  Indica a direção e o horizonte da luta.  Sua essência é a conquista da hegemonia – cujo ápice é a conquista do poder político, que por sua vez só é possível via várias táticas, sobretudo no momento decisivo.  Por sua natureza, a estratégia é relativamente fixa por um largo período de tempo.

26 a) A tática  Deriva da estratégia e a ela serve, sendo o elemento decisivo para o partido de vanguarda.  Através dela se vincula a vanguarda às massas, colocando-se em movimento milhões em luta por conquistas parciais, cujas vitórias acumulam forças para se alcançar a estratégia.  A tática justa é chave para a união e coesão da força revolucionária.

27  O elemento basilar da tática é a correlação de forças, que deriva ofensiva e defensiva, ampliação e radicalização etc.  A tática é dinâmica e suscetível de atualizações freqüentes, pois a realidade política está em constante mudança.

28 Como se manifestam, na política atual do PCdoB, as definições táticas e estratégicas?

29 A tática atual e a luta pelo socialismo no Brasil. O Programa Socialista do PCdoB. - A derrota política das forças conservadoras em 2002 coroou com êxito a tática anterior do Partido centrada na luta pela derrota das forças de sustentação política do projeto neoliberal no Brasil. -A vitória de Lula representou a ascensão de forças novas e avançadas no governo da República. -Isso exigiu uma nova tática aprovada na 9º Conferência Nacional do PCdoB, em 2002, que vislumbrou uma transição branda, limitada e contraditória..

30 “Buscar o êxito do governo Lula na consecução de um projeto democrático, nacional- desenvolvimentista” é a diretriz que passou a reger a ação política do Partido. Ao mesmo tempo, o Partido analisou-o como um governo regido por duas tendências contraditórias: mudança e continuísmo.

31 A alternativa ao neoliberalismo - Um novo projeto nacional de desenvolvimento com emprego e distribuição de renda, assentado da democracia e na soberania. - O PCdoB participa ativamente da luta pela superação do neoliberalismo em nosso país como forma de aproximação ao nosso objetivo maior, o socialismo. - Para tanto persiste no objetivo de construir um partido leninista moderno, com capacidade política para disputar e conquistar a hegemonia entre as forças políticas avançadas do país.

32 O Programa Socialista para o Brasil: a nossa formulação estratégica - É produto das reflexões teóricas e políticas de natureza crítica e autocrítica do primeiro ciclo de experiências socialistas. - Compreende a primeira fase da transição do capitalismo ao socialismo em nossa pátria. - Consubstancia-se numa proposta de socialismo renovado, enriquecido e rejuvenescido com as lições aprendidas no século XX. - Procura saídas criativas contra o dogmatismo e as concepções errôneas de modelo único. - Foi elaborado segundo a realidade econômica, social e cultural do Brasil e seu povo.


Carregar ppt "Escola Nacional do PCdoB CURSO INICIAÇÃO AO ESTUDO DO MARXISMO-LENINISMO Nível I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google