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TCE-MA1946-2012 66 ANOS WWW.TCE.MA.GOV.BR. TÓPICOS 1. Linha do Tempo – Marcos importantes 2. Metodologia utilizada na formulação do PE 2.1 Etapas do trabalho.

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1 TCE-MA1946-2012 66 ANOS WWW.TCE.MA.GOV.BR

2 TÓPICOS 1. Linha do Tempo – Marcos importantes 2. Metodologia utilizada na formulação do PE 2.1 Etapas do trabalho 2.2 Sistemática de Monitoramento e Avaliação 2.3 Mapa Estratégico do TCE 3. Desdobramento da estratégia – exemplos 4. Modelo adotado no TCE-MA versus Sistema Channel 5. Considerações e sugestões

3 JUL-11AGO-11SET-11OUT-11NOV-11 DEZ-11 1. Início Consultoria para atender metas 2.4 e 2.6 Linha do Tempo – marcos importantes 5. Treinamento Básico no Channel 6. Construção da Visão Estratégica 2. Assinatura de TC IRB – TCE/MA - Channel 3. Construção da Visão Diagnóstica JAN-12FEV-12MAR-12ABR-12MAI-12 JUN-12 12. Sistema de Monitoramento e Avaliação 9. Assinatura do Contrato de Manutenção com a JExperts 10. Construção da Visão Gerencial (desdobramento) 8. Cadastro da Visão Estratégica no Channel 11 Cadastro dos Planos Gerenciais no Channel 7. Homologação das Diretrizes Estratégicas pelo Pleno 13. Seminário de Divulgação do Plano Estratégico 4. Seminário de Lançamento do Programa de Gestão Estratégica

4 Metodologia BSC aplicada na formulação do Plano Estratégico do TCE-MA

5 VISÃO GERENCIAL VISÃO ESTRATÉGICA Objetivos Estratégicos Indicadores Estratégicos Iniciativas Estratégicas Sistemática de Monitoramento e Avaliação dos Resultados Mapa Estratégico Corporativo SISTEMA DE INDICADORES Mapa Gerencial Mapa Gerencial Mapa Gerencial Visão de Futuro Diretrizes Estratégicas Missão Análise do Ambiente Interno Análise do Ambiente Externo Estudo de Cenários VISÃO DIAGNÓSTICA

6 Sistemática de Monitoramento e Avaliação Monitoramento dos Mapas Gerenciais Consolidação das informações gerenciais Monitoramento do Mapa Estratégico Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico Comissão Permanente de M&AComitê de Planejamento Deliberações Divulgação Comissão P. de M&A + Ascom 54321 MensalSemestralBianual Instrumentos de Monitoramento  Quadro de Evolução dos Indicadores  Mapas Gerenciais  Planos de Ação Instrumentos de Avaliação  Relatório de Progresso da Área  Relatório de Progresso Consolidado  Termo de Compromisso  Relatório de Resultados (bianual) RPA Relatório de Progresso da Área RPC Relatório de Progresso Consolidado TrimestralAnual

7 Sociedade Processos Internos Aprendizagem e Crescimento Recursos Estratégicos 9. Aprimorar a gestão da comunicação interna e externa 2. Estimular o controle social 10. Aperfeiçoar a gestão operacional das atividades finalísticas 3. Ampliar o acesso da Sociedade ao TCE VISÃO DE FUTURO Ser reconhecido pela sociedade como órgão de controle externo eficiente na fiscalização dos recursos e no aperfeiçoamento da gestão pública VISÃO DE FUTURO Ser reconhecido pela sociedade como órgão de controle externo eficiente na fiscalização dos recursos e no aperfeiçoamento da gestão pública MISSÃO Exercer o controle externo e orientar a gestão pública em benefício da sociedade MISSÃO Exercer o controle externo e orientar a gestão pública em benefício da sociedade 4. Contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública 5. Ampliar o acesso dos Jurisdicionados (informação, conhecimento). 6. Aperfeiçoar as relações com os Órgãos da Rede de Controle 13. Implementar Modelo de gestão de pessoas por competências 8. Fortalecer a imagem do TCE 7. Ampliar os serviços orientação aos jurisdicionados para o aperfeiçoamento da gestão pública 1. Contribuir para a efetividade das Políticas Públicas 14. Implementar a gestão do conhecimento 15. Aprimorar o modelo de Gestão 16. Aprimorar a Gestão de TI Cliente MAPA ESTRATÉGICO DO TCE-MA 2012/2016 Valores para a Sociedade Credibilidade Transparência Ética Moralidade 11. Buscar a excelência da fiscalização 12. Ampliar a transparência das ações do TCE e as informações dos Jurisdicionados 17. Aperfeiçoar o ambiente de trabalho 18. Fortalecer o MPC

8 MAPA ESTRATÉGICO DO TCE-MA NO CHANNEL

9 EXEMPLO DE MAPA GERENCIAL : UNERH – UNIDADE EXECUTIVA DE RECURSOS HUMANOS Desdobramento da Estratégia do TCE/MA Visão Gerencial

10 Aprendizagem e Crescimento Processos Internos Clientes UNERH – UNIDADE EXECUTIVA DE RECURSOS HUMANOS Missão do TCE/MA Exercer o controle externo e orientar a gestão pública em benefício da sociedade 13.Implementar Modelo de Gestão de Pessoas por Competências Objetivos do TCE-MA 7. Ampliar os serviços de orientação aos jurisdicionados para o aperfeiçoamento da gestão pública 14.Implementar a Gestão do Conhecimento 17.Aperfeiçoar o ambiente de trabalho 15. Aprimorar o modelo de Gestão Recursos Estratégicos 3.MELHORAR A CELERIDADE E O ACESSO AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 4.MELHORAR A IMAGEM INTERNA DO TCE 1.PROMOVER GESTÃO DO CONHECIMENTO 5.IMPLEMENTAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS SERVIDORES DA UNERH 6.MELHORAR OS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA GESTÃO DE PESSOAS Visão de Futuro do TCE/MA Ser reconhecido pela sociedade como órgão de controle externo eficiente na fiscalização dos recursos e no aperfeiçoamento da gestão pública Valores para a Sociedade Credibilidade Transparência Ética Moralidade 2.IMPLEMENTAR AS POLITICAS DE GESTÃO DE PESSOAS 9. Aprimorar a gestão da comunicação interna e externa

11 EXEMPLO DE MAPA GERENCIAL : UTEFI – UNIDADE TÉCNICA DE FISCALIZAÇÃO Desdobramento da Estratégia do TCE/MA na Prática

12 Aprendizagem e Crescimento Processos Internos Clientes UTEFI – UNIDADE TÉCNICA DE FISCALIZAÇÃO Missão do TCE/MA Exercer o controle externo e orientar a gestão pública em benefício da sociedade Objetivos do TCE-MA Recursos Estratégicos 7.IMPLEMENTAR PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS TÉCNICOS Visão de Futuro do TCE/MA Ser reconhecido pela sociedade como órgão de controle externo eficiente na fiscalização dos recursos e no aperfeiçoamento da gestão pública Valores para a Sociedade Credibilidade Transparência Ética Moralidade 1.ATENDER TEMPESTIVAMENTE AOS PEDIDOS DE FISCALIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA 2.IMPLEMENTAR AUDITORIA OPERACIONAL 5.REDUZIR O ESTOQUE DE PROCESSOS 3.ANALISAR, NO PERÍODO DE ABRIL A OUTUBRO, AS CONTAS DE GESTORES DENTRO DO MESMO EXERCICIO EM QUE FOI ENTREGUE 4.IMPLEMENTAR O PROCESSO ELETRÔNICO DE ANÁLISE DE CONTAS 17. Aperfeiçoar o ambiente de trabalho 6.INTENSIFICAR A FISCALIZAÇÃO IN LOCO 8.IMPLEMENTAR PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA UNIDADE. 13.Implementar Modelo de Gestão de Pessoas por Competências 1. Contribuir para a efetividade das Políticas Públicas 10. Aperfeiçoar a gestão operacional das atividades finalísticas 11. Buscar a excelência da fiscalização

13 Adequação do modelo BSC adotado pelo TCE-MA versus padrão Channel Modelo TCE-MA x Modelo Channel

14 Objetivos Estratégicos (OE) Iniciativas EstratégicasIndicadores EstratégicosObjetivos Gerenciais (OG)Planos de Ação e suas atividadesIndicadores GerenciaisPlano GerencialAção/ ProjetoAtividades/ Tarefas Plano Estratégico (PE) Planos Gerenciais (PG) (PG) Incluir Objetivo EstratégicoAssociar Iniciativa ao ObjetivoCadastrar Indicador/ Associar ao OEObjetivos Gerencial como OEAções como iniciativasCadastrar Indicador/ Associar ao OGCadastro como ProjetoCadastro como subprojetoAtividade/ Tarefa em Subprojetos Módulo BSC e Indicadores Módulo BSC e Indicadores MÓDULO PROJETOS Modelo BSC adotado na construção do Plano Estratégico do TCE Padrão BSC de cadastramento utilizado pelo Channel Ciclo? Novo PE? Atividades? Medição? Desdobra Associa

15 Considerações sobre o funcionamento do Channel ITEMCONSIDERAÇÕESSUGESTÕES Painel de ControleSituações em que o relógio não apresenta o resultado já medido. Painel deveria mostrar o valor medido em tempo real. Relatórios do BSCAlguns relatórios não apresentam formato de impressão. Personalização limitada. Incluir opção de impressão. Houve melhoria na personalização. TutoriaisOs tutoriais não tratam de todas as funcionalidades. Atualizações dos tutoriais mais freqüentes. Suporte da EmpresaDemora na solução de bugs e problemas específicos que aumentam o grau de risco. Priorização e celeridade na solução de problemas críticos. Cadastro de planos de área – mapas gerenciais A característica do sistema não segue a lógica de desdobramentos por área. Efetuar melhorias para se ajustar à metodologia. Impacto das ações na estratégia O sistema não prevê a causalidade entre OG e OE. A contribuição das áreas para os OE´s não é visualizado nem aferido. Melhoria realizada. Numa das últimas versões foi implementado o “Objetivo de Área”. Ações que não tem a dimensão de projeto Não é característica do sistema permitir o desdobramento das ações (iniciativas) no módulo BSC. Em caso de detalhamento da ação tem que usar o módulo de projetos. Melhoria: adicionar um nível a mais na iniciativa (ação). Permitir personalizar labels etc. Operação do sistemaAcesso a uma tela por vez.Permitir abrir múltiplas abas. Link 1,2,3,4 Link 1,2,3,4 Link 1,2,3,4 Link 1,2,3,4 Link 4 Link 4 Link 4 Link 4

16 ITEMCONSIDERAÇÕESALTERNATIVAS Gestão dos Indicadores Dificuldade em definir indicadores que sejam de fácil medição e perfeitamente adequados a determinados objetivos. Capacitar em Indicadores; Reduzir o número de indicadores, medir e ir fazendo ajustes. Treinamento no Sistema Treinamento básico não é suficiente.Contratar treinamento direcionado às necessidades específicas. Equipe de suporte ao Channel no Tribunal Dificuldade em alocar servidores para auxiliar na orientação dos usuários. Recrutar estagiário para ficar dedicado ao Channel. Disseminação do uso do Channel Equipe local de suporte não tem capacidade para atender às demandas. Definir representantes em cada área para atuarem como multiplicadores. Cadastros e registros iniciais no sitema Usuários não atendem às solicitações de registro de dados no Channel. Avançar com os registros disponíveis e apresentar os resultados. Normatização do uso da ferramenta Muitos usuários alegam falta de tempo para realizar mais a tarefa do Channel. Regulamentar o uso do Channel Definir a sistemática de monitoramento Designar equipe de suporte, inclusive TI Designar representantes nas áreas Dúvidas sobre o Channel No dia-a-dia surgem dúvidas sobre determinados procedimentos no Channel. Incentivar a troca de informações entre os TC’s. Faq da empresa com dúvidas respondidas etc. Cultura do Planejamento e Monitoramento Boa parte da alta administração, dos gestores e dos usuários não priorizam o uso do sistema. Capacitar os gestores em gestão de projetos; Apresentar resultados o mais breve possível; Não esperar o ótimo para começar. Considerações gerais sobre o uso da ferramenta

17

18 Tela do Channel – Painéis de Controle – 1/4

19 Tela do Channel – Painéis de Controle – 2/4

20 Tela do Channel – Painéis de Controle – 3/4

21 A medição do indicador está representada no desempenho. Não tem versão de impressão A medição do indicador não está representada no desempenho. Retorna S15 Tela do Channel – Painéis de Controle – 4/4


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