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“Universidade Corporativa” Servidor Público Estado de Goiás 10 - DEZ – 2004 ELABORADO PELA FOCUS DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL EM PARCERIA COM O SENAI GOIÁS.

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1 “Universidade Corporativa” Servidor Público Estado de Goiás 10 - DEZ – 2004 ELABORADO PELA FOCUS DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL EM PARCERIA COM O SENAI GOIÁS

2 GOIÁS “ESTADO EM TRANSFORMAÇÃO” NEGÓCIOS DIVERSIFICADOS ESTADO EM PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA INICIATIVAS EDUCAÇÃO UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (1999) ESCOLA DE GOVERNO CENTRO TECNOLÓGICO MACRO ECONOMIA COMPETITIVA POTENCIAL CONSUMO= 8o. DENTRE OS 27 ESTADOS

3 Grãos, Aves e Suínos no Sudoeste de Goiás Rio Verde GOIÂNIA Anápolis Caldas Novas Rubiataba Grãos, Aves e Suínos em Rio Verde Turismo em Caldas Novas Confecções em Goiânia Rio Verde GOIÂNIA Pecuária de Corte na região de Goiânia e Sudoeste de Goiás Fármacos em Anápolis Medicina em Goiânia Calçados em Goianira Couro em Senador Canedo Metalúrgico de Catalão Móveis em Rubiataba Rochas Ornamentais em Goiás Anápolis Caldas Novas Catalão Goianira Rubiataba ECONOMIA DIVERSIFICADA E EMPREENDEDORA

4 Posicionamento Estratégico da nova realidade goiana x NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DE TALENTOS Vantagens Comparativas (recursos naturais, mão de obra barata) Vantagens Competitivas (qualificação, inovação, agregação de valor, preservação do meio ambiente) Transformação do Modelo Objetivo do “Plano de Governo”: Inserir a economia de Goiás no mercado nacional e mundial

5 Anseios População Visão Estratégica Realidade de Goiás Contexto do Mundo e do Brasil Objetivo Central: Inserção de Goiás da Economia nacional e internacional União política por Goiás Competitivida de e pólo regional Qualidade de Vida Desenvolvim ento harmonioso e equilibrado Adm. Pública Moderna e Empreendedora 5 Estratégias POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE GOIÁS

6 ESTADO MODERNO E EMPREENDEDOR: Técnicas, abordagens e posturas que aproximam o modelo de gestão estatal do modelo desejado FOCO NO CIDADÃO COMO CLIENTE ORIENTADO PARA A PARCERIA BASEADO EM RESULTADOS (NÃO APENAS EM PROCESSOS) INTEGRADO FOCO EXTERNO (NÃO APENAS INTERNO) AS RADICAIS TRANSFORMAÇÕES DO SETOR PÚBLICO

7 A “UNIVERSIDADE CORPORATIVA” DO SERVIDOR PÚBLICO COMO VANTAGEM COMPETITIVA Mão de obra barata e pouco qualificada Talentos motivados e inovadores “Universidade Corporativa” A “Universidade Corporativa” qualifica o funcionalismo público para acompanhar a transformação que a economia goiana atravessa ESTADO EM SINTONIA COM AS NECESSIDADES DO MERCADO Veículo: Universidade Corporativa

8 “Universidade Corporativa” NÃO É Substituto ou concorrente do mundo acadêmico / universidades tradicionais Subordinação dos conceitos e práticas do poder público ao modus operandi da iniciativa privada Novo nome para Centro de Treinamento A UNIVERSIDADE CORPORATIVA COMO VANTAGEM COMPETITIVA

9 “Universidade Corporativa” O QUE É Uma Iniciativa organizacional para garantir aprendizagem contínua vinculada aos objetivos estratégicos de instituições Uma forma inteligente -- através da Gestão por Competências -- das organizações assumirem o domínio do negócio de educação e treinamento em vez de serem dominadas por fornecedores. Parceria com Universidades A UNIVERSIDADE CORPORATIVA COMO VANTAGEM COMPETITIVA

10 Contribuir para a implementação das prioridades do Plano Estratégico de Governo com mais produtividade, qualidade e eficiência nos serviços públicos Contribuir para alinhar as iniciativas das diversas secretarias de Estado; Valorizar a carreira do servidor público Consolidar a cultura de excelência no Governo do Estado; A UC COMO VANTAGEM COMPETITIVA - OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

11 Formar um grupo de servidores públicos de alto nível, multi funcional, que seja o guardião da cultura de excelência do serviço público e o multiplique de forma perene independente de governos circunstanciais; Consolidar o Estado de Goiás como uma referência no processo de concepção e implementação de políticas públicas. O Projeto será concebido com base nas COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS necessárias ao atingimento dos objetivos A UC COMO VANTAGEM COMPETITIVA OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

12 FASE 2 Definição de novos eixos FASE 3 Pesquisa e Geração de Conheci- mento FASE 4 Formação do “Núcleo de Desenvolvimento de Políticas Públicas ” FASE 1 Eixo Integrador + 2 EIXOS PRIORITÁRIOS Eixo Integrador Gestão e Políticas Públicas Cultura de Empreendedorismo Sociedade Empreededora Servidor com Espírito Empreendedor Mais um Eixo Estratégico Eixos funcionais: Educação Saúde Segurança “Sistêmicas ” (Fazenda, Adm, Planejamen to) Ante projeto Fases do Projeto 20042005 - 2006A partir de 2006

13 UC VOLTADA PARA DESENVOLVER 1. ATITUDES E POSTURAS: foco central 2. CONHECIMENTOS: PARCERIA COM UNIVERSIDADES TRADICIONAIS / INSTITUTOS 3. HABILIDADES: PARCERIAS COM EMPRESAS CONSULTORIA E TREINAMENTO VIVENCIAL / PRESENCIALPORTAL / VIRTUAL GRUPO ESTRATÉGICO Plano Estratégico da U.C. posicionamento estratégico

14 Eixo Integrador Cultura Empreendedorismo Gestão e Políticas Públicas Programas: o Sociedade Empreendedora o Servidor com Espírito Empreendedor Programas: o Foco no cidadão como cliente o Parcerias Eficazes o Inovação Tecnológica e Gestão Ambiental o Desenvolvimento de APLs o Integração dentro do Governo o Execução, Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas Programas Vantagens Competitivas de Nações, Estados e Municípios Papel do Estado Moderno e Novos Paradigmas na Gestão Pública Plano Estratégico da U.C. programas - eixos prioritários

15 Compromisso da Alta Administração (Governador e principais secretários) com o projeto da U.C. Engajamento de Dirigentes das Áreas Funcionais responsabilizando-se por Programas específicos (“mentores”) Definição de prioridades (Escolha de 2 Programas Educacionais - Pilotos) Plano de Comunicação da UNIVERSIDADE CORPORATIVA: como será anunciado AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS E DO RESULTADO Plano Estratégico da U.C. fatores críticos - é essencial que haja

16 Formação do Conselho: Presidente de Honra: Governador 4 representantes do Governo Chefe da Casa Civil Secretario do Planejamento Secretario da Fazenda Presidente da AGANP 4 representantes externos 1 empresário de Goiás 1 empresário de outro estado 1 acadêmico de Goiás 1 acadêmico de outro estado CONSELHO SUPERIOR DIRETOR EXECUTIVO Eixo Integrador (mentor 1) Plano Estratégico da U.C. modelo de governança estrutura fase 1 - dois eixos prioritários Eixo Cultura do Empreendedorismo (mentor 3) Eixo Politicas e Gestão Pública (mentor 2)

17 O Objetivo é ser um “Centro de Resultados” e não um “Centro de Custo” para o governo. As fontes previstas de financiamentos Fundo de Capacitação do Servidor Público Limite de 50% dos custos PNAGE Receitas Externas (de outras esferas do governo, empresas, ONgs) Fundo perdido (BID, BIRD, BNDES) Receita simbólica das Secretarias ( que enviam pessoal para ser treinado) Outros serviços prestados ao Governo (concursos, serviços de recrutamento e consultorias prestadas) Orçamento Plano Estratégico da U.C. orçamento


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