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PublicouJúlio César Miranda Barroso Alterado mais de 8 anos atrás
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Malformação Congênita ARTROGRIPOSE
Juliana R. Fonseca Terapeuta Ocupacional Capacitação Deficiência Física SRE – Abril/2014
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Artrogripose Múltipla congênita AMC filme
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O que é a artrogripose ? Artro- articulação Gryposis-encurvado
Artrogripose é uma rigidez severa nas articulações. Começa no feto em desenvolvimento, quase não se movimenta, fraqueza muscular...
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As causas da AMC Exposição materna à drogas
infecções virais específicas Excesso de vitamina no organismo Descontrole hormonal Acometimento vascular materno-fetal
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Características Ela é “dura”... não consegue movimentar de forma adequada Na maioria dos casos, elas têm dificuldades para mexer as mãos, dobrar os joelhos, cotovelos ou girar o punho ou o tronco. Essas crianças ficam com limites que podem impossibilitar atividades da vida diária e muitas vezes podem prejudicar sua participação nas atividades escolares.
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Artrogripose
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Artrogripose
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Artrogripose
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Diminuição da massa muscular, com aparência definhada.
Pele fina e lisa, pouco sudorese. Inteligência preservada
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artrogripose
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Reabilitação Importantíssima a intervenção da equipe de reabilitação desde bebê. Filmes Carol
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Artrogripose É importante esclarecer que os comprometimentos de uma criança com artrogripose não afetam o desenvolvimento cognitivo, a capacidade de raciocinar da criança, . Sua aprendizagem se processará normalmente, desde que receba suportes e adaptações nos aspectos materiais e humanos.
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Na escola A criança precisa ficar bem posicionada para ampliar suas possibilidades de fazer mais atividades e prevenir a formação ou o aumento das contraturas. Afinal de contas, é na escola que ela passa boa parte do seu dia.
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Se a criança mantém os joelhos estendidos, precisa ficar sentada com as pernas esticadas e apoiadas para que se respeite sua deformidade.
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Adaptações Quais as adaptações podem ser utilizadas para posicionamento, participação e execução das atividades em sala de aula: Mudança na altura da cadeira visando um bom posicionamento quando sentado, e também para o processamento das atividades de escrita. Observar folhas de papel, sejam quais forem, ou cadernos: em muitos casos, o caderno limita e dificulta a movimentação da criança devido a seu tamanho e espessura; Aumentar do tamanho do papel para aproveitar a amplitude dos movimentos da mão dominante da criança. Nesse caso usar papel que corresponda, em tamanho, aos movimentos que o aluno apresenta;
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Adaptações Folha de papel ou caderno presos com fita crepe nos quatro cantos ou no contorno total da folha podem melhorar e dar mais segurança no desempenho de uma atividade Engrossador de lápis para melhor preensão; - Escolher o tipo de material que oferece melhores condições de realização das tarefas pelo aluno -
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Alguns alunos com artrogripose podem escrever com a ponteira de cabeça.
Para o aluno com artrogripose, não existe jeito certo de segurar o lápis, mas sim o jeito que funciona.
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USANDO O COMPUTADOR
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Alimentação Para a alimentação, deve-se evitar o uso de materiais descartáveis pelo fato de serem leves e frágeis (pratos e copos). Poderá apresentar preensão forte e, com isso, coloca em risco sua condição de alimentar-se sem derramar os líquidos ou derrubar seus alimentos. Copo e prato resistentes e inquebráveis. Copo e o prato poderão ser fixados com velcro à mesa ou bandeja com encaixe
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Referências Bibliograficas
TEIXEIRA, E. et al. Terapia ocupacional na reabilitação física. São Paulo: Roca, 2003. SANTOS, A. C.; SOUZA, C. G. M.; OLIVEIRA,A. I. A. Inclusão escolar: uma contibuição da Terapia Ocupacional. In: OLIVEIRA, A. I. A.; LOURENÇO, J. M. Q.; LOURENÇO, M. G. F. (Org.). Perspectiva daTecnologia Assistiva no Brasil: pesquisa e prática. Belém:EDUEPA, p
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