A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

» Critérios de selecção dos temas/problemas:. a maior ou menor relação dos temas/problemas com os futuros profissionais pretendidos pelos alunos, nomeadamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "» Critérios de selecção dos temas/problemas:. a maior ou menor relação dos temas/problemas com os futuros profissionais pretendidos pelos alunos, nomeadamente."— Transcrição da apresentação:

1 » Critérios de selecção dos temas/problemas:. a maior ou menor relação dos temas/problemas com os futuros profissionais pretendidos pelos alunos, nomeadamente a sua autenticicidade no contexto da sua área de estudos ou da actividade profissional que virão a desenvolver e a relevância para cada um dos elementos do grupo;. a possibilidade de os alunos adquirirem, durante o tempo útil para a realização do projecto, os conhecimentos e as competências-necessários à realização do mesmo;. os recursos já disponíveis ou a obter na escola e na comunidade;. a possibilidade de chegar a um produto concreto até ao final do ano lectivo. » Na constituição dos grupos de trabalho, deverá ter-se em conta, entre outros factores:. o maior ou menor interesse dos possíveis membros do grupo pelo tema/problema;. a diversidade de competências dos possíveis membros do grupo;. o relacionamento prévio ou o relacionamento previsível dos possíveis membros. Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período

2 » Nesta fase, tornar-se-á necessário:. definir claramente o produto concreto pretendido e os objectivos prosseguidos pelo seu projecto;. enquadrar o projecto proposto nos objectivos de vida profissional e pessoal;. realizar o levantamento dos recursos necessários;. identificar os conhecimentos e as competências de que se dispõe e os que se necessita obter para realizar o produto pretendido;. adequar o projecto aos recursos existentes e disponíveis na escola e na comunidade;. identificar e formular claramente os objectivos parcelares a atingir;. elaborar uma estratégia de realização adequada ao produto e aos objectivos pretendidos, explici- tando as fases do trabalho e as tarefas a levar a cabo, bem como os locais onde terão lugar e os recursos necessários, os elementos do grupo que as cumprirão e a sua calendarização;. fundamentar cientifica e tecnicamente as opções tomadas;. analisar, individualmente e em grupo, os objectivos e a estratégia propostos, tendo em conta, res- pectivamente, a sua viabilidade e adequação e proceder aos ajustamentos considerados necessá- rios. Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto

3 » Uma boa planificação implica:. a definição de objectivos: > gerais, para a globalidade do projecto; > parciais, para cada elemento e /ou tarefa;. a distribuição de tarefas: > de forma clara, para que cada elemento saiba, exactamente, quais são as suas funções; > estabelecendo regras, para o bom funcionamento do grupo; > salientando o papel indispensável de cada elemento em relação ao objectivo final: > responsabilizando cada um dos elementos pelo seu trabalho individual:. a previsão da existência: > dos meios (materiais, humanos, competências, saberes, financeiros, …) necessários à realiza- ção das tarefas; > de oportunidades de pesquisa individual e colectiva; > de tempo necessário à estruturação do trabalho e da concretização de todos os objectivos. Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho

4 » A apresentação do projecto será efectuada na sala de aula, ao pro- fessor e aos restantes colegas da turma, constando de:. trabalho escrito, que terá de incluir os seguintes tópicos: a) nome (claro, conciso, significativo) a ser atribuído ao projecto; b) enquadramento do projecto nos objectivos que se pretende atingir com a sua elaboração (aprendizagem de novos conheci- mentos e/ou aquisição de novas competências, integração em áreas relacionadas com o futuro profissional em perspectiva, …); c) recursos existentes (ou a serem procurados), necessários à con- cretização do projecto; d) conhecimentos e/ou competências que os elementos do grupo possuem, e que serão necessários à concretização do projecto; e) conhecimentos e/ou competências que os elementos do grupo terão de adquirir, necessários à concretização do projecto; f) explicitação de todo o plano de trabalho a ser levado a cabo, durante o 2º período lectivo, con- ducente à concretização do projecto, nomeadamente: fases do trabalho; tarefas a realizar (inves- tigações, recolha de materiais, entrevistas, visitas, etc.); locais onde as várias tarefas serão reali- zadas; elementos do grupo que realizarão cada uma das tarefas; calendarização das tarefas. g) natureza do(s) produto(s) final(is) a ser(em) realizado(s); h) indicação do formato da apresentação pública do(s) produto(s) final(is);. apresentação oral (que poderá ser apoiada por meios audiovisuais). Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho Apresentação do projecto

5 Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho Apresentação do projecto 2º período Início da execução sustentada do projecto » Nesta fase, tornar-se-á necessário:. manter presentes os objectivos do projecto e a estratégia definida;. adquirir os conhecimentos e desenvolver as competências cientí- ficas e técnicas previstas;. persistir de forma autónoma mas articulada com os colegas, den- tro dos prazos previstos, na conclusão das tarefas;. identificar e propor soluções para os problemas que se forem colocando, nomeadamente os não antecipados na estratégia definida;. identificar e colmatar as ausências de conhecimentos e de competências que se forem revelando durante a realização do produto pretendido;. debater com os colegas do grupo a forma como o trabalho está a decorrer, promovendo as altera- ções que se tornem necessárias, nomeadamente no que se refere à dinâmica do trabalho (tanto o realizado independentemente como o realizado em grupo);. elaborar e apresentar relatórios periódicos da execução do projecto.

6 Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho Apresentação do projecto 2º período Início da execução sustentada do projecto » A natureza do produto final é muito variável e depende, eviden- emente, do tema/problema seleccionado pelo grupo de trabalho. » Poderá assumir, entre outras, a forma de ensaio, objecto tridi- mensional, programa informático, filme em suporte vídeo ou DVD, página na internet, trabalho de suporte multimédia, etc.). Início da realização do produto final

7 Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho Apresentação do projecto 2º período Início da execução sustentada do projecto Início da realização do produto final 3º período Finalização da execução sustentada do projecto

8 Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho Apresentação do projecto 2º período Início da execução sustentada do projecto Início da realização do produto final 3º período Finalização da execução sustentada do projecto Finalização da realização do produto final

9 Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho Apresentação do projecto 2º período Início da execução sustentada do projecto Início da realização do produto final 3º período Finalização da execução sustentada do projecto Finalização da realização do produto final Elaboração do relatório do produto final » O relatório do produto final deve apresentar a descrição, o mais fiel possível, do produto, em todas as suas dimensões (modo co- mo foi executado, os seus componentes, o seu funcionamento. etc.). dependendo da sua natureza.. deve ser suficientemente preciso para substituir o produto em si, no caso de não ter sido possível assistir à sua apresentação;. pode (e deve) ser ilustrado com imagens, esquemas, fotografias e/ou outros recursos gráficos que clarifiquem a descrição;. deve, também, explicitar qual o tema/problema que originou a sua execução e apresentação pública.

10 Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho Apresentação do projecto 2º período Início da execução sustentada do projecto Início da realização do produto final 3º período Finalização da execução sustentada do projecto Finalização da realização do produto final Elaboração do relatório do produto final Apresentação pública do produto final » O produto final será avaliado com base nos seguintes critérios:. pertinência (o produto obtido corresponde aquilo que foi previsto);. completude (todos os elementos esperados estão presentes);. exactidão (ausência de erros);. originalidade (definida enquanto raridade da solução encontrada);. conhecimentos (ideias mobilizadas na obtenção do resultado produzido).

11 Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho Apresentação do projecto 2º período Início da execução sustentada do projecto Início da realização do produto final 3º período Finalização da execução sustentada do projecto Finalização da realização do produto final Elaboração do relatório do processo Apresentação pública do produto final PREPARAÇÃO EXECUÇÃO APRESENTAÇÃO

12 Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho 1º período Concepção e elaboração do projecto Planificação do trabalho Apresentação do projecto 2º período Início da execução sustentada do projecto Início da realização do produto final 3º período Finalização da execução sustentada do projecto Finalização da realização do produto final Elaboração do relatório do produto final Apresentação pública do produto final Dossiê de grupo Projecto e sua apresentação Produto e sua apresentação Relatório do produto final Atitudes, valores e responsabilidade (a nível individual e como elemento do grupo de trabalho)

13 » O relatório do processo deve apresentar a definição do tema/pro- tema/problema; ter índice; ter separadores devidamente identi- ficados; apresentar criatividade/originalidade. » Nele devem constar:. recursos utilizados (pessoas/instituições contactadas, suportes técnicos de informação consulta- dos, …);. métodos de trabalho (divisão de tarefas e gestão do tempo);. técnicas de recolha de dados;. resultados/dados obtidos;. reflexões/análises;. confrontações/obstáculos/resistências;. questões/respostas;. soluções/propostas/alternativas;. ponto da situação/avaliação do processo;. balanço do trabalho desenvolvido.


Carregar ppt "» Critérios de selecção dos temas/problemas:. a maior ou menor relação dos temas/problemas com os futuros profissionais pretendidos pelos alunos, nomeadamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google