Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGilberto Frade Domingos Alterado mais de 8 anos atrás
2
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino de Araçatuba Rua Antônio João, 130 - Bairro Bandeirantes – CEP 16015-530 Curso Introdução à Educação Digital – PROINFO Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino de Araçatuba Rua Antônio João, 130 - Bairro Bandeirantes – CEP 16015-530 Curso Introdução à Educação Digital – PROINFO 1
3
Tema Números racionais, operações básicas com números racionais. Objetivo Fazer com que o aluno compreenda e resolva problemas com números racionais que envolvam as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e porcentagem. Levar o aluno a localizar e representar números racionais na reta numérica, identificar a fração como representação de diferentes significados e reconhecer os números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos. Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, expoentes inteiros e radiciação). 2
4
Desenvolvimento Discutir oralmente e através de exercícios a fim de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos para que com base neles, desenvolver novos conhecimentos que contribuam para uma aprendizagem significativa. Utilizar os recursos tecnológicos como: Vídeo TV Escola (matemática em toda parte), filmes: Cyberchase e Donald no país da matemática, A História da Matemática; leitura do texto: O Homem que calculava; para trabalhar as ideias, os conceitos de forma intuitiva, antes da simbologia das regras, para o aluno atribuir significado ao que se aprende. Para isso deve saber o porquê e não simplesmente mecanizar procedimentos e regras. Leitura de jornais, panfletos de supermercado e situações tais como abastecer um carro, a quantidade de litros que está relacionada a ser pago, medir superfície de um piso do quarto entre outros, calcular porcentagens e descontos em compras a vista e a prazo. 3
5
Estimular, criar oportunidades dando condições para que o aluno pense, raciocine, crie e relacione ideias, através de jogos como: Jogo da multiplicação com dominó (youtube), software “Fracionando”, jogo de perdas e ganhos: expressões numéricas em Z (youtube). Explicar os objetivos do conteúdo, propor situações reais de escolhas para que os alunos discutam em grupos e socializem com a turma suas ideias. Aulas expositivas e demonstrativas, trabalhar situações problemas do cotidiano do aluno e que façam realmente pensar, analisar e decidir pela melhor solução. Resolver de forma discutida alguns exemplos sobre resolução de problemas com o principio multiplicativo. Formar grupos de estudos por dificuldades e retomar conteúdos não assimilados, listas de exercícios complementares retirados do próprio livro didático, prova Brasil, Saresp, Olimpíadas, Simulados internos, que envolvam operações básicas com números racionais, atividades em grupo e individual. 4
6
Recursos Tecnológicos Calculadora; Jogos lúdicos como: Bingo de Tabuada; Sudoku; Software: “Fracionando”; Labirinto da Tabuada; Razão e Porcentagem; Jogos on-line: Jogo da multiplicação com dominó (youtube), jogo de perdas e ganhos: expressões numéricas em Z(youtube); Proposta Curricular do Estado de São Paulo; Vídeo TV Escola (matemática em toda parte); Filmes: Cyberchase e Donald no país da matemática; A História da Matemática; Livros didáticos e paradidáticos; Textos impressos e on-line: O Homem que calculava, de Malba Tahan; Medidas na carta de Carminha, de Mozart Cavazza P.Coelho. Panfletos de supermercado; Jornais; Revistas; Data-show; Ferramentas de comunicação digital como: Fórum, Chat. Atividades interdisciplinares como: 5
7
1. Labirinto da tabuada (Educação Física) Galeria de imagens mídia: Software (jogo) Descrição: este software propõe um jogo com elemento do futebol no qual o aluno deve ser capaz de identificar múltiplos em um labirinto para conseguir chegar até o gol adversário. Conteúdo: tabuada, múltiplos Recomendação de uso: este software é recomendado para exercitar a tabuada em alunos do Ensino Fundamental. Autoria: este jogo foi desenvolvido pela Abril para o portal da Revista Nova Escola. Para mais informações, consulte detalhes no próprio recurso educacional ou no site dos responsáveis.Revista Nova Escola 6
8
2. Razão e porcentagem Galeria de imagens Mídia: software Descrição: Este software propõe desafios nos quais o aluno deverá obter diferentes formas de representação para quantidades relativas: fração, porcentagem, visual e decimal. Conteúdo: frações, porcentagem, representação decimal, números racionais Recomendação de uso: este software pode ser usado diretamente pelos alunos ou pelo professor projetando em sala de aula. Requisitos técnicos: é necessário navegador moderno e plugin java atualizados. Autoria: este software foi desenvolvido pelo projeto CDME, com financiamento do MEC. Para mais informações, consulte detalhes no próprio recurso educacional ou no site dos responsáveis.CDMEMEC 7
9
3. Medidas na carta de Caminha (Língua Portuguesa) Mídia: texto Descrição: Este texto traz algumas informações sobre as medidas usadas por Pero Vaz Caminha na carta que escreveu para Portugal logo após o descobrimento do Brasil. Conteúdo: unidades de medida, distâncias Recomendação de uso: este texto traz informações históricas interessantes sobre unidades de medida de distância Autoria: este texto é de autoria de Mozart Cavazza P. Coelho. Foi publicado originalmente na Revista do Professor de Matemática e foi incluso na coleção gratuita Explorando o ensino de Matemática.Revista do Professor de MatemáticaExplorando o ensino de Matemática 8
10
Galeria de imagens 4. Geodetetive: latitude e longitude (Geografia) Mídia: Vídeo (cerca de 10 minutos) Descrição: Este vídeo explica como é determinada a latitude e longitude de um determinado local no globo terrestre. Conteúdo: Geometria espacial, esfera, globo terrestre, Geografia Recomendação de uso: este vídeo é recomendado para introduzir os conceitos de latitude e longitude. Material relacionado: este vídeo faz parte da série Geodetetive, composta por diversos vídeos que abordam conteúdos e conceitos relacionados com o globo terrestre. Autoria: este vídeo foi desenvolvido pelo projeto Matemática Multimídia, com financiamento do MEC. Para mais informações, consulte detalhes no próprio recurso educacional ou no site dos responsáveis.Matemática MultimídiaMEC 9
11
Referências Bibliográficas : http://www.mais.mat.br www.youtube.com/watch?v=Ui-pTBm9Ji4 www.youtube.com/watch?v=ZXLDJ13lCBg www.youtube.com/watch?v=TphWfs_OXkU Avaliação Diagnóstica, contínua e diariamente, através de observações feitas pelo professor a fim de verificar a construção do aluno; escrita individual, trabalhos em grupo, atividades extraclasse, atividades orais e resolução de situações problema. FIM. Por Tânia C. O. de Souza 10
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.