A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino de Araçatuba Rua Antônio João, 130 - Bairro Bandeirantes – CEP 16015-530 Curso Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino de Araçatuba Rua Antônio João, 130 - Bairro Bandeirantes – CEP 16015-530 Curso Introdução."— Transcrição da apresentação:

1

2 Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino de Araçatuba Rua Antônio João, 130 - Bairro Bandeirantes – CEP 16015-530 Curso Introdução à Educação Digital – PROINFO Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino de Araçatuba Rua Antônio João, 130 - Bairro Bandeirantes – CEP 16015-530 Curso Introdução à Educação Digital – PROINFO 1

3 Tema Números racionais, operações básicas com números racionais. Objetivo Fazer com que o aluno compreenda e resolva problemas com números racionais que envolvam as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e porcentagem. Levar o aluno a localizar e representar números racionais na reta numérica, identificar a fração como representação de diferentes significados e reconhecer os números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos. Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, expoentes inteiros e radiciação). 2

4 Desenvolvimento Discutir oralmente e através de exercícios a fim de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos para que com base neles, desenvolver novos conhecimentos que contribuam para uma aprendizagem significativa. Utilizar os recursos tecnológicos como: Vídeo TV Escola (matemática em toda parte), filmes: Cyberchase e Donald no país da matemática, A História da Matemática; leitura do texto: O Homem que calculava; para trabalhar as ideias, os conceitos de forma intuitiva, antes da simbologia das regras, para o aluno atribuir significado ao que se aprende. Para isso deve saber o porquê e não simplesmente mecanizar procedimentos e regras. Leitura de jornais, panfletos de supermercado e situações tais como abastecer um carro, a quantidade de litros que está relacionada a ser pago, medir superfície de um piso do quarto entre outros, calcular porcentagens e descontos em compras a vista e a prazo. 3

5 Estimular, criar oportunidades dando condições para que o aluno pense, raciocine, crie e relacione ideias, através de jogos como: Jogo da multiplicação com dominó (youtube), software “Fracionando”, jogo de perdas e ganhos: expressões numéricas em Z (youtube). Explicar os objetivos do conteúdo, propor situações reais de escolhas para que os alunos discutam em grupos e socializem com a turma suas ideias. Aulas expositivas e demonstrativas, trabalhar situações problemas do cotidiano do aluno e que façam realmente pensar, analisar e decidir pela melhor solução. Resolver de forma discutida alguns exemplos sobre resolução de problemas com o principio multiplicativo. Formar grupos de estudos por dificuldades e retomar conteúdos não assimilados, listas de exercícios complementares retirados do próprio livro didático, prova Brasil, Saresp, Olimpíadas, Simulados internos, que envolvam operações básicas com números racionais, atividades em grupo e individual. 4

6 Recursos Tecnológicos Calculadora; Jogos lúdicos como: Bingo de Tabuada; Sudoku; Software: “Fracionando”; Labirinto da Tabuada; Razão e Porcentagem; Jogos on-line: Jogo da multiplicação com dominó (youtube), jogo de perdas e ganhos: expressões numéricas em Z(youtube); Proposta Curricular do Estado de São Paulo; Vídeo TV Escola (matemática em toda parte); Filmes: Cyberchase e Donald no país da matemática; A História da Matemática; Livros didáticos e paradidáticos; Textos impressos e on-line: O Homem que calculava, de Malba Tahan; Medidas na carta de Carminha, de Mozart Cavazza P.Coelho. Panfletos de supermercado; Jornais; Revistas; Data-show; Ferramentas de comunicação digital como: Fórum, Chat. Atividades interdisciplinares como: 5

7 1. Labirinto da tabuada (Educação Física) Galeria de imagens mídia: Software (jogo) Descrição: este software propõe um jogo com elemento do futebol no qual o aluno deve ser capaz de identificar múltiplos em um labirinto para conseguir chegar até o gol adversário. Conteúdo: tabuada, múltiplos Recomendação de uso: este software é recomendado para exercitar a tabuada em alunos do Ensino Fundamental. Autoria: este jogo foi desenvolvido pela Abril para o portal da Revista Nova Escola. Para mais informações, consulte detalhes no próprio recurso educacional ou no site dos responsáveis.Revista Nova Escola 6

8 2. Razão e porcentagem Galeria de imagens Mídia: software Descrição: Este software propõe desafios nos quais o aluno deverá obter diferentes formas de representação para quantidades relativas: fração, porcentagem, visual e decimal. Conteúdo: frações, porcentagem, representação decimal, números racionais Recomendação de uso: este software pode ser usado diretamente pelos alunos ou pelo professor projetando em sala de aula. Requisitos técnicos: é necessário navegador moderno e plugin java atualizados. Autoria: este software foi desenvolvido pelo projeto CDME, com financiamento do MEC. Para mais informações, consulte detalhes no próprio recurso educacional ou no site dos responsáveis.CDMEMEC 7

9 3. Medidas na carta de Caminha (Língua Portuguesa) Mídia: texto Descrição: Este texto traz algumas informações sobre as medidas usadas por Pero Vaz Caminha na carta que escreveu para Portugal logo após o descobrimento do Brasil. Conteúdo: unidades de medida, distâncias Recomendação de uso: este texto traz informações históricas interessantes sobre unidades de medida de distância Autoria: este texto é de autoria de Mozart Cavazza P. Coelho. Foi publicado originalmente na Revista do Professor de Matemática e foi incluso na coleção gratuita Explorando o ensino de Matemática.Revista do Professor de MatemáticaExplorando o ensino de Matemática 8

10 Galeria de imagens 4. Geodetetive: latitude e longitude (Geografia) Mídia: Vídeo (cerca de 10 minutos) Descrição: Este vídeo explica como é determinada a latitude e longitude de um determinado local no globo terrestre. Conteúdo: Geometria espacial, esfera, globo terrestre, Geografia Recomendação de uso: este vídeo é recomendado para introduzir os conceitos de latitude e longitude. Material relacionado: este vídeo faz parte da série Geodetetive, composta por diversos vídeos que abordam conteúdos e conceitos relacionados com o globo terrestre. Autoria: este vídeo foi desenvolvido pelo projeto Matemática Multimídia, com financiamento do MEC. Para mais informações, consulte detalhes no próprio recurso educacional ou no site dos responsáveis.Matemática MultimídiaMEC 9

11 Referências Bibliográficas : http://www.mais.mat.br www.youtube.com/watch?v=Ui-pTBm9Ji4 ‎ www.youtube.com/watch?v=ZXLDJ13lCBg www.youtube.com/watch?v=TphWfs_OXkU Avaliação Diagnóstica, contínua e diariamente, através de observações feitas pelo professor a fim de verificar a construção do aluno; escrita individual, trabalhos em grupo, atividades extraclasse, atividades orais e resolução de situações problema. FIM. Por Tânia C. O. de Souza 10


Carregar ppt "Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Diretoria de Ensino de Araçatuba Rua Antônio João, 130 - Bairro Bandeirantes – CEP 16015-530 Curso Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google