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TÓPICOS II MODULO 1 ESCOLAS ADMINISTRATIVAS. TEORIAS ADMINISTRATIVAS Contexto do surgimento das teorias da administração: Consolidação do capitalismo.

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1 TÓPICOS II MODULO 1 ESCOLAS ADMINISTRATIVAS

2 TEORIAS ADMINISTRATIVAS Contexto do surgimento das teorias da administração: Consolidação do capitalismo e de novos modos de produção e organização de trabalho; Crescimento acelerado da produção e força de trabalho desqualificada; Ausência de sistematização de conhecimentos em gestão.

3 Principais Abordagens Administrativas Abordagem Clássica; Abordagem Humanística; Abordagem Burocrática; Abordagem Neoclássica; Abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental; Teoria do Desenvolvimento Organizacional Abordagem Quantitativa; Abordagem Sistêmica; Abordagem Contingencial.

4 ABORDAGEM CLÁSSICA Concepção mecanicista, prescritiva e normativa; Liberalismo econômico e ética protestante individualista.

5 1. ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA Pressupostos de Frederick Taylor Organização Formal. Visão de baixo para cima; das partes para o todo. Estudo das Tarefas, Métodos, Tempo padrão. Salário, incentivos materiais e prêmios de produção. Sistema fechado: foco nos processos internos e operacionais. Padrão de Produção: eficiência, racionalidade. Divisão equitativa de trabalho e responsabilidade entre direção e operário. Ser humano egoísta e material: homo economicus;

6 1. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Princípios da ORT: “The best way” - existe uma única maneira certa para o desempenho de cada tarefa. Estudo de Tempos e Movimentos e Métodos; Desenho de Cargos e Tarefas; Seleção Científica do Trabalhador (eliminação de todos que não adotem os métodos); Preocupação com Fadiga e com as condições de trabalho; Padronização de instrumentos de trabalho; Divisão do Trabalho e Especialização; Supervisão funcional: autoridade relativa e dividida a depender da especialização e da divisão de trabalho.

7 Princípios da Administração Científica: Desenvolvimento de uma ciência de Trabalho: uma investigação científica poderá dizer qual a capacidade total de um dia de trabalho, para que os chefes saibam a capacidade de seus operários; Seleção e Desenvolvimento Científicos do Empregado: para atingir o nível de remuneração prevista o operário precisa preencher requisitos; Combinação da Ciência do trabalho com a Seleção do Pessoal: os operários estão dispostos a fazer um bom trabalho, mas os velhos hábitos da administração resistem à inovação de métodos; Cooperação entre Administração e Empregados: uma constante e íntima cooperação possibilitará a observação e medida sistemática do trabalho e permitirá fixar níveis de produção e incentivos financeiros

8 Princípios de Taylor Princípio da separação entre o planejamento e a execução; Princípio do preparo; Princípio do controle; Princípio da exceção: a administração deveria se concentrar nas tarefas estratégicas, deixando as tarefas padronizadas e de rotina para o operacional e para os especialistas.

9 Henry Ford: divulgador da Administração Científica, precursor da produção em massa e da linha de montagem móvel, cadeia contínua. Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem em determinado período, através da especialização e linha de montagem. Princípio de intensificação: diminuir o tempo e o ciclo de duração do capital circulante, com a utilização imediata dos equipamentos e rápida colocação no mercado; Princípio de economicidade: reduzir o volume de estoque de matéria-prima, para que o carro fosse pago antes do pagamento de salários;

10 TEORIA CLÁSSICA OU GESTÃO ADMINISTRATIVA: HENRY FAYOL Anatomia – estrutura. Fisiologia – funcionamento. Visão de cima para baixo; do todo para as partes. Funções da Empresa: Técnica, Comercial, Financeira, Segurança, Contábil, Administrativa (coordena as demais). Abordagem Prescritiva e Normativa

11 Funções da Administração - processo organizacional Prever: perscrutar o futuro e traçar plano de ação; Organizar: constituir o organismo material e social da empresa; Comandar: dirigir o pessoal; Coordenar: ligar, unir e harmonizar os esforços; Controlar: tudo corra de acordo com as regras.

12 Princípios Gerais da Administração: Fayol Divisão do Trabalho: especializar funções; Autoridade e Responsabilidade: direito de mandar e poder de se fazer obedecer; Disciplina: estabelecer convenções, formais e informais com seus agentes, para trazer obediência e respeito; Unidade de comando: recebimento de ordens de apenas um superior – princípio escalar; Unidade de direção: um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que tenham o mesmo objetivo; Subordinação do particular ao geral: O interesse da empresa deve prevalecer ao interesse individual; Remuneração do pessoal: premiar e recompensar;

13 Princípios Gerais da Administração: Fayol Centralização: concentrar autoridade no topo; Cadeia escalar ou linha de comando: linha de autoridade que vai do topo ao mais baixo escalão; Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar; Equidade: tratar de forma benevolente e justa; Estabilidade: manter as pessoas em suas funções para que possam desempenhar bem; Iniciativa: liberdade de propor, conceber e executar; Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas.

14 TEORIA DA BUROCRACIA Burocracia: bureau (escritório), kratia (poder, regra) – poder do escritório. Surge na década de 40: fragilidade da teoria clássica e relações humanas; necessidade de um modelo aplicado a todas as formas de organização; racionalização do direito e consolidação da sociedade em massa e capitalista. Busca organizar de forma estável, duradoura e especializada a cooperação de indivíduos. Abordagem descritiva e explicativa, foco interno. Estuda a organização como um todo.

15 Weber distingue três tipos sociedade e autoridade: Autoridade: probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido – poder oficializado. Poder: potencial de exercer influência sobre outros, imposição de arbítrio de uma pessoa sobre outras. Ter autoridade é ter poder: a autoridade depende de legitimação (aceitação), que explica por que as pessoas obedecem às ordens de alguém, conferindo-lhe poder. Se a autoridade proporciona poder, o poder conduz a dominação.

16 Tipos de autoridades legítimas: Tradicional: patrimonial, patriarcal, hereditário e delegável. Carismática: personalística, mística. Legal, racional ou burocrática: impessoal, formal, meritocrática.

17 Características: Caráter legal das normas; Caráter formal das comunicações; Divisão do trabalho e racionalidade; Impessoalidade do relacionamento; Hierarquização da autoridade; Rotinas e procedimentos padronizados; Competência técnica e mérito; Especialização da administração – separação do público e privado; Profissionalização: especialista, assalariado; segue carreira.

18 Vantagens Principais: Racionalidade: alcance dos objetivos; Precisão na definição do cargo: conhecimento dos deveres; Rapidez nas decisões: cada um conhece o que deve ser feito; Univocidade de interpretação: regulamentação escrita; Continuidade da organização: substituição do pessoal afastado; Redução do atrito entre pessoas: conhecimento dos limites e responsabilidades; Constância: mesmas decisões em situações iguais; Confiabilidade: regras conhecidas; Benefícios para as pessoas: hierarquia formalizada, trabalho ordenado, treinamento de especialistas, carreira em razão do mérito; O nepotismo é evitado, dificulta a corrupção.

19 Disfunções - Merton Internalização das normas; Excesso de formalismo e papelório; Resistência a mudanças; Despersonalização do relacionamento; Categorização do relacionamento; Superconformidade às rotinas e procedimentos; Exibição de sinais de autoridade; Dificuldades com clientes. Consequências imprevistas: imprevisibilidade do comportamento humano, ineficiência, disfunções

20 ESCOLAS DAS RELAÇÕES HUMANAS Precursores do movimento das relações humanas: – Mary Follet (estudo do grupo, conflito, poder); – Chester Barnard (teoria autoridade aceita, equilíbrio entre objetivos individuais e organizacionais). Experiência de Elton Mayo – Hawthorne (1927-32): relação entre iluminação e produtividade; – Relação entre iluminação e produtividade influenciada pelo fator humano no processo (percepção e julgamento pessoal); – Efeitos da mudança nas condições de trabalho levaram ao desenvolvimento do trabalho em grupo; – Estudo para conhecer atitudes, sentimentos revelou a organização informal (punição social, liderança informal, padrões de produção).

21 Características Humanização e democratização da administração – ênfase nas pessoas; Impacto das ciências sociais, especialmente a psicologia; Atenção para Comunicação, Motivação, Liderança, Dinâmica de Grupo; Organização Informal influencia a produtividade; Autoridade deve basear-se nas competências sociais; Oposição à teoria Clássica, foco interno; Concepção ingênua e romântica do operário de que trabalhadores felizes nem sempre são mais produtivos; desafio ao utilitarismo; Homo social: o homem é motivado por recompensas sociais e simbólicas.

22 Conclusões da experiência de Hawthorne Produção depende da integração social e do grupo; Conteúdo do cargo e a natureza do trabalho alteram o moral do trabalhador; O comportamento do grupo é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança – considera os líderes informais; As normas sociais do grupo (recompensas e sanções) condicionam o comportamento dos membros.

23 ABORDAGEM NEO-CLÁSSICA Características: apogeu entre as décadas de 60 e 70: Ênfase na prática da Administração; Reafirmação relativa dos postulados clássicos; Ênfase nos princípios gerais de Administração; Ecletismo aberto e receptivo: pessoas, tarefas e estruturas. Ênfase nos resultados e objetivos; Administração por Objetivos - APO; Funções do administrador: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Homem organizacional e administrativo. Abordagem Prescritiva e Normativa.

24 TEORIA ESTRUTURALISTA Pressupostos: Surgiu na década de 50, como desdobramento da teoria da Burocracia e da teoria das relações humanas; Ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente; Sociologia Organizacional, sistema natural; Integração com o Ambiente externo; Organização formal e a informal; Recompensas e sanções materiais e sociais; Diferentes tipos de organizações e níveis hierárquicos; Análise intra e interorganizacional; Conceito de estratégia; Homo organizacional: a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações.

25 ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Pressupostos: Surge no final da década de 40, como desdobramento da teoria das relações humanas, reformulando alguns conceitos; Incorporação da Sociologia da Burocracia, criticando, no entanto, o modelo de máquina; Motivação humana (Maslow, Herzberg, Mac Gregor) e Teorias de Liderança (Likert); Introdução de práticas como participação, autonomia e trabalhos enriquecidos; Conflito entre objetivo individual e organizacional (Argyris); Herbert Simon e a Teoria das Decisões; Homo Administrativo: procura a maneira satisfatória de fazer algo e não otimizante.

26 TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Pressupostos: Desdobramento prático da teoria comportamental em direção à abordagem sistêmica. Foi com o DO que surgiu a teoria da contingência; Objetivo é promover mudança e flexibilidade organizacional - sistema orgânico – no ambiente, organização, grupo e indivíduo; Promove mudança na cultura, através de uma mudança planejada, para melhorar os processos de resolução de problemas, com ênfase nas equipes e cultura intergrupal, integrando os objetivos individuais aos organizacionais.

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28 ABORDAGEM QUANTITATIVA Pressupostos Chamada de Pesquisa Operacional, usa técnicas matemáticas para análise de modelos complexos e solução de problemas; Usa equipes mistas, formadas de especialistas para propor estratégias em: – Análise de decisão, otimização, simulação, previsão, teoria dos jogos, modelo de redes, probabilidade, estatística, gestão de projetos; Contribuem para planejamento e controle, fluxos de caixa, desenvolvimento de estratégias, programação da produção; Ignora o lado humano nas organizações e não lida com decisões não rotineiras ou imprevisíveis.

29 QUESTÕES 1. ( Prova: FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Administrativa / Administração Geral / Teoria Geral da Administração; ) Os 14 princípios gerais de administração sugeridos por Fayol, e que ainda são considerados pela maioria dos administradores, têm, entre eles, um que determina que os trabalhadores nas organizações deveriam receber ordens de um “gerente” somente, para evitar conflitos e mal-entendidos. Esse princípio é o da a) unidade de comando. b) divisão do trabalho. c) centralização. d) cadeia escalar. e) equidade.

30 2. ( FCC/ TCE/ PR/ 21012) Como consequência de um trabalho de quase uma década, Mayo e seus seguidores lançaram as bases de uma nova filosofia de administração chamada Relações Humanas, cujos pontos principais são: sistema social; relações com o grupo; supervisor de primeira linha tem papel intermediário e: (A) tipo ideal de burocracia. (B) eficácia e eficiência. (C) influência do ambiente externo. (D) trabalho em equipe. (E) racionalização do trabalho.

31 3. Tratando-se da Administração Científica, a observação de Taylor de que os operários estão dispostos a aprender a fazer um bom trabalho, mas que os velhos hábitos da administração resistem à inovação de métodos, denomina- se princípio a)do desenvolvimento de uma ciência de trabalho. b)da combinação da ciência do trabalho com a seleção de pessoal. c)da seleção e desenvolvimento científicos do empregado. d)a cooperação entre administração e empregados. e) da especialização.

32 4. Burocracia é um conceito administrativo bastante conhecido, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico e com alta divisão de responsabilidade, em que seus membros executam, invariavelmente, regras e procedimentos padronizados, como engrenagens de uma máquina. Por outro lado, ele tem também um sentido pejorativo, significando um sistema administrativo com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessários ao funcionamento do sistema. Neste segundo caso, faz-se referência àquilo que, em teoria administrativa, ficou conhecido como a) discrepâncias. b) superconformidades. c) disfunções. d) papelada. e) profissionalização.

33 ( Prova: FUNCAB - 2011 - Prefeitura de Várzea Grande - MT - Auditor de Controle Interno / Administração Geral / Teoria Geral da Administração; Processo Administrativo; Teorias Administrativas: principais escolas; Abordagens administrativas; ) Segundo a abordagem neoclássica da Administração, da qual Peter Drucker é um dos maiores expoentes, as principais funções do processo administrativo são: a) planejamento, direção, comunicação e ação. b) comunicação, direção, correção e fiscalização. c) planejamento, organização, direção e controle. d) execução, organização, direção e verificação. e) fiscalização, comunicação, correção e ação.

34 ( Prova: FCC - 2006 - BACEN - Analista Administrativo - Tarde / Administração Geral / Teoria Geral da Administração; ) O modelo científico de administração harmoniza-se mais com o estilo de mudança: a) do conhecimento. b) participativa. c) diretiva. d) atitudinal. e) grupal

35 A Teoria da Administração Científica preocupou- se em estabelecer normas escritas para a determinação dos atos e das decisões administrativas. ( ) Certo ( ) Errado

36 ( Prova: UFBA - 2006 - UFBA - Assistente Administrativo / Administração Geral / Teoria Geral da Administração; Princípios; Teorias Administrativas: principais escolas; ) Os princípios da Administração foram criados por Henri Fayol. ( ) Certo ( ) Errado

37 ( Prova: FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Público Externo - Administração / Administração Geral / Teoria Geral da Administração; Teorias Administrativas: principais escolas; ) Frederick Taylor foi criador e principal destaque da Administração Científica. Em 1895 ele apresentou o primeiro trabalho da Administração Científica: “ Um sistema de pagamento por peça”. As idéias apresentadas por ele nessa e em diversas outras obras, acabaram inspirando outros estudos e pensamentos, como o “operário-padrão” e o conceito de Kaizen. Pode-se dizer que alguns dos mecanismos da administração científica eram: a) revisão dos movimentos, aumento da necessidade da força muscular, aumento do tempo de trabalho sem interrupção. b) cartão de instruções, sistema de pagamento baseado no desempenho, grupos de trabalhos autogeridos. c) procedimento formalizado e articulador de resultados, geração de vantagens competitivas, análise ambiental apurada. d) criação do núcleo operacional das organizações, tecnoestrutura ( composta por especialistas e dirigentes) e sistema em fluxo e transformação. e) padronização de movimentos, sistema de pagamentos baseado no desempenho, padronização de ferramentas e instrumentos.


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