A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Indivíduo Empreendedor Wellington Roberto Schmidt 23.8.2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Indivíduo Empreendedor Wellington Roberto Schmidt 23.8.2007."— Transcrição da apresentação:

1 O Indivíduo Empreendedor Wellington Roberto Schmidt 23.8.2007

2 WellingtonRobertoSchmidt2 Hisrich, R. D. & Peters, M. P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004. pp. 74-93.

3 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt3 Introdução

4 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt4 Ninguém é um empreendedor típico. Não existe um “verdadeiro perfil empresarial”.

5 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt5 Os empreendedores provêm de experiências educacionais, situações familiares e vivências profissionais variadas.

6 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt6 O empreendedor em potencial pode ser hoje secretária, trabalhador de linha de montagem, vendedor, mecânico, dona de casa, gerente ou engenheiro.

7 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt7 Sentimentos dos empreendedores

8 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt8 Locus de controle (um atributo que indica o senso de controle que uma pessoa tem sobre sua vida) Você é impulsionado por uma necessidade interna de chegar ao sucesso e vencer? Você é interna ou externamente motivado? A motivação interna é comum nos empreendedores – eles agem porque acham que isto é o certo para eles. Se a tua característica é a de motivação externa você poderá ficar esperando por algo que o motive, para então agir.

9 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt9 Sentimentos de independência e necessidade de realização O empreendedor é geralmente o tipo de pessoa que precisa fazer as coisas de seu próprio modo e tem dificuldade de trabalhar para alguém. Quanto à necessidade de realização, McClelland especificou os seguintes três atributos de um empreendedor: (1) responsabilidade individual para resolver problemas, estabelecer metas e atingi-las através de seu próprio esforço; (2) aceitação de riscos moderados como uma função da habilidade, e não do acaso; e (3) conhecimento dos resultados da realização da decisão/tarefa.

10 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt10 Assumir riscos Assumir riscos – sejam financeiros, sociais ou psicológicos – faz parte do processo empresarial. Não há uma correlação estatística certa de que aqueles que assumem riscos com facilidade sejam ótimos empreendedores. Sem assumir riscos o empreendedor não terá sucesso.

11 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt11 Histórico e características do empreendedor

12 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt12 Ambiente familiar na infância A ordem de nascimento, ocupações e status social dos pais e o relacionamento com os pais influem na formação do empreendedor, mas não são regra para o sucesso. O relacionamento dos pais para com a criança parece ser o fator mais importante: demonstrar apoio e estimular a independência, a conquista e a responsabilidade são definitivamente formas de se incentivar o empreendedorismo.

13 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt13 Educação Quase 70% dos empreendedores cursaram faculdade. Cursos mais comuns: línguas, psicologia, educação e sociologia.

14 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt14 Valores pessoais Estudos mostram que o empreendedor tem um conjunto diferente de atitudes quanto à natureza do processo administrativo e quanto aos negócios em geral. A natureza da empresa, senso de oportunidade, instituição e individualidade do empreendedor divergem significativamente da organização burocrática e do planejamento, racionalidade e previsibilidade de seus gerentes. Um empreendedor de sucesso é freqüentemente caracterizado como um vencedor; talvez a crença na vitória seja um pré-requisito para que ele realmente vença.

15 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt15 Idade Em termos de idade cronológica, a maior parte dos empreendedores inicia sua carreira entre 22 e 45 anos.

16 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt16 Histórico profissional À medida que o novo empreendimento se estabelece e começa a crescer, a experiência e as habilidades administrativas tornam-se cada vez mais importantes.

17 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt17 Motivação

18 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt18 A razão citada com mais freqüência para que alguém se torne um empreendedor é a independência – não querer trabalhar para os outros.

19 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt19 Empreendedores versus inventores

20 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt20 Há uma grande confusão quanto à natureza de um empreendedor em relação a um inventor, bem com no que se refere às semelhanças e diferenças entre os dois.

21 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt21 O inventor, o indivíduo que cria algo pela primeira vez, é alguém altamente motivado por seu próprio trabalho e idéias pessoais.

22 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt22 Além de ser muito criativo, o inventor tende a ter boa educação formal, tem experiência familiar, educacional e ocupacional que contribuem para o desenvolvimento criativo e livre pensamento.

23 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt23 O inventor é um solucionador de problemas capaz de reduzir problemas complexos a tarefas simples; tem um alto nível de autoconfiança; está disposto a assumir riscos; e possui a capacidade de tolerar a ambigüidade e a incerteza.

24 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt24 Um inventor típico coloca um alto valor em ser realizador e mede as realizações pelo número de invenções desenvolvidas e o número de patentes obtidas.

25 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt25 É pouco provável que um inventor veja os benefícios monetários como uma medida de sucesso.

26 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt26 Enquanto o empreendedor se apaixona pela organização (o novo empreendimento) e faz quase tudo para garantir sua sobrevivência e crescimento, o inventor apaixona-se pela invenção e só relutantemente a modificará para torná-la mais exeqüível comercialmente.

27 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt27 O desenvolvimento de um novo empreendimento com base no trabalho de um inventor com freqüência exige o conhecimento de um empreendedor e uma abordagem de equipe para a criação do novo empreendimento.

28 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt28 Conclusão

29 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt29 As pesquisas indicam claramente que há muitas variáveis envolvidas na decisão de se tornar empreendedor.

30 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt30 Ver um companheiro enfrentar os desafios e superar os riscos associados ao início de um novo empreendimento com freqüência é mencionado como uma influência importante no processo de decisão de empreender.

31 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt31 Embora a forma de um indivíduo agir possa ser uma inspiração para o novo empreendedor, um novo empreendimento também necessita de apoio de uma pessoa ou de um grupo que ofereçam informações, aconselhamento e orientação.

32 23.8.2007WellingtonRobertoSchmidt32 Há muitas fontes de sistemas de apoio, a começar pelos amigos e familiares, até chegar a um círculo maior de contatos profissionais, clientes e organizações industriais.


Carregar ppt "O Indivíduo Empreendedor Wellington Roberto Schmidt 23.8.2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google