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PublicouEmanuel Gonçalves Deluca Alterado mais de 7 anos atrás
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1 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 Hotel Crowne Plaza - Porto, 16 de junho de 2016 Eduardo Lopes Rodrigues Vice-Presidente do Conselho de Administração Telefone: (+351) 211 025 804 lopes.rodrigues@amt-autoridade.pt SEMINÁRIO: TRANSPORTE RODOVIÁRIO ALARGAR HORIZONTES UM POTENCIAL POR REALIZAR
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2 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 INCLUI ■ COMPETITIVIDADE E CRESCIMENTO ■ AMT – AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES Regulação Económica Independente do Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes ■ REDE TRANSEUROPEIA DE TRANSPORTES E CORREDOR ATLÂNTICO ■ DESAFIOS E INVESTIMENTO Um Potencial por Realizar
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3 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 3 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO Um Potencial por Realizar
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4 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ COMPETITIVIDADE Função quase exclusiva da Produtividade (Relação, em valor, entre os outcomes e os inputs) Concorrem, também, fatores exógenos Deve ser sempre analisada numa perspetiva de Benchmarking Constitui um resultado, ou balanço, da concorrência, em mercados abertos e concorrenciais, em qualquer parte do mundo, não enviesados pelo poder político, ou seja, sem ajudas de Estado nem mercados cativos. Portugal está posicionado no 38.º lugar (entre 140 nações) no Índice de Competitividade Global 2015-2016, do Fórum Económico Mundial Um Potencial por Realizar
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5 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ CRESCIMENTO ECONÓMICO Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 (Eurostat) Portugal: +1,5% União Europeia: +1,9% Zona Euro: +1,7% Espanha: +3,2% Participação da Indústria no Valor Acrescentado Bruto (VAB) Português ≈ 21% Iniciativas de Reindustrialização em Portugal Crescimento positivo das exportações Período mais extenso para serem consolidadas pela generalidade da economia e sociedade Um Potencial por Realizar
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6 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ Comunicação da Comissão Europeia COM(2014) 14 final, de 22 de janeiro de 2014, visando o Renascimento Industrial Europeu Consideração sistemática da competitividade em todos os domínios políticos Prioridades para apoiar a competitividade da indústria europeia Maximizar o potencial de Mercado Interno Desenvolvimento das infraestruturas necessárias Quadro regulamentar estável, simplificado e previsível, favorável ao empreendedorismo e à inovação Integração dos mercados de capitais Melhoria da formação e de mobilidade para os cidadãos Facilitar a integração das empresas da União Europeia nas cadeias de valor globais, impulsionando a respetiva competitividade e garantindo o acesso a mercados globais, com condições de concorrência mais favoráveis Um Potencial por Realizar
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7 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 7 AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES (AMT) Um Potencial por Realizar
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8 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ ENQUADRAMENTO LEGAL RELEVANTE DA AMT Lei n.º 67/2013, de 28 de agosto – Lei-Quadro das Entidades Administrativas Independentes com Funções de Regulação da Atividade Económica dos Setores Privado, Público e Cooperativo Lei n.º 19/2012, de 8 de maio – Novo Regime Jurídico da Concorrência Decreto-Lei n.º 78/2014, de 14 de maio – Aprova os Estatutos da AMT ■ FUNÇÕES SUBSTANTIVAS DA AMT Regulação Económica Independente Promoção e Defesa da Concorrência (em linha com o Regime Jurídico da Concorrência) Supervisão dos Mercados da Mobilidade Um Potencial por Realizar
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9 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 Missão da AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes: Definir e implementar o quadro geral de políticas de regulação e de supervisão aplicáveis aos setores e atividades de infraestruturas e de transportes terrestres, fluviais e marítimos, num contexto de escassez de recursos e de otimização da qualidade e da eficiência, orientadas para o exercício da cidadania, numa perspetiva transgeracional, de desenvolvimento sustentável. In, Decreto-Lei n.º 78/2014, de 14 de maio Um Potencial por Realizar
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10 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ PRINCÍPIO ORIENTADOR de ATUAÇÃO enquanto REGULADOR ECONÓMICO INDEPENDENTE Suprir falhas de Mercado, Sem gerar falhas de Estado, Construindo um paradigma de concorrência inclusiva, sem restrições nem distorções, Protegendo o Bem Público da Mobilidade Sustentável, Promovendo o equilíbrio dinâmico e resiliente das 3 seguintes racionalidades: Investidores Pessoas (profissionais, utilizadores, consumidores e/ou cidadãos) Contribuintes Um Potencial por Realizar
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11 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA AMT PARA TODOS OS MODOS DE TRANSPORTE (1) : Zelar pelo cumprimento do enquadramento legal, nacional, internacional e da União Europeia, aplicável à regulação, supervisão, e promoção e defesa da concorrência Apoiar a Assembleia da República e Governo nas áreas relativas à regulação Promover a progressiva adaptação do enquadramento aplicável aos setores e atividades de mobilidade no quadro do desenvolvimento sustentável, da utilização eficiente dos recursos e de padrões adequados de qualidade dos serviços prestados Definir as regras necessárias à aplicação das normas internacionais, na vertente económica dos setores regulados Promover e defender a concorrência no setor da mobilidade e dos transportes terrestres, fluviais e marítimos, nos portos comerciais e respetivas infraestruturas, em estreita cooperação com a Autoridade da Concorrência, bem como os direitos e interesses dos utilizadores em relação a preços, serviços e respetiva qualidade Um Potencial por Realizar
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12 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES PARA TODOS OS MODOS DE TRANSPORTE (2) : Regular e assegurar o acesso livre, equitativo e não discriminatório, pelos diversos operadores, à infraestrutura rodoviária, ferroviária e portuária, definindo regras e atribuindo prioridades no que respeita à repartição da respetiva capacidade Definir as regras e princípios aplicáveis em termos de: Política tarifária e concessões de infraestruturas e transporte público Obrigações de serviço público (equidade, proporcionalidade, transparência, sustentabilidade financeira, etc.) Monitorizar e acompanhar os mercados da mobilidade e entidades reguladas, bem como a avaliação dos níveis de serviço (Observatório dos Mercados, Preços e Estratégias Empresariais) Analisar e decidir sobre reclamações de utilizadores Exercer os poderes de inspeção, auditoria, inquérito e sancionatório Um Potencial por Realizar
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13 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DA AMT PARA O SETOR DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO: Regular a atualização, modernização e harmonização da regulamentação técnica das infraestruturas rodoviárias Exercer as funções de autoridade de normalização em matéria de infraestruturas rodoviárias Definir os níveis de desempenho das infraestruturas rodoviárias Garantir a participação dos utilizadores na gestão de qualidade das infraestruturas rodoviárias Fiscalizar o cumprimento das obrigações legais, regulamentares e contratuais por parte das concessionárias e subconcessionárias Definir e aprovar a regulamentação aplicável ao sistema de identificação eletrónica de veículos para cobrança de portagens Mediar, na qualidade de órgão de conciliação, nos termos do normativo da União Europeia, as relações entre as concessionárias ou operadoras de cobrança de portagens de infraestruturas rodoviárias localizadas em território nacional e os fornecedores do serviço eletrónico europeu de portagem Um Potencial por Realizar
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14 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ Crescimento económico sustentável ■ Competitividade de toda a cadeia de valor, ancorada nos sistemas de transportes e atividades conexas ■ Atração de investimento, com procura afluente e condições de financiamento sustentado ■ Coesão social, económica e territorial ■ Segurança, na dupla vertente safety e security ■ Sistemas de transportes inteligentes e de qualidade ECOSSISTEMA DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES Mercados Relevantes da Mobilidade Um Potencial por Realizar
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15 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 REGRAS DA CONCORRÊNCIA ■ TRATADO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA (TFUE) Artigos 101.º a 109.º - Proibição de: Acordos e práticas de cartelização Abuso de posição dominante no mercado Auxílios de Estado (independentemente da forma que assumam, que falseiem ou ameacem falsear a concorrência, favorecendo certas empresas ou certas produções) Podem ser autorizados em condições muito específicas (não incluem, de forma alguma, a discricionariedade do poder político) ■ REGIME JURÍDICO DA CONCORRÊNCIA (Lei n.º 19/2012, de 8 de maio) Artigos 9.º a 12.º - Proibição de: Acordos e práticas concertadas e decisões de associações de empresas Abuso de posição dominante no mercado Abuso de dependência económica Artigos 36.º a 41.º - Operações de concentração de empresas sujeitas a controlo Artigo 65.º - Os Auxílios Públicos não devem restringir, distorcer ou afetar de forma sensível a concorrência no todo ou em parte substancial do mercado Um Potencial por Realizar
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16 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 16 REDE TRANSEUROPEIA DE TRANSPORTES (RTE-T) E CORREDOR ATLÂNTICO Um Potencial por Realizar
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17 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 REDE TRANSEUROPEIA DE TRANSPORTES ■ Regulamento (UE) Nº 1315/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de dezembro de 2013, relativo às orientações da União para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) RTE-T estruturada em 2 Níveis: Rede Global (Comprehensive Network) Todas as infraestruturas de transporte (ferroviária, vias navegáveis interiores, rodoviária, transporte marítimo e autoestradas do mar, transporte aéreo e transporte multimodal) existentes e planeadas da RTE-T Conclusão até 2050.12.31 Rede Principal (Core Network) Componentes estrategicamente mais importantes Estruturação em 9 corredores multimodais e visando, em especial, melhorar as ligações transfronteiriças no interior da UE Conclusão até 2030.12.31 Corredores da Rede Principal Um Potencial por Realizar
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18 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 CORREDOR ATLÂNTICO ■ Alinhamentos: Lisboa – Aveiro – Leixões/Porto Aveiro (-Vilar Formoso) – Valladolid – Vitoria – Bilbao/Bordeaux – Paris – Le Havre/Metz – Mannheim/Strasbourg Sines / Lisboa (-Elvas/Caia) – Madrid – Valladolid Algeciras – Bobadilla – Madrid ■ Estados Membros Envolvidos: Portugal Espanha França Alemanha Um Potencial por Realizar Componente Rodoviária
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19 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 19 DESAFIOS E INVESTIMENTO Um Potencial por Realizar
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20 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ DESAFIOS: POLÍTICAS DE TRANSPORTE / REDE TRANSEUROPEIA DE TRANSPORTES Ações piloto e inovadoras (para além dos projetos tradicionais de infraestrutura) Novas ideias e conceitos prospetivos, de natureza técnica, legal, administrativa e organizacional Várias temáticas: Capacitação multimodal e de uma logística eficiente no transporte de carga Sistemas Inteligentes de Transporte Novas tecnologias e inovação Integração eficiente de nós urbanos e mobilidade urbana Mobilidade sustentável Transporte coletivo Transporte partilhado Mobilidade elétrica Mobilidade suave Cidades Inteligentes Um Potencial por Realizar
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21 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ CONCRETIZAÇÃO DO INVESTIMENTO NECESSÁRIO (1) Infraestruturas associadas a um investimento de capital muito intensivo Necessidade de assegurar um adequado fluxo de recursos financeiros Identificação dos projetos mais apropriados para a atração dos investidores privados Criação de condições favoráveis ao investimento Estabilidade da política setorial Regras/normas e procedimentos claros, transparentes e de longo termo Intervenção em diversas áreas Simplificação de procedimentos de contratação e de licenciamento Redução dos custos e prazos de implementação dos projetos Clarificação do quadro de aplicação das regras sobre auxílios de Estado Um Potencial por Realizar
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22 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 ■ CONCRETIZAÇÃO DO INVESTIMENTO NECESSÁRIO (2) Maturidade dos projetos / Capacidade dos agentes envolvidos (públicos e privados) Otimização da matriz de riscos de um investimento em infraestruturas Minimização das disposições que possam diluir o seu risco pelos contribuintes Alocar o risco aos investidores privados, também responsáveis pela exploração / operação da infraestrutura (Orientação da Diretiva 2014/23/UE, de 26 de fevereiro de 2014, relativa à adjudicação de contratos de concessão) Consolidação de um novo ambiente de regulação económica Necessidade de corrigir distorções da concorrência no contexto da UE, em conformidade com as disposições aplicáveis do Tratado Sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE) Um Potencial por Realizar
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23 SEMINÁRIO “TRANSPORTE RODOVIÁRIO – ALARGAR HORIZONTES” | 2016.06.16 Muito Obrigado.
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