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PRÁTICAS DE ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA COM O USO DE TICs Liberato Silva dos Santos Professor de Inglês, FG, Campus Goiânia Doutorando, Iowa State.

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1 PRÁTICAS DE ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA COM O USO DE TICs Liberato Silva dos Santos Professor de Inglês, FG, Campus Goiânia Doutorando, Iowa State University (EUA) Liberato Santos /santos.liberato@gmail.com / liberato@iastate.edu / Image Source: http://blog-assets.rosettastone.com/wp-content/uploads/2014/06/red-computer-mouse-and-books-web.png?w=300

2  Contexto de Pesquisa Local: dois campi de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) Participantes: alunos da rede pública federal, Ensino Médio técnico profissionalizante, curso regular (matutino), curso PROEJA (noturno). Justificativa e Motivação para a Pesquisa: encontrar soluções para problemas concretos da sala de aula de línguas estrangeiras. Lierato Santos / Engl. 101D, Section 1 / liberato@iastate.edu / Iowa State University Liberato Santos /santos.liberato@gmail.com / liberato@iastate.edu /

3  Objetivo Geral: iniciar um processo de mudança nas minhas próprias estratégias de ensino, incorporando tecnologias de informação e comunicação (TICs) às minhas práticas pedagógicas. Lierato Santos / Engl. 101D, Section 1 / liberato@iastate.edu / Iowa State University Liberato Santos /santos.liberato@gmail.com / liberato@iastate.edu /

4  Objetivos específicos : averiguar possíveis contribuições das TICs para: 1)diminuir lacunas de aprendizagem de inglês na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio; 2)diminuir o desnível entre os alunos de uma mesma turma; 3)ampliar o tempo de contato do aprendiz com a língua inglesa dentro e fora das aulas presenciais; 4)contribuir com o letramento digital dos alunos envolvidos na pesquisa.

5  Referencial teórico: Letramento Digital Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), 1998. Mark Prensky, 2001: Nativos e Imigrantes Digitais. Magda Soares, 2002: Letramento na Cibercultura. CALL: aprendizagem de línguas mediada pelo computador (ou pelas tecnologias digitais) Mark Warschauer, 1996: não descartar tecnologias “antigas”. Stephen Bax, 2003: CALL integrada às práticas pedagógicas.

6  A atividade prática 1: Videoaulas do curso Projovem English Vídeos online + apostila em PDF: material disponibilizado gratuitamente pelo Governo Federal na página do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano (ver slides com referências). Aulas ministradas no laboratório de informática da escola. Professor apresentou o material. Alunos estudando de maneira gradativamente autônoma em sala de aula, monitorados pelo professor, no papel de facilitador.

7  A atividade prática 1: Videoaulas do curso Projovem English Dinâmica das Aulas: 1.Assistir à videoaula (10 mins, em média); 2.Resolver os exercícios da apostila, que incluíam: -ler os diálogos do vídeo, apresentados na apostila; -transcrever (copiar) trechos dos diálogos; -preencher lacunas com as respostas solicitadas; -traduzir palavras do inglês para o português e vice-versa; -transformar sentenças afirmativas/neg/int; -responder perguntas; formular perguntas.

8  A atividade prática 1: Videoaulas do curso Projovem English Feedback (+) e (-) dos Alunos: (+) Identificação com personagens, todos brasileiros, jovens, se comunicando em inglês; (+) canção de abertura, um rap cantado pelos atores; (-) lentidão na apresentação do conteúdo; (-) excesso de explicações dadas em português nos vídeos; (-) apostila com qualidade de produção inferior aos vídoes; (-) descompasso entre os conteúdos dos vídeos e da apostila; Trabalho interrompido após a revisão das unidades 1-4.

9  A atividade prática 2: aulas online de inglês nas comunidades Livemocha e Busuu

10  Live Mocha.com Autointitulada “comunidade online de aprendizagem de línguas”, com 16 milhões de membros. Comprada pela empresa Rosetta Stone.

11  Busuu.com Autointitulada “a comunidade online de aprendizagem de línguas”, com 60 milhões de membros. Disponível na web e para iPhone/Android.

12  A atividade prática 2: aulas online nas comunidades Livemocha e Busuu Dinâmica das Aulas, p.1: Navegar pelas páginas eletrônicas da comunidade online e explorar todas as ferramentas de aprendizagem disponíveis, que incluíam: a) aprender vocabulário e pronúncia por meio da memorização de flashcards com áudio; b) ler diálogos apresentados por escrito, acompanhados de áudio e/ou video;

13  A atividade prática 2: aulas online nas comunidades Livemocha e Busuu Dinâmica das Aulas, p.2: c) compreender textos por meio de exercícios em três formatos: múltipla escolha, preenchimento de lacunas e reordenamento de palavras em uma frase (word order); d) produzir textos com o apoio de flashcards e quadro- resumo de sentenças ensinadas na lição; e) interagir em tempo real com outros usuários da comunidade, por meio de bate-papo (chat) com texto escrito, ou com voz e vídeo; f) fazer download de materiais didáticos impressos, incluindo o resumo do conteúdo trabalhado em cada lição.

14  A atividade prática 2: aulas online nas comunidades Livemocha e Busuu Feedback (+) e (-) dos Alunos: (+) ambiente interativo e mais dinâmico que as videoaulas e apostila do curso Projovem English ; (+) possibilidade de praticar inglês em tempo real, com aprendizes localizados em vários lugares do mundo; (-) quantidade de lições acima do que os alunos esperavam, já que o ambiente online está em constante expansão; (-) falta de familiaridade em navegar por ambientes online de aprendizem, que são diferentes de redes sociais.

15  Resultados e Discussão, parte 1 (+) O objetivo geral foi alcançado: utilizei TICs e iniciei um processo de mudança na minha prática pedagógica. Os objetivos específicos 3 e 4 foram alcançados: 3) foi ampliado o tempo de contato dos aprendizes com a língua inglesa dentro e fora das aulas presenciais; 4) a experiência contribuiu com o processo de letramento digital dos alunos envolvidos na pesquisa..

16  Resultados e Discussão, parte 2 O objetivo específico 1 foi alcançado parcialmente: 1)diminuir lacunas de aprendizagem de inglês na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. O objetivo específico 2 não foi alcançado: 2) diminuir o desnível entre os alunos de uma mesma turma.

17  Considerações Finais As ações desenvolvidas nesta pesquisa me permitiram vislumbrar algumas ações futuras: Me parece imperativo dar continuidade ao processo de letramento digital dos aprendizes de línguas nas duas redes (pública e particular). Percebo que é necessário iniciar, continuar e ampliar a oferta de cursos online de línguas para nossos aprendizes. Novo desafio: inserir aprendizes em práticas comunicativas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Ponto para Reflexão: as TICs não são a solução de todos os problemas na aprendizagem de línguas. É a formação inicial e continuada do professor que faz a diferença.

18 Image source: http://www.fuseliterary.com/thank-you/ Lierato Santos / Engl. 101D, Section 1 / liberato@iastate.edu / Iowa State University Liberato Santos /santos.liberato@gmail.com / liberato@iastate.edu / Obrigado!

19  Referências, p.1 BAX, S. CALL: past, present and future. System: an international journal of educational technology and applied linguistics, vol. 31, nº. 1, pp. 13-28. Oxford: Pergamon, 2003. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em 25/05/2013. ______. Ministério da Educação. ProJovem Urbano: objetivo, ações, como acessar, documentos. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17462&Itemid=817. Acesso em 06/06/2014. ______. ProJovem Urbano. Guia de estudo: unidade formativa I. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, 2009(a). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/guia_estudo1.pdf. Acesso em 06/06/2014. ______. ProJovem English. Videoaulas. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, 2009(b). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vwjM_3E-ynU. Acesso em 06/06/2014. Lierato Santos / Engl. 101D, Section 1 / liberato@iastate.edu / Iowa State University Liberato Santos /santos.liberato@gmail.com / liberato@iastate.edu /

20  Referências, p.2 ______. ProJovem English. Videoaulas. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, 2009(b). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vwjM_3E-ynU. Acesso em 06/06/2014. BROWN, H. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. Nova York: Longman, 2001. BUSUU. (Comunidade online de aprendizagem de línguas). Disponível em: www.busuu.com. Acesso em 01/08/2012. DAVIES, G.; RENDALL, H.; WALKER, R.; HEWER, S. Introduction to computer assisted language learning (CALL). In: ICT4LT – information and communications technology for language teachers, 2003. Disponível em: http://www.ict4lt.org/en/en_mod1-4.htm#historyofcall. Acesso em 30/05/2013. FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, vol. 26, n.º 03, pp. 335-352, dezembro. Belo Horizonte, MG: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17. Acesso em 03/02/2015. Lierato Santos / Engl. 101D, Section 1 / liberato@iastate.edu / Iowa State University Liberato Santos /santos.liberato@gmail.com / liberato@iastate.edu /

21  Referências, p.3 LEVY, M. Computer-assisted language learning: context and conceptualization. Oxford: Clarendon Press, 1997. Parcialmente disponível em: http://books.google.com.br/books?id=RRGgrjteVjUC&printsec=frontcover&hl=pt- BR#v=onepage&q&f=false. Acesso em 02/04/2015. LIVEMOCHA. (Comunidade online de aprendizagem de línguas). Disponível em: www.livemocha.com. Acesso em 01/08/2012. PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, vol. 9, n.º 5, October 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20- %20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em 03/04/2015. SANTOS, L. Sob medida: uma proposta de produção de material didático de língua estrangeira (inglês) para aprendizes de um curso do Ensino Médio profissionalizante de jovens e adultos, na modalidade PROEJA. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Brasília: Programa de pós- graduação da Universidade de Brasília, 2010. Disponível em: http://let.unb.br/pgla/wp- content/uploads/2014/05/liberato_silva_dos_santos.pdf. Acesso em 29/05/2013. Lierato Santos / Engl. 101D, Section 1 / liberato@iastate.edu / Iowa State University Liberato Santos /santos.liberato@gmail.com / liberato@iastate.edu /

22  Referências, p.4 SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação Social, vol. 23, n.º 81, dezembro 2002. Campinas, pp. 143-160. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf. Acesso em 03/04/2015. WARSCHAUER, M. Computer assisted language learning: an introduction. in: FOTOS, S. (ed.) Multimedia language teaching. Tokyo: Logos International, 1996. Disponível em: http://www.ict4lt.org/en/warschauer.htm. Acesso em 28/05/2013. WARSCHAUER, M. e HEALEY, D. “Computers and language learning: an overview”. Language Teaching, vol. 31, n.º 2, April. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. Disponível em: http://hstrik.ruhosting.nl/wordpress/wp-content/uploads/2013/03/Warschauer-Healey-1998.pdf. Acesso em 31/05/2013. Lierato Santos / Engl. 101D, Section 1 / liberato@iastate.edu / Iowa State University Liberato Santos /santos.liberato@gmail.com / liberato@iastate.edu /


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