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PublicouDavi Campelo Valente Alterado mais de 7 anos atrás
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Denomina-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, e parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. DEFICIÊNCIA AUDITIVA
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As perdas auditivas podem acontecer quando existem problemas em alguma das partes do ouvido. A perda pode ser: Condutiva – Lesão do ouvido externo ou do ouvido médio por doença, trauma ou problemas de malformação congênita; Neuro-Sensorial – Lesão do ouvido interno por doença, trauma ou problemas de malformação congênita, ou lesão do nervo auditivo; Mista – Uma combinação dos dois tipos anteriores; Central – Quando ocorre no cérebro e causa alterações no processamento das informações, ou seja, a criança pode ouvir mas não compreender.
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Entende-se que, a melhor forma de educar um surdo é dar- lhe oportunidade de se comunicar, aplicando no seu dia a dia os conhecimentos adquiridos, de forma que estes possibilitem uma existência da cidadania. O educando surdo deve ter acesso ao maior número possível de informações, sejam elas através da comunicação: auditiva, oral, gestual ou escrita.
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A perda auditiva é uma das deficiências mais sérias no mundo inteiro. E, muitas vezes só é identificada tardiamente. Quando não reconhecida – e dependendo do grau – a deficiência auditiva pode causar muitos problemas para a pessoa. São eles: Fala – Todos aprendem a falar ouvindo. A surdez na primeira infância pode alterar bastante o desenvolvimento da fala; Capacidade de aprender – Uma das razões mais comuns das dificuldades no aprendizado é a perda auditiva;
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Integração social – Problemas de comunicação interferem sensivelmente no relacionamento entre a pessoa com deficiência auditiva e as outras. Quanto mais cedo a deficiência auditiva for identificada, melhores serão as chances de: Tratá-la de forma eficiente; Reduzir as conseqüências.
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SINAIS DE ALERTA: Ausência ou interrupção do balbucio a partir do oitavo mês de vida; as primeiras palavras aparecem tarde e alteradas; excesso de comunicação gestual e pouca emissão de palavras; solicitação constante para que sejam repetidas palavras e instruções, uso demasiado de o que?, como? Andam arrastando os pés; falar muito alto ou excessivamente baixo; dores ou supurações(pus)constantes nos ouvidos;
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cabeça virada para ouvir melhor, em posição pouco comum; olhar dirigido para a boca ou para o lado de quem fala e não para os olhos; respostas mais freqüentes a ruídos do que a vozes; falta de respostas às solicitações do professor dando impressão de desatenção ou preguiça; frases não estruturadas.
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Política de Atendimento Usuário da LIBRAS – Intérprete em sala de aula. Não usuário da LIBRAS – SAEDE/DA (LIBRAS e Português escrito). Resíduo auditivo – Prótese.
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. ORIENTAÇÕES: Para facilitar a compreensão do aluno com deficiência auditiva utilize materiais concretos como livros, animais de plásticos, utensílios, etc; na comunicação utilizar expressões faciais e corporais; na sala de aula propicie oportunidades de comunicação utilizando gestos, desenhos e nunca falando de costas com o aluno; coloque-o nos primeiros lugares da sala de aula em posição central para que o professor possa falar sempre de frente.
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propiciar a criança ambiente agradável, farto em experiências de linguagem para que se desenvolvam normalmente (ex.: contar histórias, cantar com gestos, fazer jogos com o corpo). Comunicar-se com o educando usando gestos acompanhados de fala para que os mesmos facilitem a compreensão; utilize sempre linguagem usual, sem palavras muito complicadas, nem gírias, usando palavras simples; Fale em tom normal de voz; Quando houver interprete na sala, o aluno surdo deve ficar de frente para este.
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Língua de Sinais Língua de modalidade espaço - visual, porque utiliza como canal ou meio de comunicação movimentos percebidos pela visão. São sistemas lingüísticos independentes dos sistemas orais, são línguas naturais que se desenvolvem no meio em que vive a comunidade surda. Possui estrutura e gramática própria. Permite ao surdo a produção e apropriação do conhecimento, desenvolvendo seu cognitivo, oferecendo-lhe desta forma, possibilidades de libertação do real concreto para a melhor integração.
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PROFESSOR INTÉRPRETE Objetivo: Intermediar a comunicação entre surdos e ouvintes. Professor ouvinte com fluência em LIBRAS comprovada através de exame de proficiência, com capacitação em tradução e interpretação, LIBRAS/PORTUGUES/LIBRAS; Responsável pela interpretação de todas as atividades e eventos de caráter educacional; Atua em turmas mistas (5ª a 8ª série) e Ensino Médio, na EJA, Educação Profissional e Educação Indígena.
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