A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica de leitura: Leitura antecipada do livro “ Assim Assado” de Eva Furnari. Em duplas os professores tentarão adivinhar as rimas malucas da autora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica de leitura: Leitura antecipada do livro “ Assim Assado” de Eva Furnari. Em duplas os professores tentarão adivinhar as rimas malucas da autora."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Dinâmica de leitura: Leitura antecipada do livro “ Assim Assado” de Eva Furnari. Em duplas os professores tentarão adivinhar as rimas malucas da autora fazendo uma leitura diferente do livro. Após a confecção do livro feito pelo grupo a orientadora realizará a leitura de deleite da obra original.

4 Retomando os trabalhos 2016 Workshop dos portfólios Dividir as turmas em grupos por cores. Cada grupo deverá destacar uma característica que mais chamou atenção nos trabalhos expostos

5 Conhecendo o projeto/ 2016 Formações presenciais:  acontecerão mensalmente (convite);  Abordaremos temas pertinentes que serão continuados nas discussão de HTPC virtual;  Será dividida entre momentos de leitura, retomada das atividades executadas nas escolas, trocas de experiências e dinâmicas em grupo.

6 Autores homenageados/Escolas-2016 EscolaAutor(a) homenageado DelphinoZiraldo Dino BuenoTatiana Belinky Inácio HoraTatiana Belinky Giusfredo SantiniMonteiro Lobato Jardim AlbatrozTatiana Belinky Rio da GranjaZiraldo José de OliveiraSylvia Orthof EMEIF Vista LindaEva Furnari Jd Vista LindaAna Mari Machado EMEIF Chácara V LindaMonteiro Lobato José ErmírioMonteiro Lobato Mario CovasPedro Bandeira São LourençoPedro Bandeira José Carlos BuzinaroVinícius de Moraes

7 EscolaAutor homenageado EMEI BoracéiaAna Maria Machado Nhembo NEIM Parque EstorilRuth Rocha NEIM Rio da PraiaPedro Bandeira NEIM BoracéiaVinícius de Moraes NEIM Chácara V LindaRubem Alves NEIM GuaratubaEva Furnari NEIM Teodoro QuirinoEva Furnari NEIM JD RaphaelRuth Rocha NEIM Mangue SecoMonteiro Lobato EMEIF CaiuburaSylvia Orthof EMEI Oswaldo JustoAna Maria Machado EM Genésio SebastiãoRubem Alves CeeLiliana Iacocca

8 A questão do afeto e das sensações O afeto é essencial para todo o funcionamento do nosso corpo nos dando coragem, motivação, interesse, e contribuindo para nosso desenvolvimento. E é pelas sensações que o afeto nos proporciona que sabemos quando algo é verdadeiro ou não. Principalmente para a criança o afeto é importantíssimo, pois ela precisa sentir-se segura para poder desenvolver seu aprendizado, e é necessário que o professor tenha consciência de como seus atos são extremamente significativos nesse processo, porque essa relação aluno- professor é permeada de afeto, e as emoções são estruturantes da inteligência do indivíduo (WALLON, (1995). Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-da- afetividade-na-aprendizagem-escolar-o-afeto-na-relacao-aluno-professor © Psicologado.comhttps://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-da- afetividade-na-aprendizagem-escolar-o-afeto-na-relacao-aluno-professor Mais do que conhecer este autor que fará parte da sua vida neste ano letivo, a criança deve senti-lo. O afeto nesta faixa etária está intimamente ligado às sensações, aos sentidos...Aliás alguém conhece alguma criança que não queira conhecer um objeto com as mãos?

9 Atividade em grupo Reúnam-se em grupos divididos pelos autores que as escolas homenagearão durante o ano letivo de 2016 através do Projeto Coletivo de Leitura, levantem as curiosidades pesquisadas sobre o autor homenageado em sua escola e elaborem uma forma de apresentá-lo aos colegas das outras escolas.

10 Biografia É a história escrita da vida de uma determinada pessoa. A palavra tem origem etimológica nos termos gregos bios, que significa "vida" e graphein, que significa "escrever". Biografia é a descrição dos fatos particulares da vida de uma pessoa, podendo conter fotos que testemunham os acontecimentos. É um documento que consta a trajetória de vida de uma pessoa, com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos. Como gênero literário, a biografia é uma narração da história de vida de uma pessoa ou de uma personagem, geralmente na terceira pessoa. Já a autobiografia é quando o autor expõe a sua própria história na primeira pessoa. A estrutura básica de uma biografia geralmente inclui uma apresentação inicial do protagonista (introdução), a descrição dos principais fatos que compõem a história (desenvolvimento) e uma parte final de caráter subjetivo (conclusão).

11 O que não pode faltar 1 Conhecimento e contato com a biografia do autor pela Equipe Escolar, alunos e divulgação aos pais; Conhecimento das obras literárias do autor; Apresentação do projeto aos pais durante as etapas de execução de acordo com o cronograma criado pelo professor/ escola; Cronograma quinzenal de trabalho do projeto que será discutido em formações presenciais e nos HTPCs; Envolvimento dos pais e comunidade escolar duraante o desenvolvimento;

12 O que não pode faltar 2 Culminância: Acontecerá a partir do dia 17 de outubro de 2016, fazendo parte do calendário escolar de cada U.E. A Equipe Pedagógica da SE acompanhará todas as culminâncias das escolas envolvidas; Produto final: Cada U. E. deverá no final dos trabalhos produzir um portfólio coletivo, podendo ser dividido em capítulos por salas, por séries ou organizado conforme o planejamento do grupo escolar. Neste portfólio deve estar retratado o trabalho desenvolvido por todos os professores envolvidos no projeto.

13 O que não pode faltar 3 O desenvolvimento e planejamento e organização das ações fica a critério de cada escola de acordo com as necessidades do grupo, sob orientação da SE Através dos HTPCs e reuniões presenciais. Na etapa final é importante que o grupo escolar faça uma avaliação das ações do projeto pensando na aprendizagem das crianças e aprimoramento das ações;

14

15 Em que etapa do projeto estamos? Nesta Etapa precisamos apresentar o autor aos alunos. Sabemos que as crianças devem ser as protagonistas em todas etapas do projeto, porém nesse momento cabe ao professor mediar o encantamento entre os pequenos e o autor que está sendo apresentado, trazendo de forma criativa e lúdica curiosidades sobre sua vida e as obras que tiveram destaque. Este autor estará durante o ano letivo junto com a sala e eles devem se apropriar de sua vida e obra. Importante também pensar em uma tarefa que as crianças e/ou professor possam apresentá-lo para família. Eles são também incentivadores nesse processo.

16 Reflexões importantes Pensando que todo projeto didático deve nascer de uma problemática, ou seja uma questão a ser vencida, o Projeto Experiências leitoras e práticas letradas nos espaços escolares veio da necessidade de tornarmos Bertioga um exemplo de município leitor. Cabe a cada Unidade Escolar refletir sobre suas especificidades e suas problemáticas com o objetivo desta ação não se tornar isolada, mas que ela faça parte da rotina e das ações autônomas do grupo escolar e de todos alunos da Rede.

17 Até a próxima...Muito Obrigada! Brinquem de ler!


Carregar ppt "Dinâmica de leitura: Leitura antecipada do livro “ Assim Assado” de Eva Furnari. Em duplas os professores tentarão adivinhar as rimas malucas da autora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google