A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS LEITURAS DE NIVELAMENTO PONTO 05 O PODER E A GOVERNANÇA COM E SEM GOVERNO Grupo de Estudos em RI - UNO Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS LEITURAS DE NIVELAMENTO PONTO 05 O PODER E A GOVERNANÇA COM E SEM GOVERNO Grupo de Estudos em RI - UNO Prof."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS LEITURAS DE NIVELAMENTO PONTO 05 O PODER E A GOVERNANÇA COM E SEM GOVERNO Grupo de Estudos em RI - UNO Prof. Dr. Giovanni Olsson

2 SUMÁRIO (01) As origens de um debate improvável (Aristóteles e Pitkin) (02) O “poder sobre” (Weber e Mann) (03) O “poder para” (Parsons e Arendt) (04) Manifestações do poder (Foucault e Bourdieu) (05) Governança x governo: siameses separados

3 (a) A origem em Aristóteles como objeto do conhecimento (“homem é ser político por natureza…”) (b) As categorias reinterpretadas (Pitkin) (c) Evolução do debate e arqueologia do poder - coexistência de modelos (01) As origens de um debate improvável (Aristóteles e Pitkin)

4 (02) O “poder sobre” ao longo do tempo (Weber e Mann) PODER SOBRE: a idéia tradicional de “dominação”, “imposição”, “força” e “opressão”; conformar a vontade do outro de acordo com a sua; historicamente, é a mais forte e demarcada; - WEBER e MANN; - “possibilidade, dentro de um relacionamento social, de realizar a vontade de alguém mesmo contra a resistência, independentemente da base na qual essa possibilidade se funda” (WEBER, 1980, p. 20)

5 (02) O “poder sobre” ao longo do tempo (Weber e Mann) - PODER “CONFLITUAL” (HAUGAARD) - PODER COMO ”RESTRIÇÃO À VONTADE” (DYRBERG) - PODER “INTRANSITIVO” (GOEHLER)

6 (03) O “poder para” em formação (Parsons e Arendt) PODER PARA: é idéia paralela, presente desde Aristóteles, mas pouco visível ou expressa como tal; é “construir”, “reunir”, “agregar”, “produzir”, sempre no sentido de algo novo, diferente; - PARSONS e ARENDT - poder “circula” na sociedade e é sua moeda, assim como o dinheiro o é na economia (PARSONS);

7 (03) O “poder para” em formação (Parsons e Arendt) - PODER “CONSENSUAL” (HAUGAARD) - PODER COMO ”FORMAÇÃO DE VONTADE” (DYRBERG) - PODER “TRANSITIVO” (GOEHLER)

8 (04) Manifestações do poder - EXPRESSO ou SIMBÓLICO (BOURDIEU); mesmo dentro das estruturas sociais; - MACRO ou MICRO (FOUCAULT); mesmo nas “relações mais insuspeitas”; - articulação SABER X PODER (FOUCAULT); poder constrói discursos e saberes (“louco”, “marginal”)

9 (05) Governança x governo: siameses separados - Governo: “entidade através da qual se busca ordem e são demarcados e implementados objetivos” (ROSENAU); - Governança: “conjunto de atividades orientadas à realização de objetivos políticos” (ROSENAU); - HOBBES/WEBER: Estado-Nação como modelo político-jurídico da modernidade (governo = governança); - HOJE: governo pode não governar; governança pode ser feita por quem não é governo (EXT: corporações transnacionais…; INT: direito do morro….;)

10 (05) Governança x governo: siameses separados - impactos: (a) novas expressões da autoridade: - pública (do governo) x privada (“de mercado”) - licita x ilícita - material (“ouro e tanques”) x moral (ideacional) (b) novos atores + novos papéis: - Estados; OIGs; - ONGs; ETs; - emergentes: terrorismo, movimentos de genero, …

11 OBRIGADO !


Carregar ppt "GRUPO DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS LEITURAS DE NIVELAMENTO PONTO 05 O PODER E A GOVERNANÇA COM E SEM GOVERNO Grupo de Estudos em RI - UNO Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google