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1 Gestão de Pessoas Comportamento Humano na Organização e a Motivação.

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Apresentação em tema: "1 Gestão de Pessoas Comportamento Humano na Organização e a Motivação."— Transcrição da apresentação:

1 1 Gestão de Pessoas Comportamento Humano na Organização e a Motivação

2 2 Pessoas como: Recursos: Recursos: portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, motivação, de trabalho, comunicabilidade, dentre outros Pessoas Pessoas: características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, historias particulares, etc. pessoas como pessoas comportamento humano nas organizações. Ressalta-se a importância de repensar as características que se repetem nas pessoas como pessoas, a fim de melhor compreender o comportamento humano nas organizações. Comportamento Humano nas Organizações

3 3 Comportamento das Pessoas O comportamento das pessoas... orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações. reação a seu ambiente (no trabalho, ou fora da organização). tantoresistir,como colaboraras políticas e os procedimentos da organização, pode tanto resistir, como colaborar com as políticas e os procedimentos da organização, dependendo das estratégias de liderança adotadas por algum supervisor.

4 4 A participação em organizações é muito importante na vida das pessoas, porque as conduz ao envolvimento com outras pessoas ou em grupos. Nos grupos ou nas organizações, os indivíduos procuram manter sua identidade e seu bem-estar psicológicos. As pessoas não são capazes de se comportar de todas as formas, pois suas características pessoais são limitadas e restritas. Comportamento das Pessoas

5 5 As diferenças individuais fazem com que as pessoas variem em seus comportamentos. A capacidade de resposta é função das aptidões (inatas) e da aprendizagem (aquisição). Tanto a capacidade mental como a física estão sujeitas a limitações. Em função dessas características do comportamento humano, pode-se dizer que o homem é um ser complexo. Comportamento das Pessoas

6 6 O Homem tem Diferentes Necessidades. Os seres humanos são motivados por grande diversidade de necessidades. Um fator pode motivar o comportamento de uma pessoa hoje e pode não ter potência suficiente para determinar seu comportamento no dia seguinte. necessidades O comportamento das pessoas é simultaneamente influenciado por um grande número de necessidades que apresentam valores e quantidades diferentes, e isso leva a reflexão sobre como motivar cada indivíduo ou uma equipe de trabalho, e para a organização isso tem grande importância. Comportamento das Pessoas

7 7 Motivação “A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão” (Maximiniano, 2004, p.14)

8 8 Motivação Motivação: Motivação: Um dos fatores que influenciam comportamento das pessoas. são diferentes As pessoas são diferentes no que tange a motivação. As necessidades variam de indivíduo para indivíduo, produzindo:  Diferentes padrões de comportamento;  Valores sociais diferentes;  Capacidade de atingir os objetivos distintos. motivação A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras, pode-se dizer que através do “desejo” e ou “receio”.

9 9 Em todo comportamento existe sempre um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência. A motivação das pessoas depende basicamente das três variáveis a seguir: Varia indefinidamente de pessoa para pessoa. Na mesma pessoa. Conforme o tempo/ época. Premissas que explicam o comportamento humano

10 10 Ciclo Motivacional: necessidade e busca-se a satisfação, porém nem sempre é satisfeita. Ciclo Motivacional: Inicia-se com o surgimento de uma necessidade e busca-se a satisfação, porém nem sempre é satisfeita. NECESSIDADE: NECESSIDADE: é uma força dinâmica e persistente que provoca um comportamento. tensão, insatisfação e desequilíbrio.  Toda vez que surge uma necessidade, esta rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, insatisfação e desequilíbrio.  Esse estado leva o indivíduo a um comportamento, ação, capaz de descarregar a tensão ou de livrá-lo do desconforto e do desequilíbrio.  Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação, caso contrário leva a frustração. Ciclo Motivacional

11 11 Ciclo Motivacional: temporal e passageira A satisfação de algumas necessidades é temporal e passageira, ou seja, a motivação humana é cíclica. EQUILIBRIO INTERNO ESTÍMULO OU INCENTIVO NECESSIDADETENSÃO BARREIRA OUTRO COMPORTAMENTO FRUSTRAÇÃO COMPENSAÇÃO Ciclo Motivacional

12 12 “O comportamento é quase um processo contínuo de resolução de problemas e de satisfação de necessidades, à medida que vão surgindo”. (Chiavenato, 2010) As teorias mais conhecidas sobre motivação são: Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas – 1954 (Abraham H. Maslow); Teoria dos Dois fatores – 1959 (Frederick Herzberg); Teoria X e Y – 1960 (Douglas McGregor) Ciclo Motivacional

13 Hierarquia das necessidades Humanas Hierarquia das Necessidades Humanas Os indivíduos possuem necessidades distintas de acordo com uma série de variáveis intrínsecas e ou extrínsecas (o momento, o tipo do trabalho, etc.). Somente passam a buscar a satisfação de uma necessidade de nível superior quando a imediatamente inferior já estiver satisfeita de modo pleno.

14 Hierarquia das Necessidades Humanas

15 Hierarquia das necessidades Humanas

16 16 1. Necessidade Fisiológica Nível mais baixo de todas as necessidades Inata (necessidade de alimentação, sono, abrigo contra frio e calor e desejo sexual - reprodução da espécie). Monopoliza o comportamento do recém-nascido, e predominam no adulto sobre as demais necessidades humanas Subsistência do indivíduo. Domina a direção do comportamento do indivíduo No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc. Hierarquia das necessidades humanas

17 17 2. Necessidade de Segurança  Segundo nível das necessidades humanas  Leva a pessoa a se proteger de qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato.  Pode provocar insegurança ou incerteza nas pessoas quanto a sua permanecia no trabalho.  Surge após as necessidades fisiológicas serem relativamente satisfeitas No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc. Hierarquia das necessidades humanas

18 18 3. Necessidade Social Necessidades relacionadas com a vida associativa do indivíduo junto a outras pessoas. Necessidade de associação, participação, aceitação por parte dos colegas (troca de afeto, amizade, amor) Quando essas necessidades estão insuficientemente satisfeitas a pessoa se torna resistente, hostil com os que o cercam. Surge após as duas necessidades anteriores terem sido sanadas. No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc. Hierarquia das necessidades humanas

19 19 4. Necessidade de Estima  Maneira como a pessoa se vê e se avalia  Auto-apreciação, auto-confiança, necessidade de aprovação social, reconhecimento social, prestígio dentre outros.  A satisfação dessa necessidade conduz a sentimento de auto- confiança (capacidade, utilidade, poder, valor...)  Sua frustração pode levar a sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência e desamparo.  Por vezes pode levar ao desânimo e atividades compensatórias. No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc. Hierarquia das necessidades humanas

20 20 5. Necessidade de Auto-Realização Necessidades humanas mais elevadas, e que se encontram no topo da hierarquia. Expressa-se por meio do impulso da pessoa em tornar-se mais do que é e de vir a ser, e tudo o que pode ser. Estão relacionadas com autonomia, auto-controle, competência e plena realização daquilo que cada pessoa tem potencial, da utilização plena de seus talentos pessoais. Diferentemente das demais necessidades as quais dependem de recompensas externas, a necessidade de auto-realização somente podem ser satisfeitas por recompensas dadas intrinsecamente às pessoas a si próprias. Não são observáveis e controláveis por outros Não importa quão satisfeita a pessoa esteja, ela sempre quererá mais. No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc. Hierarquia das necessidades humanas

21 21 Aspectos da teoria das necessidades de Maslow Apenas as necessidades não satisfeitas influenciam o comportamento (dirigindo para objetivos individuais) O indivíduo nasce com certa bagagem de necessidade fisiológica. De início seu comportamento é totalmente voltado a elas. À medida que o indivíduo passa a controlar suas necessidades fisiológicas e de segurança, surgem lentamente e gradativamente as necessidade mais elevadas. O comportamento do indivíduo é influenciado por grande número de necessidades concomitantes. Necessidade baixa requer ciclo motivacional rápido Necessidade elevada, ciclo motivacional longo A privação de uma necessidade mais baixa faz com que as energias do indivíduo se desviem para a luta pela sua satisfação (da necessidade privada) Hierarquia das necessidades humanas

22 Teoria dos Dois Fatores de Herzberg Frederick Herzberg formulou a teoria do dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Existem 2 fatores que orientam o comportamento das pessoas: 1. Fatores Higiênicos (ou fatores extrínsecos) 2. Fatores Motivacionais FATORES MOTIVACIONAIS (Intrínsecos) FATORES HIGIÊNICOS (Extrínsecos) CONTEÚDO DO CARGO (como a pessoa se sente em relação ao seu cargo) CONTEXTO DO CARGO (como a pessoa se sente em relação à sua empresa) 1. O trabalho em si 2. Realização 3. Reconhecimento 4. Progresso profissional 5. Responsabilidade 1. As condições de trabalho 2. Administração da empresa 3. Salário 4. Relações com o supervisor 5. Benefícios e serviços sociais Teoria dos Dois Fatores

23 Comparação dos modelos de motivação de Maslow e Herzsberg Teoria dos Dois Fatores

24 Satisfação nível Individual = Motivação Satisfação nível grupal (organização) = Clima CLIMA ORGANIZACIONAL Qualidade do ambiente interno existente, ou seja, satisfação dos membros da organização em relação as suas práticas. Quando há elevada motivação entre os membros o clima organizacional se eleva e se traduz em:  Relações de satisfação; animação; interesse; colaboração, etc. Quando há baixa motivação entre os membros (por motivo de frustração, barreiras à satisfação das necessidades) o clima organizacional tende a baixar e se traduz em: Desinteresse, apatia, insatisfação, rebeldia, raiva, etc.  Desinteresse, apatia, insatisfação, rebeldia, raiva, etc. Clima Organizacional

25 PESQUISA INTERNA (Pesquisa de Clima Organizacional): É a análise dos fatores que compõem o clima, e identificar qual(is) item(s) são fundamentais para que o funcionário se sinta motivado no ambiente de trabalho. Necessidade e Satisfação Coletiva FATORES COMPONENTES DO CLIMA ORGANIZACIONAL  IMAGEM DA EMPRESA (imagem transmitida ao funcionário sobre a organização)  COOPERAÇÃO E ADESÃO (interação entre funcionários e departamentos)  SEGURANÇA NO TRABALHO (condições de atos seguros no exercício da função)

26 FATORES COMPONENTES DO CLIMA ORGANIZACIONAL  CONDIÇÕES DE TRABALHO (condições de materiais favoráveis ao desempenho das funções)  HABILIDADE DE SUPERVISÃO (habilidade de supervisores na condução do funcionário para obtenção de resultado)  EQUIDADE DE TRATAMENTO (aplicação de normas e procedimento e oportunidades de crescimento profissional a todos)  DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS (oportunidade de progresso profissional) Necessidade e Satisfação Coletiva

27 FATORES COMPONENTES DO CLIMA ORGANIZACIONAL  ORIENTAÇÃO PARA DESEMPENHO PROFISSIONAL (objetivos definidos e clareza sobre o desempenho esperado do funcionário)  ESTILO DE SUPERVISÃO (estimulo a participação e criatividade do funcionário)  QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (praticas dos preceitos de qualidade são prezados e disseminados aos funcionários)  COMUNICAÇÃO (comunicação efetiva e confiável) Necessidade e Satisfação Coletiva


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