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Treinamento CMFlex Módulo XII Contabilidade - Cadastros.

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2 Treinamento CMFlex Módulo XII Contabilidade - Cadastros

3 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

4 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

5 Tipo de Subgrupo Cadastro dos diferentes tipos de subgrupos, para posterior utilização no plano de contas. Os tipos de subgrupos são compostos por subgrupos, estruturas que permitem o agrupamento de contas contábeis que não estejam no mesmo grupo (ativo, passivo, receita ou despesas) ou na mesma estrutura hierárquica de contas.

6 Exemplo: Receita Operacional Líquida, Resultado Operacional Bruto. Neste item, cadastre os subgrupos de contas. Os subgrupos permitem o agrupamento de contas contábeis que não estejam no mesmo grupo (ativo, passivo, receita ou despesas) ou na mesma estrutura hierárquica de contas. Atenção! A associação dos subgrupos com as contas contábeis é realizada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Conta Contábil.

7 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

8 Tipo de Operação Cadastro dos tipos de operação utilizados como um carimbo nos lançamentos contábeis. O tipo representa a operação que está sendo realizada, quando um lançamento contábil é gerado na Contabilidade. Exemplo: Utilizando-se um tipo de operação chamado Lançamentos Importados, pode-se filtrar, nos relatórios e consultas que disponibilizem esse campo, somente os lançamentos originados de uma eventual importação.

9 Tipo de Operação Exemplo:

10 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

11 Subconta Cadastro das subcontas para posterior utilização nos lançamentos. A subconta é uma estrutura auxiliar que pode ser utilizada, opcionalmente, para explicitar todos os lançamentos associados a uma conta contábil analítica, sem que seja necessário alterar a estrutura hierárquica do plano de contas. Ou seja, a subconta nada mais é do que a divisão da conta contábil analítica. A vantagem é que uma mesma subconta pode estar associada às várias contas contábeis, o que não acontece nas contas contábeis analíticas. Com isso, você pode, por exemplo, cadastrar uma única conta contábil chamada Fornecedores e várias subcontas, uma para cada fornecedor. Nesse caso, será possível consultar os lançamentos da conta Fornecedores, filtrando somente os que estiverem associados à subconta desejada.

12 Subconta Outra importante aplicação da subconta é permitir análises cruzadas em relação ao plano de contas. Imagine que você possui diversas despesas comercias, como passagens aéreas, hospedagens, alimentação etc. Essas contas podem estar relacionadas com diversas subcontas, cada uma representando, por exemplo, um dos funcionários da área comercial. Logo, ao fazer uma consulta no sistema Contabilidade, será possível visualizar todas as despesas com passagens aéreas (conta contábil) ou o gasto por um funcionário específico (subconta) ou, ainda, cruzar essas informações, visto que essas estruturas – planos de contas e subcontas – são independentes.

13 Exemplo: CMCorp Soluções em Informática (Fornecedor). Busque e selecione a pessoa que deseja vincular ao cadastro desta subconta. O objetivo prático desse relacionamento é determinar automaticamente qual será a subconta para a pessoa vinculada. Exemplo: Ao lançarmos um documento no sistema Contas a Pagar, a subconta será obtida pelo fornecedor lançado. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Global | Cadastros | Pessoa | Pessoa Física / Jurídica. Esse comportamento pode variar, conforme parametrização contábil do sistema de origem, incluindo o Contas a Pagar, citado no exemplo.

14 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

15 Exercício Contábil Cadastro do exercício contábil (ano) e seus respectivos períodos (meses). Um exercício contábil, em se tratando do sistema, representa um período de doze meses sequenciais, não necessariamente começando em janeiro.

16 Períodos gerados de acordo com as informações digitadas nos campos Código, Descrição, Data Inicial e Data Final. Digite ou selecione no calendário a data inicial do exercício contábil. Exemplo: 01/01/2015. Digite ou selecione no calendário a data final do exercício contábil. Exemplo: 31/12/2015. Clique neste botão para gerar os períodos. Digite um código para o exercício contábil. Exemplo: 2015. Digite uma descrição para exercício contábil. Exemplo: Exercício 2015. Dica — De acordo com o preenchimento realizado nos campos Código, Descrição, Data Inicial e Data Final, é possível gerar períodos do ano contábil, bastando para isso clicar no botão Gerar Períodos. Atenção! O sistema irá gerar, além dos períodos definidos nas datas, o período zero, que guarda o saldo do exercício.

17 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

18 Plano de Contas Cadastro do plano de contas da empresa. Plano de Contas é o agrupamento das contas utilizadas pela contabilidade dentro de uma determinada empresa. O sistema permite que várias empresas (detentoras dos direitos de uso) utilizem um mesmo plano de contas, facilitando assim sua manutenção, visto que qualquer alteração feita nele é automaticamente refletida para todas as empresas que o utilizam.

19 Associe as moedas, diferente da padrão, com as quais a sua empresa irá trabalhar. Ordem de cálculo para o tipo de regra. Atenção! A ordenação é fundamental caso uma regra dependa do cálculo de outra.

20 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

21 Histórico Padrão Cadastro dos históricos padrões (descrições dos lançamentos) necessários para posterior utilização nos lançamentos. Deve-se cadastrar históricos básicos, pois no momento da realização de um lançamento contábil, será possível editar esse histórico cadastrado, acrescentando ou alterando parte dele. Atenção! O sistema não permite a exclusão de históricos que tenham sido associados a planilhas lançadas ou automáticas.

22 É permitido colocar tralhas (#) como padrão para substituição no momento do lançamento. Exemplo: Lançamento dia ##/##/## do documento #### do fornecedor #################### Atenção! Para que as empresas sejam relacionadas aqui, devem ter sido previamente cadastradas na tela Global | Cadastros | Pessoa | Cadastro de Empresas. Associe as empresas disponíveis ao histórico padrão que está cadastrando.

23 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

24 Parâmetros da Contabilidade Configuração, de forma rápida e segura, dos parâmetros de registro referentes ao sistema. * Previamente cadastrado ** Por empresa

25 Selecione qual estrutura de plano de contas será utilizada como padrão pela empresa. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Plano de Contas. Selecione o exercício atual para o cadastro do saldo anterior. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Exercício Contábil. Selecione uma estrutura hierárquica genérica para ser utilizada como padrão pelo sistema para a realização da segregação de valores pelas estruturas do plano previdenciário. O sistema dividirá o patrimônio contábil de acordo com a estrutura aqui selecionada. Exemplo: Patrocinadoras, Planos etc. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Global | Estruturas Hierárquicas Gerenciais | Genéricas | Estrutura. Somente serão exibidas as estruturas hierárquicas genéricas que foram associadas ao sistema / empresa na tela Global | Estruturas Hierárquicas Gerenciais | Genéricas | Estrutura X Sistema / Empresa. Indique quantas casas decimais estarão disponíveis, como padrão, no cálculo do rateio realizado pela rotina de segregação de recursos. Marque este campo caso queira, como padrão, gravar o histórico de lançamento em letras maiúsculas, independentemente da forma como o usuário digitar. Atenção! O sistema não aceitará inclusão de descrição com letra minúscula.

26 Marque este campo caso deseje permitir, como padrão, apenas lançamentos de 1ª Forma, ou seja, 1 débito para um crédito, não sendo aceitos, portanto, lançamentos das outras formas possíveis: 2ª Forma: 1D x (N)C; 3ª Forma: (N)D x 1C; e 4ª Forma: (N)D x (N)C. Exemplo Você possui um débito de R$ 1.000,00 e dez créditos de R$ 100,00 para lançar. Se este campo estiver marcado o sistema irá lançar dez créditos de 100 e dez débitos de 100. Marque este campo caso deseje permitir, como padrão, o fechamento do período com saldo contra a natureza da conta (devedora ou credora). Exemplo: Suponhamos que eu tenha cadastrado a conta Banco no grupo Ativo e informado ao sistema que a natureza dela é devedora. Quando eu estiver com um saldo negativo e for encerrar o período, o sistema pode bloquear ou não o fechamento contra a natureza. No primeiro caso, o campo não deverá ser marcado, e o sistema irá alertá-lo da situação para que você possa solucioná-la. No segundo caso, o campo deverá ser marcado, e o sistema irá, então, permitir o fechamento do período contra a natureza. Marque este campo caso queira, como padrão, agrupar os lançamentos a débito e a crédito, separadamente, em vez de o sistema apurar o valor líquido da conta contábil e fazer um único lançamento. Os lançamentos contábeis serão agrupados desde que todas as estruturas fixas e variáveis sejam idênticas. Marque este campo caso queira, como padrão, que o sistema contabilize apenas em dias úteis

27 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

28 Conta Contábil Cadastro das contas contábeis da empresa, ou seja, montagem do seu plano de contas. É mais convencional, entretanto, importar as contas contábeis na tela Contabilidade | Processamentos | Importações | Plano de Contas. A montagem de um plano de contas deve ser sempre personalizada pelas empresas que o utilizam, pois seus usuários podem necessitar de detalhes específicos que um modelo de plano de contas geral não atende. O ideal é que ele seja o mais enxuto possível, de forma que o sistema use efetivamente a estrutura de centros de custo e as demais estruturas disponíveis no sistema. * Previamente cadastrado ** Por empresa

29 Conta Contábil As contas contábeis constituem-se basicamente de representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas etc. Essas contas têm como finalidade registrar as movimentações transcritas do livro diário, expressando-se monetariamente. Cada fato contábil será transportado para as respectivas contas, com sua data, histórico e valor. Atenção! Deve-se cadastrar primeiramente as contas sintéticas para, posteriormente, cadastrar as analíticas. * Previamente cadastrado ** Por empresa

30 Digite o código da conta contábil. Exemplo: 1. Atenção! Os códigos das contas contábeis deverão ser indicados de acordo com a máscara definida na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Plano de Contas. Neste campo, será exibido o plano de contas previamente indicado como padrão no campo Plano de Contas Atual da tela Contabilidade | Cadastros | Contabilidade | Parâmetros da Contabilidade. Analítico: Selecione este item para as contas que recebem o movimento contábil. Sintético: Selecione este item para as contas que apenas agrupam as contas analíticas, ou seja, não recebem o movimento contábil. Exemplo: Ativo. Credora: Selecione esta opção caso a natureza da conta seja do tipo credora, nesse caso, a conta a ser creditada. Exemplo: Passivo. Devedora: Selecione esta opção caso a natureza da conta seja do tipo devedora, nesse caso, a conta a ser debitada. Exemplo: Ativo. Devedora ou Credora: Selecione esta opção caso a conta em questão possa receber lançamento de ambas as naturezas. Exemplo: As contas de Resultado. Ativo: Selecione esta opção caso a conta pertença ao grupo fixo Ativo. Estatística: Selecione esta opção caso a conta do grupo fixo seja do tipo Estatística. Atenção! As contas do grupo fixo Estatística não serão consideradas nos relatórios de balanço e nos demais legais. Estas contas somente serão utilizadas em análises contábeis gerenciais. Passivo: Selecione esta opção caso a conta pertença ao grupo fixo Passivo. Resultado: Selecione esta opção caso a conta pertença ao grupo fixo Resultado. Exemplo: Receitas e Despesas. Atenção! Esta conta deverá ser cadastrada com máscara. Digite o código da conta analítica do plano de contas referencial do governo, que será gerado no SPED Contábil e FCONT. Este campo virá marcado, indicando que a conta em questão poderá ser movimentada diretamente pelo sistema de Contabilidade. Caso contrário, desmarque. Atenção! Ao marcar este campo, automaticamente será exibido o item Centros de Custo para associação. Contas patrimoniais não obrigam centro de custo, apenas as contas de resultado. Atenção! Ao marcar este campo, automaticamente será exibido o item Subcontas para associação.

31 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

32 Planilha Automática Cadastro das planilhas que serão processadas de forma automática, em sequência de fases, e gerarão lançamentos contábeis a partir de uma regra pré-estabelecida. O objetivo principal de uma planilha automática é apurar um valor por meio de fórmulas aplicadas sobre lançamentos / saldos contábeis, e levar este valor a débito ou a crédito em um lançamento contábil de partida simples. Exemplo: Por meio desta tela, ao realizar o pagamento do IPTU em uma única parcela, em janeiro, para obter desconto do governo, o sistema lançará na Contabilidade todos os meses para a competência. Por isso que existe o campo Número Máximo de Ocorrências. * Previamente cadastrado ** Por empresa

33 Digite o número correspondente à fase em que a planilha cadastrada será processada. Normalmente as planilhas automáticas são divididas em fases. Por exemplo: primeiro realizamos o rateio por programa, depois realizamos a transferência interprograma etc. Este campo é um mecanismo gerencial para organizar em fases a execução dessas planilhas. Diário: Selecione esta opção caso a planilha seja executada diariamente e, desde que todas as condições sejam aceitas, teremos lançamentos contábeis dia a dia para ela. Exercício: Selecione esta opção caso a planilha seja executada por exercício e, desde que todas as condições sejam aceitas, teremos lançamentos contábeis anualmente para ela. Período: Selecione esta opção caso a planilha seja executada por período e, desde que todas as condições sejam aceitas, teremos lançamentos contábeis mensais para ela. Exemplo: Formação de reserva matemática. Digite o número de vezes que esta planilha poderá ser executada dentro do período estabelecido no campo Período de Lançamento. Caso não seja informado nada, ela poderá ser executada quantas vezes o usuário quiser dentro do período de lançamento. Neste campo, será exibida a quantidade de vezes em que uma determinada planilha foi gerada. Atenção! Este campo somente será atualizado caso o campo Número Máximo de Ocorrências seja diferente de zero (0). Somente aparecerão as planilhas automáticas ativas. Exemplo: Caso uma planilha gerada, referenciada com esta planilha automática, seja excluída, o valor deste campo será modificado automaticamente, sendo subtraída a planilha excluída. Selecione o tipo de regra para o lançamento contábil gerado pela planilha automática. Marque este campo caso a planilha deva ser cadastrada como uma planilha de rateio, que servirá para fazer os rateios percentuais por conta contábil ou por centro de custo (tela Contabilidade | Lançamentos | Automatizados | Lançamento de Rateio).

34 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

35 Fase de Encerramento Cadastro das fases de encerramento e suas respectivas contas de resultado, ou seja, as contas que o usuário irá querer gerar para o encerramento. Esses dados serão utilizados na tela Contabilidade | Processamentos | Encerramentos | Encerramento de Contas de Resultado para apurar, ao fim do ano comercial ou mensalmente, o resultado do exercício, zerando as contas de resultado e evitando, assim, que seus saldos iniciais sejam refletidos no ano / mês subsequente. * Previamente cadastrado ** Por empresa

36 Digite um número para a ordem de execução desta fase de encerramento pelo sistema. Busque e selecione a conta contábil analítica para lançamento da contrapartida das contas de encerramento. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Conta Contábil. Marque este campo para realizar o procedimento de zerar contas de resultado em mais de uma fase. Este campo é um indicativo da ordem de execução. Atenção! O cadastramento de pelo menos uma fase padrão é obrigatório, mas, opcionalmente o cliente pode criar outras para realizar este procedimento em momentos diferenciados, possibilitando a utilização de outras contas contábeis de contrapartida para a operação. Neste item, relacione as contas contábeis que esta fase de encerramento irá contemplar. O sistema irá processar todas as contas do grupo fixo Resultado. Atenção! Este cadastro não é obrigatório quando existe apenas uma fase padrão para encerramento. Busque e selecione as contas que serão zeradas na fase de encerramento cadastrada. Pode-se indicar uma conta sintética. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Cadastros | Contabilidade | Plano | Conta Contábil.

37 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

38 Saldos Anteriores Cadastro dos saldos anteriores das contas contábeis por ocasião da implantação do sistema, ou seja, o saldo das contas no último dia do período anterior àquele em que se começou a fazer lançamentos contábeis pelo sistema Contabilidade. É mais convencional, entretanto, importar os saldos anteriores na tela Contabilidade | Processamentos | Importações | Saldo Anterior. Caso a implantação do sistema ocorra após um encerramento de exercício, basta cadastrar os saldos iniciais do ativo e passivo, ou seja, o saldo das contas em 31/12/20XX. Caso o sistema seja implantado no meio de um exercício, será necessário cadastrar o saldo inicial das contas de todos os grupos. Somente os saldos das contas analíticas deverão ser cadastrados. Os saldos das contas sintéticas serão automaticamente calculados a partir dos saldos indicados nas contas analíticas. * Previamente cadastrado ** Por empresa

39 Selecione o exercício atual para o cadastro do saldo anterior. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Exercício Contábil. Busque e selecione a conta contábil que será utilizada no cadastro do saldo anterior. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Conta Contábil. Selecione a subconta que será utilizada no cadastro do saldo anterior. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Contabilidade | Subconta. Busque e selecione o centro de custo que será utilizado no cadastro do saldo anterior. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Global | Estruturas Hierárquicas Gerenciais | Centro de Custo | Item. Este campo somente permite a seleção de um centro de custo analítico. Os campos Centro de Custo e Subconta serão disponibilizados ou não, de acordo com a conta contábil selecionada. Se esta conta obrigar o uso de centro de custo ou subconta, deverá ser inserido o saldo da conta selecionada, em cada centro de custo ou subconta, repetindo a operação de seleção da conta e alterando o centro de custo ou a subconta, conforme a situação. Clique aqui para listar os saldos anteriores associados à conta contábil, à subconta e ao centro de custo selecionados. Neste campo, será exibido o saldo anterior a débito em moeda corrente para a conta selecionada. Caso deseje alterar o saldo anterior visualizado, digite seu novo valor. Neste campo, será exibido o saldo anterior a crédito em moeda corrente para a conta selecionada. Caso deseje alterar o saldo anterior visualizado, digite seu novo valor. Neste campo, será exibido o saldo anterior a débito em moeda histórica para a conta selecionada. Caso deseje alterar o saldo anterior visualizado, digite seu novo valor. Neste campo, será exibido o saldo anterior a crédito em moeda histórica para a conta selecionada. Caso deseje alterar o saldo anterior visualizado, digite seu novo valor.

40 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

41 Orçamento Contábil Cadastro do orçamento contábil para o exercício, permitindo confrontar o resultado dos períodos com o orçado inicialmente, para que sejam analisadas eventuais diferenças. O orçamento contábil trata-se de uma previsão das receitas e despesas de uma empresa, realizada por meio de dados históricos e fatos ocorridos no passado, que permitem uma pequena previsibilidade. * Previamente cadastrado ** Por empresa

42 Busque e selecione o exercício atual para o cadastro do orçamento contábil. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Exercício Contábil. Busque e selecione a conta contábil que será utilizada para o cadastro do orçamento contábil. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Conta Contábil. Busque e selecione a subconta que será utilizada para o cadastro do orçamento contábil. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Contabilidade | Subconta. Busque e selecione o centro de custo que será utilizado para o cadastro do orçamento contábil. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Global | Estruturas Hierárquicas Gerencias | Centro de Custo | Item. Os campos Centro de Custo e Subconta serão disponibilizados ou não, de acordo com a conta contábil selecionada. Se esta conta obrigar o uso de centro de custo ou subconta, deverá ser inserido o saldo da conta selecionada, em cada centro de custo ou subconta, repetindo a operação de seleção da conta e alterando o centro de custo ou a subconta, conforme a situação. Clique neste botão para listar os períodos contábeis e os respectivos campos para indicação do valor orçado a crédito e a débito de acordo com a conta contábil, a subconta e o centro de custo selecionados.

43 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

44 Demonstrativo Contábil Cadastro dos modelos de demonstrativos contábeis personalizados para posterior utilização na impressão do Relatório de Demonstrativo de Resultado. * Previamente cadastrado ** Por empresa

45 Credora: Selecione esta opção caso a natureza da conta seja do tipo credora, nesse caso, a conta creditada. Devedora: Selecione esta opção caso a natureza da conta seja do tipo devedora, nesse caso, a conta debitada. Digite um número para o incremento padrão para os elementos do demonstrativo. As linhas do demonstrativo serão enumeradas sequencialmente de acordo com o número de incrementos definidos aqui. Exemplo: De 10 em 10 (Receita Bruta – 10, Imposto sobre Venda – 20, Receita Líquida – 30 etc.). Com isso, o usuário poderá futuramente inserir uma linha chamada “Cancelamento de Venda” antes da linha “Receita Líquida” sem precisar renumerá- las, por exemplo. Indique o tipo de impressão do cabeçalho do demonstrativo contábil: Sem Traço: Selecione esta opção no caso de não querer passar traço no cabeçalho. Traço Duplo: Selecione esta opção no caso de querer passar um traço duplo antes e depois do cabeçalho. Traço Simples: Selecione esta opção no caso de querer passar um traço simples antes e depois do cabeçalho. Indique o tipo de impressão do rodapé do demonstrativo contábil: Sem Traço: Selecione esta opção no caso não querer passar traço no rodapé. Traço Duplo: Selecione esta opção no caso de querer passar um traço duplo após imprimir o último elemento. Traço Simples: Selecione esta opção no caso de querer passar um traço simples após imprimir o último elemento. Marque este campo caso queira que o sistema imprima negativo toda vez que o resultado do elemento de demonstrativo for diferente da natureza indicada no campo Natureza. Caso contrário, será impresso sempre o valor absoluto, ou seja, sem indicação de sinal ou parênteses.

46 Agenda – Contabilidade – Cadastros Tipo de Subgrupo Tipo de Operação** Subconta** Exercício Contábil Plano de Contas Histórico Padrão** Parâmetros da Contabilidade Conta Contábil Planilha Automática Fase de Encerramento Saldos Anteriores Orçamento Contábil Demonstrativo Contábil Elemento do Demonstrativo * Previamente cadastrado ** Por empresa

47 Elemento de Demonstrativo Cadastro dos elementos do demonstrativo (linhas), ou seja, toda e qualquer informação que você deseje visualizar nos seus demonstrativos de resultado. Os elementos do demonstrativo podem buscar informações de contas contábeis, centros de custo, subcontas etc. que tenham sido indicados na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Conta Contábil. É possível que um mesmo elemento do demonstrativo busque informações em diversas contas contábeis, centros de custo, subcontas ou, ainda, que busque informações de uma combinação dessas estruturas, pois elas são independentes. Resumindo, qualquer informação que deseje visualizar nos demonstrativos de resultado deverá ser cadastrada como elemento de demonstrativo. * Previamente cadastrado ** Por empresa

48 Selecione o modelo de demonstrativo ao qual pertence este elemento de demonstrativo. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Demonstrativo | Demonstrativo Contábil. Digite um número relativo à ordem do elemento no demonstrativo. Atenção! Esta ordem vai aumentando automaticamente conforme informado no campo Incremento Padrão, em Contabilidade | Cadastros | Demonstrativo | Demonstrativo Contábil, podendo ser alterada manualmente pelo usuário. Conta: Selecione esta opção caso o elemento de demonstrativo seja composto por contas contábeis. Ao indicar esse tipo de elemento, preencha o item Composição (Tipo Conta). Regra: Selecione esta opção caso o elemento de demonstrativo seja composto por regras. Ao indicar esse tipo de elemento, preencha o campo Tipo de Regra do Elemento. Somatório: Selecione esta opção caso o elemento de demonstrativo seja composto pelo somatório de outros elementos. Ao indicar esse tipo de elemento, preencha o item Composição (Tipo Somatório). Somente Título: Selecione esta opção caso o elemento de demonstrativo seja composto somente por títulos. Ao indicar esse tipo de elemento, nenhum item precisará ser preenchido. Indique a regra que será utilizada para calcular o elemento, caso tenha sido selecionada a opção Regra no campo Tipo de Elemento. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Global | Cadastros | Regras de Negócio | Tipo de Regra de Negócio, e associada ao sistema / empresa para exibição neste campo. Selecione o elemento de demonstrativo que será utilizado como base para a análise vertical por percentual. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada nesta mesma tela. Selecione o elemento de demonstrativo que será utilizado como base para a análise vertical por valor. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada nesta mesma tela.

49 Acumulado é Zero: Selecione esta opção quando o acumulado para o elemento de demonstrativo for zero. Regra: Selecione esta opção quando o acumulado para o elemento de demonstrativo for calculado por regra. Ao indicar esse tipo acumulado, preencha o campo Tipo de Regra do Acumulado. Repete o Último Período: Selecione esta opção quando o acumulado para o elemento de demonstrativo for calculado repetindo-se o último período. Somatório dos Períodos: Selecione esta opção quando o acumulado para o elemento de demonstrativo for calculado pelo somatório dos períodos. Com Espaçamento Antes: Selecione esta opção caso queira que haja espaço antes de imprimir o elemento. Não Imprimir: Selecione esta opção caso não queira que o elemento seja impresso. Pular Página Antes: Selecione esta opção caso queira pular uma página antes de imprimir o elemento. Sem Espaçamento: Selecione esta opção caso não queira que haja espaço entre os elementos. Traço Duplo: Selecione esta opção caso queira passar um traço duplo antes de imprimir o elemento. Traço Simples: Selecione esta opção caso queira que haja um traço simples antes de imprimir o elemento. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Global | Cadastros | Regras de Negócio | Tipo de Regra de Negócio, e associada ao sistema / empresa para exibição neste campo. Indique a regra que será utilizada para calcular o acumulado, caso tenha sido selecionada a opção Regra no campo Tipo Acumulado. Credora: Selecione esta opção caso a natureza do elemento de demonstrativo seja do tipo credora, nesse caso, a conta creditada. Devedora: Selecione esta opção caso a natureza do elemento de demonstrativo seja do tipo devedora, nesse caso, a conta debitada. Caso você tenha marcado o campo Imprime Negativo, escolha em qual formato o valor negativo será impresso: Com Parênteses: Selecione esta opção caso queira que o valor negativo seja impresso entre parênteses. Exemplo: (2.564,00). Com Sinal de Menos: Selecione esta opção caso queira que o valor negativo seja impresso com o sinal de menos. Exemplo: - 2.564,00. Digite o número relativo à identação que será aplicada ao elemento na impressão dos relatórios. Digite o número de casas decimais deste elemento na impressão dos relatórios. Marque este campo caso queira que o sistema imprima o elemento em negrito. Desmarque este campo caso queira informar que o elemento não é monetário e, nesse caso, não deverá ser convertido para outra moeda.

50 Neste item, indique a composição do elemento de demonstrativo, onde serão informadas as contas contábeis, o tipo de cálculo, bem como as estruturas hierárquicas fixas e variáveis associadas a ele. Atenção! Este item somente deverá ser preenchido se a opção Conta tiver sido selecionada no campo Tipo de Elemento. Busque e selecione a conta contábil analítica ou sintética para composição do elemento de demonstrativo. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Conta Contábil. Selecione um centro de custo analítico ou sintético para composição do elemento de demonstrativo. Somente estarão disponíveis os centros de custo que estiverem, no cadastro, correlacionados com a conta contábil indicada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Conta Contábil. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Global | Estruturas Hierárquicas Gerencias | Centro de Custo | Item. Selecione uma subconta específica para composição do elemento de demonstrativo. Somente estarão disponíveis as subcontas que estiverem, no cadastro, correlacionadas com a conta contábil indicada na tela Contabilidade | Cadastros | Plano | Conta Contábil. Atenção! Esta informação deverá ter sido previamente cadastrada na tela Contabilidade | Cadastros | Contabilidade | Subconta. Tipo de Cálculo: Indique o tipo de cálculo para composição do elemento de demonstrativo: Movimentação a Crédito: Movimento da conta, no período informado, considerando-se apenas os lançamentos a crédito. Movimentação a Débito: Movimento da conta, no período informado, considerando-se apenas os lançamentos a débito. Movimentação Débito / Crédito: Movimento da conta, no período informado. Normal: Cálculo normal, seguindo o padrão do relatório. Exemplo: Se o relatório considerar saldo, ele mostrará saldo; se o relatório considerar movimento, ele mostrará movimento. Normal a Crédito: Cálculo normal, considerando-se apenas os lançamentos a crédito. Normal a Débito: Cálculo normal, considerando-se apenas os lançamentos a débito. Saldo Acumulado a Crédito: Saldo acumulado da conta, no período informado, considerando-se apenas os lançamentos a crédito. Saldo Acumulado a Débito: Saldo acumulado da conta, no período informado, considerando-se apenas os lançamentos a débito. Saldo Acumulado Débito / Crédito: Saldo acumulado da conta, no período informado. Associe os elementos de demonstrativo ao tipo de composição Somatório. Atenção! Este item somente deverá ser preenchido se a opção Somatório tiver sido selecionada no campo Tipo de Elemento.

51 Obrigada!


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