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PREFEITURA MUNICÍPIO DE BRASILÉIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA E ASSISTENCIA SOCIAL- SEMCAS CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

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1 PREFEITURA MUNICÍPIO DE BRASILÉIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA E ASSISTENCIA SOCIAL- SEMCAS CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

2 O que diz a Lei 8069/90 - ECA? Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

3 O que é o dia 18 de Maio ?

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5 O motivo desta data

6 Araceli Cabrera Sanches Crespo

7 O dia 18 de Maio O dia 18 de Maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o I Encontro Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais na Tailândia.

8 O dia 18 de Maio O projeto de lei para transformar a data em mobilização nacional foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a Sociedade Civil em defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a Sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

9 O Símbolo do 18 de Maio

10 Entre os termos mais difíceis de se tratar na infância está a violência sexual. A organização mundial da saúde estima que uma em cada cinco crianças sofrem abuso sexual até os 12 anos. No total de 87% dos casos acontecem dentro da família ou com pessoas que convivem com a criança.

11 O que é Abuso e Exploração Sexual?

12 ABUSO SEXUAL É a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. O Abuso (Violência) Sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio.

13 ABUSO SEXUAL Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico (intrafamiliar) ou fora dele (extrafamiliar).

14 MODALIDADE DO ABUSO SEXUAL  ABUSO SEXUAL SEM CONTATO FISÍCO  ABUSO SEXUAL COM CONTATO FISÍCO

15 EXPLORAÇÃO SEXUAL É a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.

16 A exploração sexual ocorre de quatro formas: no contexto da prostituição, na pornografia, nas redes de tráfico e no turismo com motivação sexual. EXPLORAÇÃO SEXUAL

17 A informação é uma ferramenta indispensável no combate do abuso e exploração sexual tanto para os educadores e responsáveis pela criança, quanto para ela mesma. Informa-se sobre assuntos do corpo e a sexualidade torna a criança menos vulnerável ao abuso sexual e com competência e habilidade para se expressar e buscar ajuda caso esteja sofrendo este tipo de violência.

18 Nunca é cedo demais para a criança aprender esses conceitos, já que o abuso acontece em todas as faixas etárias.

19 As descobertas de Freud sobre a sexualidade infantil no século XIX provocaram grande espanto na sociedade conservadora, visto que, até aquela época, a criança era vista como símbolo de pureza, um ser assexuado.

20 SEXUALIDADE A sexualidade é uma energia, uma força vital, um impulso que pode encontrar várias formas de expressão. Está presente desde o nascimento e permanece em todas as experiências emocionais e construções afetivas do ser humano, até sua morte.

21 A sexualidade se apresenta de diferentes formas, transformando-se ao longo dos anos. Não está conectada somente aos órgãos genitais nem tampouco à relação sexual, mas compreende uma série de processos psicológicos e físicos de sensações, sentimentos, trocas afetivas, necessidade de carinho e contato e necessidade de aceitação.

22 Estádios de Desenvolvimento Freud apresenta uma teoria de desenvolvimento da personalidade que segundo ele se processa numa sequência de estádios psicossexuais que decorrem desde o nascimento até à adolescência. Estádio Oral – do nascimento aos 12/18 meses Estádio Anal – dos 12/18 meses aos 2/3 anos Estádio Fálico – dos 2/3 anos aos 5/6 anos Estádio de Latência – dos 5/6 anos até à puberdade Estádio Genital – a partir da puberdade

23 Comportamento psicossexual típico de 0 a 2 anos Aprende através do relacionamento com os cuidadores; Desenvolve sentimento de confiança; Aprende mais sobre o corpo pelo tato; É capaz de diferenciar características entre meninos e meninas; É comum explorar o corpo todo, inclusive os órgãos genitais, num processo lúdico;

24 Podem ter expressões espontâneas genitais, como ereção e lubrificação, sem conotação erótica. São apenas respostas a estímulos e bem estar; Não tem inibição com nudez; Faz perguntas ou olha com curiosidade para o corpo do adulto, querendo respostas; Conversa com as crianças de sua idade sobre funções corporais, tais como " cocô " e " xixi “.

25 O que ela deve saber para estar menos vulnerável à violência sexual Já deve aprender a nomear todas as partes do corpo, ao longo dos meses; Deve saber quais são as pessoas autorizadas a auxiliá-la com a higiene (mãe, avó, pai, cuidadores da creche).

26 Comportamento psicossexual típico de 3 a 5 anos Aprende a controlar progressivamente o xixi e o cocô; Pode querer pegar nas fezes, para entender as funções do próprio corpo; É comum explorar próprios órgãos genitais, num processo lúdico; É comum querem olhar e tocar os órgão genitais dos colegas; Não tem inibição com nudez; Faz perguntas sobre o corpo, quer saber de onde vêm os bebês e como foram parar na barriga da mãe; Quer saber por que meninas fazem xixi sentadas e meninos de pé;

27 O que ela deve saber para estar menos vulnerável à violência sexual Já deve aprender a nomear todas as partes do corpo; Deve saber quais são as pessoas autorizadas a auxiliá- la com a higiene (mãe, avó, pai, cuidadores da creche); Deve saber informações básicas sobre partes íntimas, como dizer NÃO, como buscar ajuda caso seja tocada de forma abusiva; Deve saber informações básicas sobre o corpo, de onde vêm os bebês, diferenças do corpo do adulto e da criança.

28 Sintomas e Sinais para Identificação das Vítimas de Abuso Sexual Distúrbios do sono (Pesadelos, sono muito agitado, insônia); Alteração nos hábitos alimentares: inapetência (falta de apetite), comer compulsivamente; Isolamento social e depressão (enfermidades psicossomáticas); Alterações sexuais (Masturbação compulsiva); Medo de escuro ou de lugares fechados; Medo de adultos; Baixo rendimento escolar; Permanência exagerada na escola ; Aversão ao contato físico;

29 CONSEQUÊNCIAS DO ABUSO SEXUAL Crianças e adolescentes vítimas do abuso sexual podem ter uma visão muito diferente do mundo, ao contrário daquelas que cresceram em um ambiente familiar ajustado, amoroso e protetor. Meninos e meninas vítimas de abuso sexual, sentem-se traídos e têm dificuldade em confiar nas pessoas ao seu redor. Com isso podem ter graves problemas de relacionamento social e sexual quando adultos, dentre eles: Dificuldades na capacidade reprodutiva;

30 Gravidez problemática (maior morbidade materna ou materno/fetal); Dificuldade em manter uma vida sexual saudável, quando adultos; Engajamento em trabalho sexual (entrada na rede de exploração sexual comercial/prostituição); Sentimento de culpa e vergonha; Sentimento de ser mau/má, sujo/suja e de pouco valor; Perda de confiança em outras pessoas; CONSEQUÊNCIAS DO ABUSO SEXUAL

31 Como podemos proteger nossas crianças e adolescentes?

32 3546- 4882 (68) 3546- 5006 (68) 3546-3916 3546 – 5414

33 “Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a” - Joham Goethe

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