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TEORIAS ADMINISTRATIVAS DO SÉCULO XX

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Apresentação em tema: "TEORIAS ADMINISTRATIVAS DO SÉCULO XX"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIAS ADMINISTRATIVAS DO SÉCULO XX
PARTE 1 Aula 4

2 T.G.A. - Teoria Geral da Administração
É O CAMPO DO CONHECIMENTO HUMANO QUE SE OCUPA DO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO NÃO SE PREOCUPANDO SE SÃO ORGANIZAÇÕES LUCRATIVAS OU NÃO TGA SE PROPÕE A DESENVOLVER A CAPACIDADE DE PENSAR, DE DEFINIR SITUAÇÕES ORGANIZACIONAIS, DIAGNOSTICAR E PROPOR SOLUÇÕES

3 SURGIMENTO

4 SURGIMENTO

5 O PAPEL DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO CONTEXTO

6 COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA SIGNIFICA ORGANIZAR E ESTRUTURAR.

7 ADMINISTRAR É... O processo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.

8 A ORIGEM DA PALAVRA ADMINISTRAÇÃO
Como podemos ver, na essência, temos a administração como o “ato de comandar”, atualmente, muito mais do que comandar, administrar é o ato de planejar, organizar, dirigir e controlar.

9 PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS DO SÉCULO XX
Administração Científica – 1903 Teoria Clássica – 1916 Teoria das Relações Humanas – 1932 Teoria Burocrática – 1940 Teoria Estruturalista – 1947 Teoria Geral dos Sistemas – 1950 Teoria Neoclássica da Administração – 1954 Administração por Objetivos – 1954 Teoria Comportamental – 1957 Desenvolvimento Organizacional – 1962 Teoria das Contingências – 1972

10 Administração Científica
Desdobramentos da Abordagem Clássica Administração Científica Taylor Ford Ênfase nas tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Ênfase na estrutura Fayol

11 Frederick Winslow Taylor
( ) – EUA De origem de família enriquecida pelo comércio com a Índia. Estudou em Harvard, abandona os estudos para trabalhar como aprendiz em fábrica. Quatro anos depois foi mecânico na Midvale Steel Co. Torna-se o primeiro engenheiro a ser consultor empresarial, atendendo ao industrial Henry Ford. Obcecado por regras ao ponto de quando ia a um baile fazia uma lista das moças atraentes e das não atraentes, para repartir seu tempo igualitariamente entre elas. É o Pai da Administração Científica, quando desenvolve estudos do tempo e movimento: princípios e técnicas criadas através dos estudos dos trabalhadores que procurava aumentar a eficiência dos trabalhadores por meio da racionalização do trabalho.

12 O PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
FREDERICK WINSLOW TAYLOR O PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NAS TAREFAS RACIONALIZAÇÃO DO TEMPO E DIVISÃO DO TRABALHO; VADIAGEM SISTEMÁTICA; ABANDONO DO EMPIRISMO E ADOÇÃO DO PLANEJAMENTO E CIÊNCIA; HOMO ECONÔMICUS; ORT – ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO; CRONOMETRAGEM E TEMPO PADRÃO;

13 Os 5 Princípios da Administração Científica de Taylor.
Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática pelos métodos que se baseiam em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método. Princípio do Planejamento Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepara-los e treina-los para produzirem mais e melhor, conforme o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e os equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e dos materiais. Princípio do Preparo Distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada. Princípio da Execução Controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível. Princípio do Controle As ocorrências que se desenvolvem normalmente dentro dos padrões não devem chamar a atenção do gerente. Já as ocorrências excepcionais, ocorridas fora dos padrões, devem atrair sua atenção para que ele possa, assim, corrigir os desvios e garantir a normalidade. Princípio da Exceção 13 13

14 A abordagem da Administração Científica
Estudo de Tempos e Movimentos Seleção Científica do Trabalhador Definição do Método de Trabalho Lei da Fadiga Padrão de Produção Plano de Incentivo Salarial Supervisão Funcional Condições Ambientais de Trabalho Máxima Eficiência Maiores Lucros e Maiores Salários 14 14

15 Henry Ford ( ) Desenvolve a linha de montagem e linha de montagem móvel, considerada a grande inovação tecnológica do início do séc. XX., criando o Princípio da Produção em Massa – Pai da Linha de Montagem. Com a padronização das peças e dos componentes, a especialização do trabalhador e o processo de fabricação sendo dividido em etapas. Estes princípios foram responsáveis pelo desenvolvimento da atividade industrial no mundo industrializado. A imagem consagrada que se tem de Henry Ford é a de que ele foi o primeiro a utilizar a produção em grande escala. Embora isso seja verdadeiro, há ainda muito mais a destacar na carreira, na personalidade e nas realizações desse fabricante de carros.

16 FORMULOU TEORIAS PRÓPRIAS A RESPEITO DE ADMINISTRAÇÃO
FORDISMO HENRY FORD FORMULOU TEORIAS PRÓPRIAS A RESPEITO DE ADMINISTRAÇÃO ESTABELECEU O MAIOR SALÁRIO MÍNIMO DA ÉPOCA; CRIADOR DA CLASSE MÉDIA; INSTRUTOR DA PRODUÇAO EM SÉRIE; PRODUÇÃO EM MASSA; VERTICALIZAÇÃO;

17 FORDISMO HENRY FORD - 1920 Ford adotou 3 princípios básicos:
Princípio da Intensificação: consistia em diminuir o tempo de duração com o uso imediato dos equipamentos e das matérias-primas e a rápida colocação do produto no mercado; Princípio de Economicidade: consistia em reduzir ao mínimo o volume de estoque de matéria-prima em transformação. Recebia do cliente antes mesmo do vencimento da compra da matéria-prima (semelhante ao Just In Time). Princípio da Produtividade: consistia em aumentar a capacidade de produção do homem por meio da especialização. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

18 FORDISMO HENRY FORD O Processo produtivo proposto por Ford se apóia em cinco transformações principais: - Produção em massa; - Parcelamento de tarefas; - Linha de montagem; - Padronizar as peças; - Integração de peças.

19 A Obra de Fayol. As Funções Básicas da Empresa.
Conceito de Administração. Proporcionalidade das funções administrativas. Diferença entre administração e organização. Princípios Gerais de Administração para Fayol.

20 As Funções do Administrador Linha Comando
segundo Fayol: Previsão. Organização. Comando. Coordenação. Controle.

21 As Funções do Administrador Linha Comando
segundo Fayol: Prever – visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Ter unidade e continuidade, flexibilidade e apreciação são os aspectos principais de um bom plano de ação. Organizar – proporciona os fatores úteis para o funcionamento da empresa, pode ser dividida em organização material e social. Comando – dirigir e orientar o pessoal, o objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais da organização. Coordenar – ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos, facilitando o trabalho para a busca do sucesso. Sincronizar as atividades e adaptar os meios aos fins. Controlar – verificar se todas as atividades e os resultados ocorrem em conformidade com o plano adotado. O objetivo é localizar fraquezas e erros no sentido de retificá-los e previnir a recorrência.

22 As seis funções básicas da empresa
segundo Fayol

23 As funções essenciais de uma empresa:
Funções Técnicas: relacionada à produção de bens ou serviços. Funções Comerciais: relacionadas com a compra, venda e troca. Funções Financeiras: relacionadas com a obtenção e gerencia de capitais. Funções de Segurança: relacionadas com a proteção dos bens e pessoas. Funções Contábeis: relacionadas aos inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. Funções Administrativas: coordenam e sincronizam as demais funções.

24 Fayol considera dois tipos de organização:
Organização como unidade ou entidade social: é qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos, podem ser: Organização Formal (Divisão do Trabalho – Racionalidade) Organização Informal (Amizades / Grupos Informais ) Organização como função administrativa: é parte do processo administrativo. Nesse caso significa o ato de organizar, estruturar, integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração, além de estabelecer as relações entre eles.

25 Os 14 Princípios Gerais de Administração
para Fayol Divisão do trabalho Autoridade e responsabilidade Disciplina Unidade de comando Unidade de direção Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais Remuneração do pessoal Centralização Cadeia escalar Ordem Eqüidade Estabilidade e duração (em um cargo) – pessoal Iniciativa Espírito de equipe

26 Confronto das Teorias de Taylor e Fayol
Administração Científica Ênfase nas Tarefas Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional Fayol Teoria Clássica Ênfase na Estrutura Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações Confronto das teorias de Taylor e Fayol

27 CONTRAPONDO AS FUNÇÕES GERENCIAIS DE TAYLOR E FAYOL
Administração Científica : (Taylor) Chão de Fábrica ; Adoção de métodos;Racionais e padronizados; Máxima divisão de tarefas Enfoque: Produção Administração Clássica : (Fayol) Gerência Administrativa; Estrutura formal da empresa; adoção de princípios administrativos pelos altos escalões Enfoque: Gerência

28 Diferenças entre as Teorias Científica e Clássica
TAYLOR FAYOL Administração Científica Teoria Clássica Ênfase nas Tarefas Ênfase na Estrutura Adoção de métodos racionais e padronizados Estrutura formal da empresa Máxima divisão de Tarefas Adoção de princípios administrativos pelos altos escalões Origem no chão-de-fábrica Origem na gerência administrativa Aumento de eficiência ao nível operacional Aumento de eficiência através da forma e disposição dos órgãos e suas inter-relações estruturais

29 Teoria das Relações Humanas
Necessidade de humanizar e democratizar a administração. Desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia. Em conjunto com outros estudos que tinham o homem e a motivação humana como forma de estudo e que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores, além de estudar a formação de grupos – Experiência de Hawthorne.

30 Teoria das Relações Humanas
Foi apresentada em 1932, pelo sociólogo George Elton Mayo em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne. A experiência de Hawthorne foi realizada entre 1927 e 1931 pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne.

31 Conclusões da Experiência de Hawthorne
A produtividade do empregado não era resultante de suas condições físicas, mas pelas normas sociais que regem seu comportamento; Os empregados agem como grupo e não como indivíduos;

32 Conclusões da Experiência de Hawthorne
Os empregados produzem por sua necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação (homem social), bem diferente do entendimento da Teoria Clássica, para a qual a produção tinha motivação estritamente econômica (homo economicus);

33 Conclusões da Experiência de Hawthorne
A organização é vista como um conjunto de grupos sociais informais, além da estrutura formal; A especialização no trabalho gera monotonia e isso traz efeitos negativos à produtividade; Elementos psicológicos e emocionais dos empregados também influenciam na sua produtividade.

34 Dessas observações, surgiram
Conclusões da Experiência de Hawthorne Dessas observações, surgiram vários conceitos importantes na administração, pois a experiência mostrou que o trabalhador satisfeito e integrado socialmente produz mais e, a partir de então, surgiram teorias focadas na motivação do trabalhador.

35 Teoria da Burocracia A Teoria Burocrática foi formalizada por Max Weber, no início do século XX, na Alemanha, mas só começou a ser amplamente divulgada na década de 1940, nos EUA, após a sua morte.

36 Teoria da Burocracia Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais: Caráter legal das normas e regulamentos Formalização Divisão do trabalho Impessoalidade Hierarquia Competência técnica e Meritocracia Separação entre propriedade e administração Profissionalização dos funcionários Completa previsibilidade do funcionamento


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