A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medidas europeias que influenciam a vida dos cidadãos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medidas europeias que influenciam a vida dos cidadãos"— Transcrição da apresentação:

1 Medidas europeias que influenciam a vida dos cidadãos
Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12

2 10 medidas para facilitar a vida dos consumidores europeus

3 1- “Fiz uma compra na internet e estou com um problema.”
Os consumidores poderão iniciar sessão numa plataforma em linha à escala europeia e enviar uma reclamação na sua própria língua, independentemente do produto ou serviço adquirido e do local onde foi adquirido — no seu país ou no estrangeiro. Os consumidores poderão, então, resolver os seus litígios de forma fácil, rápida e a baixo custo, evitando os tribunais.

4 1- “Fiz uma compra na internet e estou com um problema.”

5 2- “Aprendi isso na escola.”
Ao tornarmos as crianças de hoje nos compradores informados de amanhã, estamos a contribuir para criar um melhor mercado para todos. Os professores já têm ao seu dispor centenas de recursos, incluindo materiais relacionados com consumo sustentável, saúde e nutrição e segurança na Internet (entre muitos outros).

6 3- “Preciso de um melhor acesso ao meu mundo digital.”
Uma chamada para o seu melhor amigo, que vive a 10 km da fronteira num outro país da UE, sai-lhe mais cara do que uma chamada para a sua mãe, que vive a 300 km mas no seu país? Em setembro de 2013, a Comissão Europeia adotou uma proposta de lei que permite aos consumidores escolherem a melhor oferta disponível no mercado, independentemente das fronteiras nacionais.

7 4- “Para mim não ter uma conta bancária significa ter as portas fechadas.”
Em 2013, a UE adotou uma proposta para nova legislação destinada a tornar as contas bancárias acessíveis a todos, as condições compreensíveis, e a mudança de uma conta bancária de um banco para outro mais fácil.

8 5- “Verde deveria significar verde.”
Para proteger os consumidores contra asserções ambientais falsas e para tornar mais fácil às empresas publicitar os seus esforços ambientais positivos, a UE criou, em 2013, o Diálogo entre as diversas partes interessadas sobre as asserções ambientais.

9 6- “O preço indicado nem sempre é o preço a pagar.”

10 7- “Quero ter a certeza que é seguro, e não apenas esperar que o seja
Recentemente, a Europa apresentou propostas legislativas para a criação de um sistema mais cooperativo em matéria de fiscalização do mercado, bem como um plano de 20 ações destinado a garantir produtos mais seguros e conformes.

11 8- “Quem me pode ajudar caso tenha um problema com a minha compra transfronteiriça?”
Os Centros Europeus do Consumidor, mais conhecidos como rede CEC, prestam aconselhamento gratuito aos cidadãos europeus sobre problemas relacionados com compras transfronteiriças. Ajudam os consumidores a resolver problemas relativos a compras no estrangeiro (em todos os países da UE e na Noruega e Islândia).

12 9- “Não quero que os coelhos sofram pela minha beleza.”
A decisão de proibir os ensaios em animais para fins cosméticos na Europa, a partir de 11 de março de 2013, enviou ao mundo a importante mensagem de que os cidadãos da UE atribuem grande importância ao bem-estar dos animais.

13 10- “Como posso gastar menos em aquecimento e eletrecidade?”
Os representantes dos consumidores, as entidades reguladoras e a indústria trabalharam em conjunto para oferecer faturas energéticas eletrónicas simples e mais funcionais.


Carregar ppt "Medidas europeias que influenciam a vida dos cidadãos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google