A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Multimédia #13 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Multimédia #13 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Multimédia #13 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
Objetivo: Explorar as diversas teorias da inteligência. → inteligência

2 inteligência Qual a importância da inteligência?

3 inteligência A inteligência compreende e interliga diferentes processos cognitivos e funções mentais que permitem ao indivíduo: aprender a partir da experiência. adaptar-se ao seu meio ambiente. Enfrentar situações novas e resolver problemas. Raciocinar de forma criativa, adequada e Adaptativa. Explorar conhecimentos. Que processos e funções estão compreendidos na inteligência?

4 inteligência Trata-se de um conceito controverso, difícil de definir, que tem vindo a ser explicado por várias teorias diferentes. TEORIA BIFATORIAL DA INTELIGÊNCIA CHARLES SPEARMAN TEORIA MULTIFATORIAL DA INTELIGÊNCIA LOUIS THURSTONE TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS HOWARD GARDNER TEORIA TRIÁRQUICA DA INTELIGÊNCIA ROBERT STERNBERG Quais as principais teorias da inteligência? TEORIAS CLÁSSICAS DA INTELIGÊNCIA, FATORIAIS E PSICOMÉTRICAS TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA INTELIGÊNCIA

5 teoria bifatorial DA INTELIGÊNCIA
O que se defende na teoria bifatorial da inteligência?

6 teoria bifatorial DA INTELIGÊNCIA
para charles Spearman o comportamento inteligente impõe a combinação entre: O fator geral ou fator G (capacidade para discernir relações complexas), o qual está presente num mesmo indivíduo no mesmo grau para todos os atos intelectuais. E os fatores específicos ou fatores s (por exemplo, visual, verbal e numérico), que são responsáveis por atividades intelectuais específicas. CHARLES SPEARMAN ( ) Que autor criou a teoria bifatorial da inteligência? Que fatores caracterizam o comportamento inteligente para Spearman?

7 teoria bifatorial DA INTELIGÊNCIA
De acordo com spearman, se soubermos que um indivíduo tem um bom desempenho numa tarefa que exige em alto grau o fator g então poderemos predizer desempenhos similares para outras tarefas que exijam este fator em alto grau. CHARLES SPEARMAN ( ) Como se reflete o fator G no desempenho dos indivíduos?

8 teoria bifatorial DA INTELIGÊNCIA
As diferenças individuais na inteligência geral seriam explicadas, segundo spearman, pela maior ou menor destreza em três componentes básicas do fator G: APREENSÃO DAS EXPERIÊNCIAS Capacidade para codificar informação ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES Capacidade para inferir ou estabelecer relações entre duas ou mais ideias EDUÇÃO DE CORRELATOS Capacidade para aplicar a relação inferida, criando novas ideias Quais as componentes básicas do fator G?

9 teoria multifatorial DA INTELIGÊNCIA
O que se defende na teoria multifatorial da inteligência?

10 teoria multifatorial DA INTELIGÊNCIA
LOUIS Thurstone defendeu uma perspetiva pluralista NO ÂMBITO DA QUAL O cerne da inteligência não residia num único fator geral, mas na combinação de sete aptidões gerais, que designou por aptidões mentais primárias. Estas aptidões, entendidas pelo autor como fatores comuns ao desempenho de determinados grupos de tarefas, constituíram o centro da teoria multifatorial da inteligência. LOUIS THURSTONE ( ) Que autor formulou a teoria multifatorial da inteligência? Quais os pressupostos da teoria de Thurstone?

11 teoria multifatorial DA INTELIGÊNCIA
COMPREENSÃO VERBAL Compreensão de ideias expressas através de palavras FLUÊNCIA VERBAL Produção rápida de palavras a partir de instruções apresentadas NUMÉRICA Gestão de números e produção rápida de operações aritméticas simples ESPACIAL Visualização de objetos num espaço bidimensional ou tridimensional MEMÓRIA Evocação de estímulos anteriormente apresentados VELOCIDADE PERCETIVA Visualização rápida e acuidade de pequenas diferenças ou semelhanças RACIOCÍNIO Resolução de problemas lógicos Quais as sete aptidões descritas por Thurstone?

12 teoria das inteligências múltiplas
O que se defende na teoria das inteligências múltiplas?

13 teoria das inteligências múltiplas
Os efeitos de lesões cerebrais, a existência de indivíduos portadores da síndrome de savant, de sobredotados e de outros indivíduos excecionalmente talentosos em áreas específicas conduziram Gardner à constatação da independência entre as diferentes capacidades cognitivas. HOWARD GARDNER (N. 1943) Que autor criou a teoria das inteligências múltiplas? Qual o ponto de partida da teoria das inteligências múltiplas?

14 teoria das inteligências múltiplas
O autor propôs então a teoria das inteligências múltiplas, segundo a qual as capacidades cognitivas humanas envolveriam oito inteligências. Para gardner, a forma como cada pessoa mistura ou combina os diversos tipos de inteligência gera múltiplas formas de comportamento inteligente. HOWARD GARDNER (N. 1943) O que propõe Gardner relativamente à inteligência?

15 teoria das inteligências múltiplas
INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA LEITURA DE LIVROS, ESCRITA DE TEXTOS E COMPREENSÃO DAS PALAVRAS INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, TAREFAS QUE EXIGEM O PENSAMENTO DEDUTIVO INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA ATIVIDADES DESPORTIVAS, DANÇA, AÇÕES QUE EXIJAM CONTROLO E COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO INTELIGÊNCIA MUSICAL EXECUÇÃO, COMPOSIÇÃO E APRECIAÇÃO DE PADRÕES MUSICAIS INTELIGÊNCIA ESPACIAL DETEÇÃO DE PADRÕES, INTERPRETAÇÃO DE MAPAS, ORIENTAÇÃO DE OBJETOS E PESSOAS NO ESPAÇO INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL RELAÇÕES COM OS OUTROS, COMPREENSÃO DAS SUAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL COMPREENSÃO DE SI MESMO INTELIGÊNCIA NATURALISTA RECONHECER E CATEGORIZAR SERES E OBJETOS DA NATUREZA Quais as oito inteligências propostas por Gardner?

16 teoria triárquica da inteligência
O que defende a teoria triárquica da inteligência?

17 teoria triárquica da inteligência
Robert Sternberg defende que a inteligência é uma súmula de três inteligências: Inteligência criativa ou capacidade para ir além dos dados, planear, criar e inventar ideias novas. Inteligência analítica ou capacidade para analisar, comparar e avaliar ideias, resolver problemas e tomar decisões. Inteligência prática ou capacidade para transformar a teoria em prática, as realizações humanas abstratas em produções práticas. ROBERT STERNBERG (N. 1949) Que autor formulou a teoria triárquica da inteligência? Quais os pressupostos da teoria de Sternberg?

18 teoria triárquica da inteligência
A teoria triárquica da inteligência humana procura explicar, numa perspetiva de integração, a relação entre: INTELIGÊNCIA E MUNDO INTERNO DO INDIVÍDUO Os mecanismos mentais subentendidos no comportamento inteligente INTELIGÊNCIA E MUNDO EXTERNO DO INDIVÍDUO A utilização destes mecanismos mentais na vida quotidiana no sentido de se ajustar ao meio INTELIGÊNCIA E EXPERIÊNCIA O papel mediador das vivências entre os mundos interno e externo do indivíduo Que tipo de relações procura a teoria de Sternberg explicar?

19 Bibliografia AAVV. (2010). Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artes Médicas. AAVV. (2012). The Psychology Book. Londres: DK Publishing. CAPARRÓS, A. (2005). História Da Psicologia. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. GAZZANIGA, M. e HEATHERTHON, T. (2005). Ciência Psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas. KLEINMAN, P. (2012). Psych 101: Psychology Facts, Basics, Statistics, Tests, And More!. Avon: Adams Media. MARTIN, G. et al. (2010). Psychology. Harlow: Pearson Education.


Carregar ppt "Apresentação Multimédia #13 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google