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1. As pessoas nas organizações

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Apresentação em tema: "1. As pessoas nas organizações"— Transcrição da apresentação:

1 1. As pessoas nas organizações
As organizações dependem das pessoas para dirigi-las e controlá-las e fazê-las operar e funcionar. Pessoas vistas como PESSOAS (dotadas de características próprias de personalidade, individualidade, aspirações, valores atitudes, motivações e objectivos individuais)

2 RECURSOS (dotadas de habilidades, capacidades, destrezas e conhecimentos necessários.
FACTORES DE PRODUÇÃO: Era Industrial - tradicionais factores de produção - natureza, capital e trabalho como mão-de-obra.

3 Era de Informação - estes factores estão próximos da lei dos rendimentos decrescentes (todo o investimento neles somente trará retornos gradativamente menores)

4 Personalidade e individualidade, Aspirações, valores, atitudes
Pessoas Como pessoas Como recursos Personalidade e individualidade, Aspirações, valores, atitudes Motivações e objectivos pessoais Habilidades, capacidades Experiências, destrezas e conhecimentos necessários Tratamento Pessoal e individualizado Tratamento pela média, igual e genérico

5 2. A variabilidade humana
O homem vive em organizações e em ambientes cada vez mais complexos e dinâmicos. “ Organizações - são pessoas, são grupos, e são organizações. Gerentes administram pessoas, grupos e administram organizações. Gerentes são pessoas, são membros de grupos e gerentes são membros das organizações”.

6 A variabilidade humana é grande, cada pessoa é um fenómeno multidimensional.
Variáveis intervenientes no comportamento humano

7 A pessoa comportamento
na da pessoa organização dentro da organização

8 Factores internos Factores externos Personalidade Ambiente organizacional Aprendizagem Regras e regulamentos Motivação Cultura Percepção Políticas Valores Métodos e processos Recompensas e punições

9 3. Diferenças individuais
Quanto maior a diferenciação das pessoas, tanto maior será o seu potencial de criatividade e inovação. Cognição Humana É a maneira pela qual uma pessoa percebe e interpreta a sí própria ou seu meio externo.

10 Teorias Teoria de Campo (KURT LEWIN) O comportamento é derivado da totalidade dos factos e eventos coexistentes em determinada situação. O campo psicológico é o espaço de vida que contém a pessoa e seu ambiente psicológico ou comportamental (o que a pessoa percebe e interpreta a respeito de seu ambiente externo).

11 Teoria de dissonância cognitiva (FESTINGER)
Cada pessoa se esforça para estabelecer um estado de consonância ou consistência (coerência) com ela mesma

12 4. A complexidade da natureza humana
Pessoa como ser transaccional Não recebe apenas os insumos do meio ambiente e age sobre os mesmos mas também adopta uma posição proactiva, antecipando-se e, muitas vezes provocando mudanças em seu ambiente.

13 Pessoa como um comportamento dirigido para objectivo
É capaz de ter objectivos ou aspirações e de aplicar esforço no sentido de alcançá-los. Pessoa como um modelo de sistema aberto Dirigida para objectivos, interdependente do meio físico e social e activamente envolvida nele.

14 O comportamento das pessoas dentro das organizações é complexo e depende de factores internos (características de personalidade) e factores externos (decorrente do ambiente que as envolve, das características organizacionais - como sistemas de recompensas e punições, factores sociais, coesão grupal)


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