A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANEJO DE VACAS SECAS Período de transição cetose

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANEJO DE VACAS SECAS Período de transição cetose"— Transcrição da apresentação:

1 MANEJO DE VACAS SECAS Período de transição cetose
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA 5 PERÍODO DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE BOVINOS DE LEITE MANEJO DE VACAS SECAS Período de transição cetose Patrícia Bueno das Neves Médica Veterinária

2 DIVISÃO DE CATEGORIAS Período pré parto: – 60 DIAS ANTES DE PARIR
VACAS EM LACTAÇÃO MANEJO DA ORDENHA MANEJO DE BEZERRAS LEITEIRAS - crias MANEJO DE NOVILHAS – 1 PARIÇÃO importancia das instalacoes para o manejo das categorias – divisao de piquetes. CABRAS SECAS 2 MESES ANTES DO PARTO - VAZIAS – RUFIAO – COBRIR 2 MESES APÓS O PARTO - LACTACAO ORDENHA – MATERNIDADE STRESS – CABRITEIRO VACINAS EIMERIOSE- REPRODUTORES ANDROLOGICO - DIVISÃO DE CATEGORIAS

3 PERÍODO PRE PARTO Usualmente é de 60 dias antes da parição.
Período seco da vaca. Ele é muito importante para que a glândula mamária se REGENERE e a vaca tenha uma lactação normal. Tratamento com antibióticos, objetivando evitar a ocorrência da mastite na próxima lactação.

4 PERÍODO DE TRANSIÇÃO - 3 SEMANAS ANTES E ATÉ 3 SEMANAS APÓS O PARTO.
Aumento expressivo na demanda de nutrientes para produção de leite associado ao baixo consumo de matéria seca. Mudanças metabólicas: alterações no fígado, tecido adiposo, musculo esquelético, Mudanças hormonais: lactogênese e manutenção da lactação.

5 Importância do período seco
Descanso do aparelho digestivo. regeneração do sistema mamário. Prevenção de distúrbios metabólicos. Importância do período seco

6 Pré parto RECUPERAÇÃO DO TECIDO MAMÁRIO COLOSTRO DESENVOLVIMENTO FETAL
RECUPERAR AS RESERVAS CORPORAIS DA VACA Nesse período, devem cessar as ordenhas e as vacas devem ser acondicionadas em instalações especiais, denominadas piquetes maternidade. Pré parto

7 Importância das instalações
ALIMENTAÇÃO + ÁGUA Pastagens de boa qualidade, cochos e bebedouros amplos, ambiente limpo, sombreado, bem ventilado, espaçoso e fácil acesso, de preferencia próximo a maternidade STRESSE .

8 Parto - o período de gestação da vaca chega ao fim por volta de 285 dias apos a cobertura.
Um pouco antes de parir, as vacas ficam inquietas, geralmente se afastando do rebanho em busca de local para o parto. Esse período pode durar de 4 a 24 horas. PARTO

9 Durante a maior parte DO PERÍODO PRE PARTO a vaca estará em balanço positivo de nutrientes, pois consome mais nutrientes do que suas reais necessidades; depositando gordura, proteína e minerais e assim, recompondo suas reservas corporais.

10 O tecido secretor da glândula mamaria é regenerado e inicia a secreção das proteínas do colostro;
o feto tem seu crescimento acelerado, com 50% desse desenvolvimento ocorrendo nos últimos 40 a 50 dias da gestação. Aos 190 dias de gestação, os tecidos fetais correspondem a 45% do peso seco do útero, enquanto que aos 270 dias, este peso corresponde a 80%. (285 dias gestação)

11

12 NUTRIÇÃO: 1)VOLUMOSO 2)CONCENTRADO 3) SAL MINERAL 4) ÁGUA
Fatores ambientais falados mais a frente, sanitarios – controle sanitario, relacao direta com a nutricao e ambiente.

13 NUTRIENTES TGI RUMEN RETICULO OMASO ABOMASO
ÁGUA PROTEÍNA FIBRA MINERAIS VITAMINAS TGI RUMEN RETICULO OMASO ABOMASO DIGESTÃO DO VOLUMOSO E CONCENTRADO EM AGV (ACIDOS GRAXOS VOLÁTEIS) vao resultar em energia para o ruminante.

14 AGV Os carboidratos ingeridos são convertidos no rúmen em dois grupos ácidos: - Acético e butírico - potencialmente cetogênicos; - Propiônico – Glicogênico – oxalacetato. E passa a glicose.

15 FISIOLOGIA DO PERÍODO DE TRANSIÇÃO

16 Período de transição Rebanhos de alta produção tem um índice alto problemas de saúde. Importância de conhecer as mudanças fisiológicas e patológicas associadas ao balanço energético.

17 Doenças no período de transição
Cetose – hipoglicemia Hipocalcemia Deslocamento de abomaso - Retenção de placenta Imunidade baixa: Mastite e Metrite.

18 Status metabólico - Homeorrese
Mudanças coordenadas no metabolismo de tecidos corporais necessárias para dar suporte ao um determinado status fisiológico. A capacidade de adaptação as mudanças metabólicas nesse período são componentes genéticos que acompanham a seleção para alta produção de leite.

19 CETOSE A cetose é considerada uma das principais doenças do gado leiteiro. Também chamada de acetonemia, acetonúria e hipoglicemia. É uma desordem metabólica associada ao balanço energético negativo e à carência de carboidratos precursores de glicose, típicas do período do parto de vacas de elevada produção de leite.

20 3 semanas antes da parição
CMS (consumo de matéria seca) DIMINUI tamanho do feto na cavidade abdominal gordura abdominal Mobilização lipídica a partir de depósitos de gordura corporal e aumento da concentração de AGNE === lipidose hepatica e cetose severa Vacas com escore 4 ou 5 são mais susceptíveis

21 Soluções: Vacas de ECC adequado – 3,5 = - tendem a passar por um período de transição positivo, sem problemas de saúde com um manejo bem planejado.

22 CMS e Lactação O pico de consumo de matéria seca não ocorre antes de oito a dez semanas pós-parto, entretanto, o pico de lactação ocorre entre a 4ª e 6ª semanas

23 CETOSE O excesso de mobilização da gordura é comum em vacas de alta produção, ocorrendo entre correspondendo ao período de Balanço Energético Negativo (BEN). O BEN é o período onde o consumo de matéria seca não é suficiente para suprir as necessidades do organismo, devido ao grande aporte de nutrientes para o leite. Dessa forma, ocorre mobilização das reservas corporais para fornecer energia para o metabolismo e produção de leite.

24 insulina Concentrações de insulina plasmática diminuem no período final da gestação e inicio da lactação. Diminuição da resposta a insulina em relação a lipólise, e mobilização dos AGNE ( Ac. Graxos não esterificados)

25 Os ácidos graxos esterificados compõem moléculas complexas como os triglicerídeos, são armazenados nas células adiposas e representam a principal reserva energética do organismo. Já os ácidos graxos não-esterificados são encontrados na forma livre em todos os tecidos em níveis baixos, ou ainda em níveis mais elevados no plasma durante o jejum. Esses AG livres podem ser oxidados em muitos tecidos, mas em especial no fígado e nos músculos, e assim produzir energia.

26 DIMINUIÇÃO DA INSULINA
Inicio da lactação lipogênese. Aumento da lipólise Devido aos baixos níveis de insulina plasmática e a diminuição da utilização de glicose. promovendo a mobilização de AGNE e aminoácidos evitando o uso da glicose.

27 Alta Absorção de AGNE pelo fígado = FÍGADO GORDUROSO (necrospia)
BALANÇO ENERGICO NEGATIVO carboidratos no fígado = corpos cetônicos = cetose clínica ou sub-clínica BEN === mobilização intensa de TG do tecido adiposo e cetogenêse são altamente associados a desordens no periparto.

28 Com o aumento da concentração de AGNE no sangue ao redor do parto ou no início de lactação, mais AGNE é absorvido pelo fígado. No fígado, os AGNE podem ser: 1) completamente oxidados a dióxido de carbono para fornecimento de energia para o fígado; 2) parcialmente oxidados para produção de corpos cetônicos que são liberados no sangue e servem com fontes de energia para outros tecidos ou; 3) reconvertidos para TG.

29 A competência do sistema imune é deprimida durante o período de transição
alta incidência de mastite alta incidência de metrite balanço energético negativo e ou balanço protéico; concentrações elevadas de corpos cetônicos; O fígado gorduroso pode também diminuir a competência do sistema imune.

30 Questões para fixação 1- De quanto tempo é geralmente o período pré parto e qual a sua importância? 2- Quais são os principais ácidos graxos voláteis e onde são metabolizado? 3 – O que é período de transição e qual a sua importância? 4 – Quais são as principais enfermidades que ocorrem no período de transição? 5 – O que é homeorrese? 6 – Em que escore corporal a vaca deve entrar em trabalho de parto? Porque? 

31 1) Porque vacas com escore corporal acima de 3,5 tem mais tendência a desencadear a cetose? 2) O que é balanço energético negativo? 3) Para os ruminantes, quais os precursores da glicose? 4) Quantos dias em média tem a duração da gestação de uma vaca? Revisão


Carregar ppt "MANEJO DE VACAS SECAS Período de transição cetose"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google