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PublicouBenedito Belo Garrau Alterado mais de 6 anos atrás
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Componente curricular: Fundamentos e Teoria Organizacional Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
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Unidade 2: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS
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Objetivos da Unidade 2: Compreender os principais conceitos das teorias da administração das relações humanas, comportamental, burocrática e estruturalista; Realizar uma conexão dos princípios da administração do século XIX e XX em comparação com os dias atuais; Analisar criticamente os procedimentos no ambiente de trabalho em relação à estrutura e aos indivíduos que nela estão inseridos; Apresentar modelos para melhoramento da satisfação e motivação no ambiente de trabalho, evitando os problemas apresentados nas teorias.
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Tópico 1: Abordagem humanística da Administração: Teoria das Relações Humanas
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INTRODUÇÃO Ênfase as Máquinas (Taylor e Fayol) >> Implantação dos sindicatos ... HUMANIZAR; Contexto: acidentes no ambiente de trabalho, motivação em baixa, carga horária de trabalho com até doze horas diárias ou mais; Teoria Humanística começa a se desenvolver no início de 1930.
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Possibilitou o surgimento das Teoria das Relações Humanas: Necessidade da democratização no ambiente de trabalho incluindo a humanização; Desenvolvimento das ciências humanas (Psicologia); A filosofia pragmática (sociologia do ambiente de trabalho); As experiências de Hawthorne.
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
A experiências de Hawthorne: Supervisionada por Mayo; Local: indústria têxtil - rotatividade de pessoas chegava a 250% ao ano, mesmo tentando incentivos salariais; Mayo buscou novos incentivos como intervalo de descanso, e deixou que os funcionários tomassem a decisão do tempo de produção.
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ÊNFASE E A INFLUÊNCIA NAS QUESTÕES HUMANAS: A MOTIVAÇÃO Necessidades básicas para motivação: Fisiológicas, Psicológicas e Auto realização; Ciclo Motivacional:
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
c) A questão da liderança: Liderança como um fenômeno de influência interpessoal; Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo; Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado; Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis na situação.
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
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d) Comunicação:
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
e) Organização informal: Formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógica; Informal é conduzida por costumes, tradições e nas normas sociais;
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Características estudadas pela Teoria Humanística (consideradas informais e para muitos desorganizada): Relação de ideias e oposição; Status; Colaboração espontânea; Possibilidade da oposição à organização informal; Padrões de relações e atitudes; Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais; A organização informal transcendente a organização formal.
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Apreciações críticas: Visão insuficiente das necessidades e dos problemas em relação à organização formal, pois em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi considerada insegura, artificial e insuficiente; Oposição rígida à teoria clássica.
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
3. Limitação no campo experimental (restrito a indústria); 4. Concepção ingênua e romântica do operário; 5. Ênfase exagerada nos grupos informais; 6. Enfoque manipulativo.
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
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TEORIA HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
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Juntos vamos ler o texto: “ESTILOS DE LIDERANÇA: AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA E LIBERAL” na página 89 do seu módulo.
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Não deixe de responder a atividade no seu módulo na página 94 do seu módulo.
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Tópico 2: Abordagem comportamental da Administração: Teoria Comportamental da Administração e a Teoria do Desenvolvimento Organizacional
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INTRODUÇÃO Nasce nos EUA, em 1950, tendo como precursor Herbert A. Simon; Busca, de forma concreta, as influências do comportamento, aspectos democráticos, humanos e flexíveis para resolver os conflitos internos na organização, entre as hierarquias; Teoria das Relações Humanas + Teoria Comportamental: Behaveoristas.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Estuda o comportamento das pessoas nas organizações; Se origina em contraponto as teorias passadas buscando a formalidade na estrutura da organização usada na Teoria Clássica ao interesse das Relações Humanas; Rejeita as concepções ingênuas e românticas da teoria humanística.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Características: Base: melhorar o ser humano no ambiente de trabalho; Buscou melhorar a vida das pessoas, como as necessidades básicas para uma vida melhor, como o bem-estar,motivação, realizações e a diversidade no trabalho.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS MOTIVACIONAIS E MOTIVAÇÃO: A hierarquia das necessidades Maslow: - Descreveu o que é necessário para as pessoas estarem motivadas: Pirâmide de Maslow.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS MOTIVACIONAIS E MOTIVAÇÃO: 2. Herzberg e a teoria dos dois fatores: - Comportamento humano tem dois fatores distintos que fazem explicar essa situação em todos os ambientes em que está interagindo.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
No sentido de proporcionar continuamente a motivação das pessoas no ambiente de trabalho, Herzberg propõe o enriquecimento das tarefas e do enriquecimento do cargo, aumentar os serviços rotineiros em complexos desafiando o indivíduo a resolver os desafios, oferecendo condições para alcançar esse objetivo. Essa situação de enriquecimento pode ser tanto vertical como horizontal.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
3. A Teoria das necessidades de McClelland:
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO, TEORIA X E TEORIA Y : - A administração deve seguir os estilos que o comportamento humano se compromete com a organização.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
OS SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO: - Likert (1976): não existe um modelo específico de como administrar, cada empresa ou organização possui seu sistema que mais se adequa ao modelo ou ao tipo de negócio.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (Behaviorismo): A existência de uma organização apenas ocorre através de três condições: a) Desenvolvimento entre duas ou mais pessoas. b) Cooperação mútua entre os indivíduos. c) A busca por objetivos comuns na organização.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DO EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL:
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
2. CONFLITO ENTRE OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E INDIVIDUAIS: A existência desse conflito se dá pelas exigências da organização aos indivíduos, que são incompatíveis com seus desejos e necessidades, por isso apresentam frustrações no ambiente de trabalho; Para administrar e tratar a conflitos: NEGOCIAÇÃO.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
2. CONFLITO ENTRE OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E INDIVIDUAIS: A existência desse conflito se dá pelas exigências da organização aos indivíduos, que são incompatíveis com seus desejos e necessidades, por isso apresentam frustrações no ambiente de trabalho; Para administrar e tratar a conflitos: NEGOCIAÇÃO.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
3. TEORIA DAS DECISÕES: Precursor: Herbert Simon; Promoveu um sistema de decisão em que cada indivíduo toma uma decisão que seja a melhor para a organização, buscando o consenso entre as ações e as decisões.
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Percepção do comportamento das escolas administrativas: Teoria Clássica: o indivíduo não participa das decisões; Teoria das Relações Humanas: leva apenas a participação do indivíduo pelas suas necessidades, atitudes, valores e seus objetivos pessoais; Teoria Comportamental: indivíduos participam do processo decisões (NEGOCIAÇÃO).
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A TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Apreciação Crítica:
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TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Teoria idealizada em 1962, por cientistas e consultores; Fatores principais para seu surgimento: A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias; Necessidade de novas abordagens da motivação humana; National Training Laboratory: (NTL) – estudo do comportamento humano; Fusão de duas tendências: estudo da estrutura e do comportamento humano.
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O DO é uma continuação da Teoria Comportamental, não é propriamente
uma teoria administrativa, mas é um desdobramento prático e operacional em sentido da Teoria Sistêmica que veremos mais adiante.
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TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Cultura Organizacional: Constitui um conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições e relacionamento; Cultura organizacional possui muitas variáveis; A cultura organizacional se dá pelos valores, crenças, costumes que podem ser mudadas, mas a longo prazo.
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TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Clima Organizacional: Depende do comportamento dos indivíduos ou de grupos de indivíduos que são referentes ao seu comportamento e personalidade; É o indicador de nível de satisfação ou de insatisfação experimentado pelo empregado no ambiente da empresa.
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TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Mudança Organizacional: - Processo segundo Lewin:
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TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
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TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Apreciação crítica:
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Juntos vamos ler o texto: “O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Juntos vamos ler o texto: “O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?” na página 117 do seu módulo.
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Não deixe de responder a atividade no seu módulo na página 120 do seu módulo.
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Tópico 3: Abordagem estruturalista da Administração: Teoria Burocrática da Administração e a Teoria Estruturalista da Administração
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Precursor: Max Weber; Foi criado com a intenção de organizar os trabalhos vindo a facilitar e melhorar o cotidiano de nossas vidas; Teve início no ano de 1940; Surgimento se deu devido aos seguintes fatores: Teorias: Clássica e das Relações Humanas não tinham abordagem global; Falta de uma organização capaz de caracterizar as variáveis dos comportamentos dos indivíduos que devem ser aplicados em toda a empresa. Necessidade de organização.
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
A burocracia de Max Weber: Modelo em que a estrutura é organizada por normas escritas visando racionalidade e igualdade de tratamento de todos os casos e situações.
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Weber considerava que a burocracia não é um sistema social, mas um tipo da busca pelo poder; Weber ainda apresenta uma denominação da autoridade racional: Informalidade; Impessoalidade; Profissionalismo.
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Características:
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Disfunções da Burocracia:
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Vantagens e Desvantagens da Burocracia:
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Graus da burocratização:
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A TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Apreciação crítica da Burocracia:
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Precursor: Sociólogo Amitai Etzioni; Surge no final da década de 1950, busca sanar os problemas gerados pelo excesso de burocracia; Tenta reunir todas as teorias anteriores, buscando o entendimento entre a clássica (Organização Formal), Relações Humanas (Organização Informal), tanto no resultado de adoções de recompensas materiais (clássica) e sociais (humanas).
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Estudava o ambiente externo e interno na organização e a sua integração; Os estruturalistas tinham a visão de conceber uma organização em dois modos: Racional: Sistema fechado com ênfase no planejamento e controle; Natural: Sistema aberto, ambiente informal e sem controle.
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Situações para o aparecimento da Teoria Estruturalista: Incompatibilidade entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas; Necessidade de uma percepção social das organização; Necessidade de se concentrar nas organizações sociais através da integração; Surgimento de um novo conceito de estrutura.
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Características: Enfoque as estruturas organizações formal e informal; Leva em consideração tanto o ambiente interno como ambiente externo; A organização é vista pela Teoria Estruturalista com fundamentos complexos.
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
O ambiente organizacional: Conhecidas como agrupamentos humanos, as organizações são criadas a fim de atingir objetivos, como as relações sociais, e o que de fato deve fazer, ou seja, produzir bens e serviços; As organizações têm como característica serem formais, na busca por um objetivo comum.
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
O homem na organização: Característica do homem nas organizações, visando ser bem sucedido: Flexibilidade; Tolerância; Capacidade de adiar as recompensas; Permanente desejo de realização.
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Aspectos múltiplos das organizações na Teoria Estruturalista: Organização formal e informal; Recompensas materiais e sociais; Diferentes enfoques da organização; Níveis da organização; Diversidade de organizações; Análise interorganizacional.
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
O Estruturalismo e as Organizações - Tipologias:
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
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A TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Apreciação Crítica:
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Juntos vamos ler o texto: “A BUROCRACIA SUFOCA A INOVAÇÃO” na página 142 do seu módulo.
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Não deixe de responder a atividade no seu módulo na página 145 do seu módulo.
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Encerramos a UNIDADE 2!
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